A organização do Novo Ensino Médio (NEM) em itinerários formativos é justificada, principalmente, pela valorização da autonomia dos estudantes na definição de sua trajetória escolar. Essa possibilidade de escolha entre diferentes formatos desafia os sistemas educacionais e as escolas a se organizarem para ofertar itinerários que atendam às demandas desses estudantes.
Considerando a oferta do itinerário de formação técnica e profissional, assinale a afirmativa INCORRETA.
A aproximação entre a formação escolar, os jovens e o mundo do trabalho, estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), é reafirmada no itinerário de formação técnica e profissional do novo ensino médio. Esse itinerário permite que sejam ofertadas formações experimentais. Diante do exposto, pode-se afirmar que formações experimentais são formações:
A oferta do itinerário da formação técnica e profissional apresenta, para os sistemas de ensino e para as escolas, o desafioda composição de sua equipe pedagógica, incorporando novos sujeitos docentes com percursos formativos diversificados.
Considerando os perfis profissionais autorizados por lei para ministrar aulas nesse itinerário formativo, assinale a afirmativa INCORRETA.
O itinerário da formação técnica profissional pode compreender curso técnico com carga horária inferior à mínima estabelecida por lei, nesse caso, a complementação pode ser feita a partir de componentes complementares.
Assinale, a seguir, a alternativa em que os dois itens se configuram como componentes complementares.
Ao fazer a sua opção de percurso formativo, o estudante ingressante no Novo Ensino Médio (NEM) tem opções de composição curricular mais flexíveis.
Considerando tais possibilidades de composição curricular, analise as simulações de percurso formativo a seguir.
I. Formação Geral Básica (BNCC): 1.800 horas + Curso de Formação Técnica Profissional: 1.200 horas.
II. Formação Geral Básica (BNCC): 1.200 horas + Curso de Formação Técnica Profissional: 1.800 horas.
III. Formação Geral Básica (BNCC): 1.800 horas + Curso de Formação Técnica Profissional: 800 horas + Disciplinas Eletivas: 400 horas.
IV. Formação Geral Básica (BNCC): 1.900 horas + Curso de Formação Técnica Profissional: 1.400 horas + Disciplinas Eletivas: 300 horas.
De acordo com o previsto em lei, está correto o que se afirma em
Pesquisas realizadas apontam uma série de motivos que levam à evasão escolar. Considera-se que há razões baseadas em situações externas à escola, bem como razões voltadas para o funcionamento interno da escola.
Sobre as razões externas, infere-se que se tratam de:
Na reforma do ensino médio são observados alguns eixos norteadores para a reorganização dessa etapa, como a formação integral, o desenvolvimento pleno dos estudantes e uma aproximação e inserção qualificada no mundo do trabalho cada vez mais globalizado. Nesse processo, o domínio de outros idiomas é de grande importância. Considerando o que preconiza a Lei nº 13.415/2017 para essa temática, pode-se afirmar que os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa:
I. E da língua espanhola.
II. Somente para o itinerário formativo: Linguagem e suas Tecnologias, sendo facultativo aos demais itinerários.
III. E poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o Espanhol.
Está correto o que se afirma em
Considerando os novos conceitos e modos de organização que se apresentam para os sistemas de ensino e para as escolas e suas comunidades a partir da implementação do Novo Ensino Médio (NEM), correlacione as descrições a seguir ao componente que representam.
I. Aprofundamento das aprendizagens relacionadas às competências gerais, às áreas de conhecimento e/ou à Formação Técnica e Profissional.
II. Investigação científica para o aprofundamento de conceitos fundantes das ciências e empreendedorismo para a mobilização de conhecimentos de diferentes áreas para a formação de organizações com variadas missões.
III. Desenho dos arranjos curriculares a serem oferecidos pela unidade escolar, bem como as estratégias para a oferta de itinerários formativos.
A sequência está correta em
O itinerário da formação técnica e profissional foi apresentado na reforma do ensino médio como uma alternativa que se organiza a partir da educação profissional técnica de nível médio.
Considerando a criação desse itinerário, assinale a afirmativa correta.
A Lei nº 13.415/2017, que institui o novo ensino médio, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), modificando o currículo e a carga horária do ensino médio. No caso do currículo, uma das mudanças foi a criação dos itinerários de formação técnica e profissional.
Na divisão atual da carga horária total dessa etapa, a quantidade de horas que deve ser destinada a tal itinerário formativo é:
A estrutura e a organização da educação profissional e técnica de nível médio permitem diferentes ofertas como algumas que se enquadram na proposta do novo ensino médio.
Analise, a seguir, as formas de desenvolvimento de cursos técnicos que se enquadram na proposta curricular do novo ensino médio.
Em um período recente, o ensino médio, última etapa da educação básica no Brasil, passou por um conjunto significativo de mudanças. Dentre as justificativas elencadas para promover essa agenda transformadora e criar o Novo Ensino Médio (NEM), por meio da Lei nº 13.415/2017, destacam-se as altas taxas de evasão, a pouca interação com o mundo do trabalho e a pouca margem de escolha por um percurso que atendesse aos interesses e à individualidade dos estudantes. Sendo assim, o eixo principal do NEM foi a criação dos itinerários formativos.
Considerando esse formato atual da etapa, assinale a afirmativa correta.
Na organização dos tempos para o itinerário de formação técnica e profissional, a carga horária deve garantir a integração e a articulação entre a formação geral básica (BNCC) e a formação técnica e profissional, o que pode ser feito a partir de diferentes estratégias de ensino, dentre elas, a Educação a Distância (EAD). “No caso da adoção parcial de atividades realizadas a distância como uma dessas estratégias, considerando a carga horária permitida nesse formato, as atividades realizadas a distância podem contemplar até ___ da carga horária total no ensino médio diurno, podendo incidir tanto na formação geral básica quanto, preferencialmente, nos itinerários formativos do currículo; podendo, a critério dos sistemas
de ensino, expandir para até ___ no ensino médio noturno.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
O itinerário formativo V, que se configura pela oferta da formação técnica e profissional, tem seus princípios afirmados,
dentre outros marcos legais, pela Resolução CNE/CEB nº 3/2018, consubstanciados pela Deliberação nº 04/21 – CEE/PR.
Considerando tais princípios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Desenvolvimento de programas educacionais inovadores e atualizados que promovam, efetivamente, a qualificação profissional dos estudantes.
( ) Oferta de habilitação profissional, tanto para o desenvolvimento de vida e carreira quanto para adaptar-se às novas condições ocupacionais e às exigências do mundo do trabalho contemporâneo.
( ) As instituições de ensino deverão considerar, na oferta, o contexto local e as possibilidades de oferta explicitadas no seu Projeto Político-Pedagógico.
A sequência está correta em
As propostas curriculares do novo ensino médio, organizadas a partir dos diferentes itinerários, demandam uma ampliação da jornada escolar e uma reorganização dos tempos e das grades curriculares. Diante do exposto, pode-se afirmar que a competência para definir a distribuição da carga horária da formação geral básica e dos itinerários formativos deve ser definida: