Nos aspectos da teoria da motivação de Frederick Herzberg, são identificados dois fatores que orientam o comportamento humano em situação de trabalho: Fatores Motivacionais e Fatores Higiênicos. É CORRETO afirmar que os fatores higiênicos extrínsecos são representados por
Para que se possa obter os melhores resultados, a organização precisa de colaboradores
motivados para a realização do seu trabalho, sendo a motivação o combustível para a boa
produtividade da empresa. Uma das teorias de motivação indica que cada pessoa tende a
comparar aquilo que lhe é oferecido como recompensa pelo seu desempenho com aquilo que
foi oferecido a pessoas semelhantes a ela. Ou seja, coloca ênfase na percepção pessoal do
indivíduo sobre a razoabilidade ou justiça relativa na sua relação laboral com a organização.
A Teoria descrita é a
A estrutura organizacional é o sistema de relações entre tarefas, subordinação e autoridade que
molda o trabalho de uma organização. O diagrama que apresenta todas as pessoas, cargos,
relações de subordinação e linhas de comunicação formal de um organização é o(a)
“É determinado pela qualidade das relações entre governo e cidadão, entre burocracia e clientelas. O comportamento (responsável ou não responsável) dos servidores públicos é consequência das atitudes e comportamento das próprias clientelas” (CAMPOS, 1990). A responsabilização permanente dos gestores públicos em razão dos atos praticados em decorrência do uso do poder que lhes é outorgado pela sociedade é denominado de
A Estrutura Organizacional é o instrumento essencial para o desenvolvimento e a
implementação do plano organizacional nas empresas e deve ser delineada de acordo com os
objetivos e as estratégias estabelecidos. Assim, considere as seguintes proposições:
I. A estrutura organizacional é formalmente representada pelo organograma, sendo um
produto acabado que facilita a melhor compreensão do todo organizacional.
II. São componentes da estrutura organizacional os sistemas de responsabilidade, autoridade e
comunicação.
III. Na estrutura matricial, a organização tem a sua dinâmica ditada pela estruturação
tradicional e por projeto.
IV. Na estrutura matricial, as equipes são fixas, com profissionais especializados dedicados a
atividades específicas.
V. A estrutura organizacional tem como níveis de abrangência: Nível da Empresa, Nível da
Unidade Estratégica de Negócio (UEN) e o nível de Corporação.
Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens
O poder pode ser entendido como a capacidade que um indivíduo possui de influenciar o
comportamento de outro, de tal modo que este outro faça alguma coisa que normalmente não
faria (ROBBINS, 2009). Com relação aos tipos de poder, analise as proposições a seguir:
I. O poder coercitivo é exercido quando um indivíduo reage a esse poder por medo das
consequências negativas, se não ceder.
II. O poder de recompensa é legitimado quando um indivíduo submete-se à vontade ou às
diretrizes de outra em razão disso lhe acarretar algum prejuízo.
III. O poder legítimo é o poder que se delega a uma pessoa como resultado de sua posição na
hierarquia formal da organização.
IV. O poder de referência é a identificação como uma pessoa que possui um status social,
demonstra sensibilidade pelo ambiente e é carismático.
V. O poder do talento refere-se à influência exercida como resultado da perícia, da habilidade
específica ou do conhecimento.
Estão CORRETAS apenas as proposições
Observe as proposições no que tange à Organização por equipes.
I. Equipes permanentes são compostas de pessoas de vários departamentos funcionais que
resolvem problemas mútuos.
II. Uma das desvantagens da organização por equipes é o não aproveitamento da estrutura
funcional, perdendo em economia de escala e treinamento especializado, sendo uma
desvantagem ao relacionamento grupal mais intenso.
III. A abordagem de equipes torna as organizações mais ágeis e flexíveis ao ambiente global e
competitivo.
IV. Uma vantagem da organização por equipes é a redução de barreiras entre departamentos,
aumentando o compromisso pela maior proximidade entre as pessoas.
V. A estruturação por equipe pode provocar uma descentralização exagerada e não planejada.
Estão CORRETAS apenas as proposições que constam nos itens
A avaliação de desempenho ajuda a reduzir a incerteza do colaborador ao proporcionar retroação a respeito de seu desempenho. Com relação às razões pelas quais as organizações avaliam o desempenho de seus colaboradores, analise e assinale a alternativa CORRETA.
O ciclo PDCA é uma metodologia que usa um processo sistemático para entender planejar,
executar e acompanhar um conjunto de ações para uma dada situação, a fim de promover
melhorias ou propor soluções para problemas. Com relação às fases desse ciclo, é CORRETO
afirmar que:
A Administração, como conhecemos hoje, é resultado de um processo histórico e integrado da
contribuição de precursores que contribuíram desenvolvendo e divulgando suas obras e teorias.
Sob a Perspectiva das Teorias Administrativas, analise as seguintes afirmações:
I. Na Teoria Clássica, a ênfase era nas tarefas e estrutura organizacional, com a visão de
organização como estrutura formal. Seus principais precursores foram Taylor, Fayol,
Gulick, Urwick, entre outros.
II. Na Teoria das Relações Humanas, a ênfase era nas pessoas, com a visão de organização
como um sistema social. Seus principais precursores foram Mayo, Follett, Lewin, French,
entre outros.
III. Na Teoria Estruturalista, a ênfase era na estrutura e no Ambiente, com a visão de
organização como um sistema social intencionalmente construído e reconstruído. Seus
Principais Precursores foram Drucker, Koontz, Dale, Schen, entre outros.
IV. Na Teoria dos Sistemas, a ênfase era no ambiente, com a visão de organização como
sistema aberto. Seus principais precursores foram Katz, Kahn, Churchman, Burns, entre
outros.
V. Sobre a Teoria da Contingência, a ênfase era nas pessoas e no ambiente, com a visão de
organização como sistema social, cooperativo e racional. Seus principais precursores foram
Weber, Merton, Goudner, entre outros.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas
A equipe de gerenciamento do projeto precisa identificar as partes interessadas, internas e
externas, com o propósito de determinar os requisitos e as expectativas dessas em relação ao
projeto. Com relação às partes interessadas de um projeto, analise as proposições a seguir:
I. Os gerentes de projetos são os responsáveis pelo gerenciamento de programas relacionados
de forma coordenada, a fim de obter benefícios e controle não disponíveis no
gerenciamento individual.
II. O Patrocinador é a pessoa ou o grupo que fornece os recursos financeiros, podendo ser em
dinheiro, para o projeto.
III. Os gerentes de portfólios são os responsáveis pela governança de alto nível de um conjunto
de projetos ou programas, podendo ou não ser interdependentes.
IV. Um escritório de projeto é composto pelo gerente de projeto, pela equipe de gerenciamento
do projeto e por outros membros da equipe que executam o trabalho, porém não estão
necessariamente envolvidos com o gerenciamento do projeto.
V. Uma equipe de projeto é composta por um corpo ou entidade organizacional que possui
responsabilidades descentralizadas e coordenadas sob os projetos de seu domínio.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas
Sobre as Organizações em Rede é possível afirmar:
Cada organização tem a sua cultura própria. É o que denominamos cultura organizacional. Cada organização cultiva e mantém a sua própria cultura. É por essa razão que algumas empresas são conhecidas por algumas peculiaridades próprias. Para Schein (1985), toda cultura existe em três diferentes níveis de apresentação. É CORRETO afirmar que esses níveis são
Em 1995 foi criado o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado que buscava implantar o modelo da administração pública gerencial, que se baseava na adoção de determinados princípios. Um destes princípios é a Reorientação dos mecanismos de controle para resultados que versa sobre
Uma das perspectivas de desempenho do BSB (Balanced Scorecarsd) diz respeito à orientação ao aperfeiçoamento de processos críticos através da qual as organizações buscam a excelência, a partir de indicadores como a qualidade de serviços, medidas de garantia e índices de produtividade, entre outros. Que perspectiva é a descrita?