No ordenamento jurídico do novo ensino médio e nos documentos orientadores é recorrente a importância dada à relação entre o contexto local e a oferta dos itinerários; sobretudo, o de formação técnica e profissional.
Assinale, a seguir, a alternativa que melhor evidencia essa relação.
Na oferta de formação técnica e profissional como itinerário possível no novo ensino médio, recomenda-se o alinhamento do curso aos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Esse alinhamento pretende que, ao final do ensino médio, alguns objetivos sejam alcançados. Analise se os objetivos apresentados a seguir atendem ao que se pretende com esse alinhamento.
I. Aumentar a empregabilidade dos jovens.
II. Dinamizar os setores com necessidade ou potencial de crescimento.
III. Agregar valor aos produtos locais.
Está correto o que se afirma em
Em seu Art. 35, §7, a Lei nº 13.415/2017, que reformou a etapa do ensino médio, apresenta o projeto de vida como um componente importante do currículo. “Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos,
cognitivos e socioemocionais.”
Diante do exposto, pode-se afirmar que projeto de vida é:
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica se constituem como o conjunto articulado de princípios e critérios a serem observados pelos sistemas de ensino e pelas instituições e redes de ensino públicas e privadas na organização, no planejamento, no desenvolvimento e na avaliação da educação profissional e tecnológica. Nesse sentido, essas diretrizes definem os princípios a partir dos quais se orienta o Itinerário de Formação Técnica e Profissional do Novo Ensino Médio.
Assinale, a seguir, um desses princípios.
A criação do itinerário de formação técnica e profissional, a partir da reforma da etapa do ensino médio, promoveu mudanças na estrutura e organização da Educação Profissional e Técnica (EPT) de nível médio, afirmadas, dentre outros, pela Resolução nº 01/2021.
Considerando essa nova organização da EPT, é INCORRETO afirmar que a habilitação profissional, como uma das composições do Itinerário de Formação Técnica e Profissional, pode ser ofertada na forma:
Os diferentes itinerários formativos que compõem o currículo do Novo Ensino Médio (NEM), permitem uma escolha que atenda os interesses de cada estudante, considerando a capacidade de oferta dos sistemas de ensino. Para cada itinerário, a lei define os princípios, as competências e os saberes. Sobre tal definição para o itinerário da formação técnica e profissional,analise as afirmativas a seguir.
I. Desenvolver programas educacionais inovadores e atualizados que promovam, efetivamente, a qualificação profissional dos estudantes para o mundo do trabalho.
II. Propiciar habilitação profissional para o desenvolvimento de vida e carreira.
III. Ter condições de adaptar-se às novas circunstâncias ocupacionais e às exigências do mundo do trabalho contemporâneo e suas contínuas transformações.
Está correto o que se afirma em
Na oferta de cursos no itinerário da formação técnica e profissional, além daqueles que constam no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, é possível a oferta de formações experimentais, em áreas que não constem no catálogo, desde que observados os requisitos legais.
Diante do exposto, na forma da lei, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Reconhecimento pelo respectivo Conselho Estadual de Educação, no prazo de três anos, contados da data de oferta inicial da formação.
( ) Reconhecimento pelo respectivo Conselho Estadual de Educação, no prazo de um ano, contado da data de oferta inicial da formação.
( ) Inserção no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, no prazo de três anos, contados da data de oferta inicial da formação.
( ) Inserção no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, no prazo de cinco anos, contados da data de oferta inicial da formação.
A sequência está correta em
O itinerário de formação técnica e profissional deve estabelecer relações com as tecnologias, as novas formas de trabalhar e produzir, além de valorizar o contexto local, elencando, para isso, o conceito de Arranjos Produtivos Locais (APLs).
Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que os APLs são a(as):
Na organização e oferta do Novo Ensino Médio (NEM), resguardando os marcos nacionais, cada ente federativo deliberou sobre o tema em sua rede de ensino estabelecendo critérios de implementação.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente alguns desses critérios, a partir da Deliberação nº 04/21 – CEE/PR.
Considerando a normatização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), assinale, a seguir, o órgão responsável pela definição de suas Diretrizes Nacionais por meio da Resolução nº 01/2021.
Na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Novo Ensino Médio (NEM) permite, da mesma forma, que uma parcela da carga horária seja realizada no formato a distância, tanto na formação geral básica quanto nos itinerários formativos do currículo, desde que haja suporte tecnológico – digital ou não – e pedagógico apropriado. Diante do exposto,
assinale, a seguir, a carga horária máxima que pode ser ofertada a distância nessa modalidade.
A reforma do ensino médio promoveu diversas alterações nessa etapa de terminalidade da educação básica; para acompanhar essas mudanças fez-se necessária a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais, para que se adequassem aos novos formatos de oferta. Nesse processo, destaca-se uma mudança muito significativa, que é a organização do currículo em duas partes que se somam e que se articulam.
Considerando essa possibilidade, assinale, a seguir, a alternativa que representa corretamente essa articulação.
Na organização dos itinerários a serem ofertados no Novo Ensino Médio (NEM), os currículos devem compostos, indissociavelmente, da seguinte forma:
Pesquisas realizadas apontam uma série de motivos que levam à evasão escolar. Considera-se que há razões baseadas em situações externas à escola, bem como razões voltadas para o funcionamento interno da escola.
Sobre as razões externas, infere-se que se tratam de: