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Dadas as afirmativas acerca da Lei n° 10.861/2004,

I. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) objetiva assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior.

II. O Sinaes avalia o desempenho acadêmico dos estudantes de graduação. 

III. A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

IV. O Sinaes será desenvolvido em cooperação com os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal.

verifica-se que estão corretas

São modalidades regulamentadas de ensino no Brasil:


I. Educação domiciliar; 
II. Educação à distância (EAD); 
III. Educação profissional ou técnica; 
IV. Educação de jovens e adultos (EJA). 

verifica-se que está/ão correta/s

Sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação na escola, a tirinha problematiza

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, dadas as afirmativas,

I. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de igualdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação.

II. O acesso ao ensino fundamental é direito público objetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.

III. É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos sete anos de idade, no ensino fundamental. 

IV. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

verifica-se que está/ão correta/s

A complexidade dos hipertextos trouxe consigo uma nova forma de estudos e, em consequência, um caráter diferente de aprender. Inúmeros são os estudiosos que definem seu significado. De fato, a facilidade com essa nova possibilidade de pesquisar estabeleceu a necessidade da veracidade das informações. Segundo Coscarelli (2009) e Xavier (2010), o hipertexto é definido como: 

I. um novo formato textual de leitura e uma sequência diferenciada de escrita; 

II. um suporte textual linearmente construído e links que modificam o formato da leitura e da escrita;

III. um formato textual marcado linguisticamente por links e hiperlinks e a diversidade de registro de textos em diferentes linguagens. 

verifica-se que está/ão correta/s

De acordo com a legislação vigente, é competência do Distrito Federal atuar, prioritariamente, na oferta 

Dadas as afirmativas a respeito da Lei nº 13.005/2014, 

I. A erradicação do analfabetismo é a primeira diretriz do Plano Nacional de Educação (PNE).

II. Prevê a valorização dos profissionais da educação.

III. Atesta que o poder público buscará ampliar o escopo das pesquisas com fins estatísticos, de forma a incluir informação detalhada sobre o perfil das populações de 3 (três) a 18 (dezoito) anos com deficiência.

IV. Uma das estratégias da Meta 1 é garantir que, ao final da vigência do PNE, seja inferior a 10% (dez por cento) a diferença entre as taxas de frequência à educação infantil das crianças de até 6 (seis) anos oriundas do quinto de renda familiar per capita mais elevado e as do quinto de renda familiar per capita mais baixo. 

verifica-se que estão corretas

O menor tempo mínimo de integralização, estipulado pelo MEC, para os cursos superiores de tecnologia é de

Dadas as afirmativas quanto à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), 

I. O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo. 

II. A educação básica é formada pela educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior.

III. Os docentes devem incumbir-se de estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

verifica-se que está/ão correta/s

No que se refere às concepções de avaliação por parte dos alunos, Armando, nessa tirinha, concebe a avaliação como sendo

Segundo a Constituição Federal Brasileira, na organização de seus sistemas de ensino, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios definirão formas de colaboração, de modo a assegurar a 

A crítica apresentada no texto questiona uma reivindicação na análise do currículo escolar relacionada a

Ressalta-se a importância do método montessoriano em sala de aula e em áreas distintas. Na educação, para desenvolver um projeto que elucide o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico da criança, baseado na teoria de Montessori, é necessário considerar os seguintes princípios básicos:

I. Autoeducação e Educação Cósmica;
II. Educação como Ciência e Ambiente Preparado;
III. Educação Milenar e Ambiente Preparado;
IV. Educação Transformadora e Criança Equilibrada;
V. Adulto Preparado e Criança Equilibrada.

verifica-se que estão corretos apenas

O sistema de avaliação do Saeb tem como objetivo medir a qualidade da educação a partir de sete eixos. O eixo atendimento escolar desdobra-se nos temas: 

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas aplicadas

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