Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 15 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A capoeira é uma das práticas corporais mais presentes no Brasil, com mais de 6 milhões de praticantes, além de ser difundida internacionalmente. A capoeira se originou da união de diversas culturas e etnias africanas em terras brasileiras, como uma luta de resistência contra a escravidão, para sua libertação. Assinale V(verdadeiro) e F(falso) sobre alguns movimentos coreográficos da capoeira: ( ) Aú - Em pé, coloca-se as mãos no chão e passa as pernas de um lado para o outro do corpo, afastadas, voltando para a posição de pé. Este movimento , porém começa e termina na posição da ginga. ( ) Esquiva na ginga -o corpo fica de frente para o companheiro. Partindo da ginga, a perna que está atrás vem para frente ficando paralela a outra perna e os joelhos são flexionados, como se estivessem sentados em uma cadeira. A mão correspondente à perna que estava na frente, ou ainda, à direção em que o golpe está sendo desferido, protegendo o rosto. ( ) Bananeira - Começa pela ginga, posicionando-se com as mãos no chão e elevando as pernas para cima, unidas e estendidas, mantendo-se em equilíbrio. Podendo variar esta posição com as pernas afastadas. ( ) Bananeira-de-angola - é realizada com três apoios no chão: as mãos e a cabeça, os quais formam também um triângulo imaginário no solo, que deve ter seus três lados bem proporcionais, pois é o que mantém o equilíbrio. ( ) Cocorinha - é um movimento simples em que o corpo parte da posição básica da ginga e vira-se para sua lateral, ficando de lado para seu companheiro e de costas para o golpe. As pernas se mantêm flexionadas como se fôssem sentar, os pés ficam paralelos. O braço que está à frente do corpo deve se manter firme, protegendo tanto o rosto quanto a região do tronco que fica exposta. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Sobre a Abordagem Desenvolvimentista analise as afirmativas abaixo: I- Habilidade motora é um dos conceitos mais importantes dentro desta abordagem, pois é através dela que os seres humanos se adaptam aos problemas do cotidiano, resolvendo problemas motores. II- Para a abordagem desenvolvimentista, a Educação Física deve proporcionar ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido através da interação entre o diminuição da diversificação e a complexidade dos movimentos. Assim, o principal objetivo da Educação Física é oferecer experiências de movimento adequadas ao seu nível de crescimento e desenvolvimento, a fim de que a aprendizagem das habilidades motoras seja alcançada. A criança deve aprender a se movimentar para adaptar-se as demandas e exigências do cotidiano em termos de desafios motores. III- Os conteúdos devem obedecer uma sequência fundamentada no modelo de taxionomia do desenvolvimento motor, proposta por Gallahue (1982) e ampliada por Manoel (1994), na seguinte ordem: fase dos movimentos fetais, fase dos movimentos espontâneos e reflexos, fase de movimentos rudimentares, fase dos movimentos fundamentais, fase de combinação de movimentos fundamentais e movimentos culturalmente determinados.Tais conteúdos, devem ser desenvolvidos segundo uma ordem de habilidades, do mais simples que são as habilidades básicas para as mais complexas, as habilidades específicas. As habilidades básicas podem ser classificadas em habilidades locomotoras (por exemplo: andar, correr, saltar, saltitar), e manipulativas (por exemplo: arremessar, chutar, rebater, receber) e de estabilização (por exemplo: girar, flexionar, realizar posições invertidas). Assinale a alternativa CORRETA :

A respeito das fases ,estágios e características para o ensino das lutas na escola assinale a alternativa CORRETA referente a fase do movimento especializado (estágio de transição):

A quadra de basquetebol apresenta diversas linhas e marcações, com base nessa informação assinale a alternativa que representa a definição de linha de lance livre :

Conforme (Darido- 2003) assinale a alternativa CORRETA que condiz com a Abordagem Sistêmica:

A prática regular de atividades físicas e uma boa alimentação trazem muitos benefícios para a saúde da população em geral. A nutrição e a atividade física se tornaram dependentes uma da outra, pois, uma pessoa que faz atividade física intensa e regular necessita de uma alimentação adequada. Sendo assim assinale alternativa CORRETA acerca da abordagem nutricional referente a alguns cuidados com a alimentação de pessoas fisicamente ativas.

Sobre as posições do jogadores de basquete, assinale a alternativa referente a função do pivô:

Sobre as Atividades Rítmicas e Expressivas enquanto conhecimento da Educação Física no ensino escolar assinale verdadeiro ou falso : ( ) Essas atividades caracteriza-se por mais um conteúdo educacional a ser proposto para os discentes, possibilitando-os expressar-se corporalmente de acordo com suas necessidades e interesses de momento, pois as vivências relacionadas à esse conteúdo objetivam converter o corpo em um instrumento onde vibra o ritmo . ( ) A finalidade essencial dessas atividades, torna-se estimular e desenvolver o ritmo físico, educar o ritmo emocional e proporcionar conhecimentos indispensáveis do ritmo musical, sendo dispensáveis á formação do ser humano, além de serem atividades prazerosas, que estimulam a criatividade e as relações sócio-afetivas em qualquer idade e contexto". ( ) Essas atividades enquanto conhecimento da Educação Física devem enfatizar movimentos com sons e música, para inspirar vivências e experiências diversas, no sentido de possibilitar a expressão corporal e a educação rítmica, desenvolvendo de forma simultânea o domínio motor, cognitivo e afetivo-social. Assinale a alternativa CORRETA:

De acordo com (COLETIVO DE AUTORES) Analise os fundamentos a seguir: ) Saque = a forma de iniciar a jogada ou "rally". Recepção = ação de receber o saque do adversário. Levantamento = preparação para o ataque. Ataque = passar a bola para o campo contrário dificultando a defesa. Moqueio = interceptação do ataque do adversário. Defesa = evitar que a bola caia no próprio campo. Esses fundamentos referem-se a:

As práticas corporais são "expressões individuais ou coletivas do movimento corporal, advindo do conhecimento e da experiência em torno do jogo, da dança, do esporte, da luta, da ginástica, construídas de modo sistemático (na escola) ou não sistemático (tempo livre/lazer)". A respeito da informação acima assinale a alternativa CORRETA relacionada ao jogo:

Analise as afirmativas abaixo sobre alguns fatos históricos da educação física no Brasil: I- No Brasil República a Educação Física foi inserida na constituição brasileira e surgem leis que a tornam obrigatória no ensino secundário. II- No Brasil República o governo investia muito no esporte, buscando fazer da Educação Física um sustentáculo ideológico, a partir do êxito em competições esportivas de alto nível. III- No Brasil Contemporâneo a Educação Física/Esportes no 3º Grau era considerada uma atividade destituída de conhecimentos e estava relacionada ao fazer pelo fazer, voltada a formação de mão de obra apta para a produção. Estão CORRETAS:

Sobre os fundamentos, do futebol leia a definição abaixo e assinale a alternativa que melhor represente. " É o ato de interromper o percurso que a bola esteja fazendo."

[ I ] A Educação Física, em seu processo de ensino-aprendizagem, está condicionada pelos significados que lhe são atribuídos tanto pela legislação vigente, quanto pelo processo de trabalho estabelecido no interior da escola e pelos conhecimentos e concepções dos professores e alunos envolvidos. [ II ] O sentido da avaliação do processo ensino-aprendizagem em Educação Física é o de fazer com que ela sirva de referência para a análise da aproximação ou distanciamento do eixo curricular que norteia o curriculo.( COLETIVO DE AUTORES). Assinale a alternativa CORRETA:

No Desenvolvimento da propriocepção o sistema cinestésico, proprioceptivo ou somato-sensorial, está envolvido na capacidade das pessoas perceberem a localização das partes corporais sem a utilização da informação visual. Este sistema fornece informações que são fornecidas por meio de vários tipos de receptores sensoriais localizados em diversas partes do corpo, onde cada receptor é especializado num determinado tipo de informação. Analise as afirmativas abaixo acerca desses receptores sensoriais: I- As articulações : fornecem informações sobre a variação na amplitude muscular. II- Os órgãos tendinosos de Golgi: informam sobre mudanças nos ângulos e nas amplitudes de movimento das articulações (são conhecidos como detectores de limites). III- No fuso muscular : existem vários tipos de receptores (terminações de Ruffini, receptores dos ligamentos e terminações nervosas livres)que estão vinculados a informações sobre a alteração nos ângulos das articulações. IV- Os receptores presentes no aparelho vestibular: informam sobre mudanças na posição e nos movimentos da cabeça. V -Os receptores cutâneos: respondem a diferentes informações tais como: estimulação mecânica, térmica, entre outras. Estão CORRETAS:

Os principais procedimentos que podem ser usados por um socorrista no controle da hemorragia externa são: Assinale a alternativa INCORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282