Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“Os _____________ existem em número quase ilimitado, variando em função da época (epopeia, cartoon), das culturas (haikai, cordel) das finalidades sociais (entreter, informar), de modo que, mesmo que a escola se impusesse a tarefa de tratar de todos, isso não seria possível. Portanto, é preciso priorizar os _____________ que merecerão abordagem mais aprofundada. Sem negar a importância dos textos que respondem a exigências das situações privadas de interlocução, em função dos compromissos de assegurar ao aluno o exercício pleno da cidadania, é preciso que as situações escolares de ensino de Língua Portuguesa priorizem os textos que caracterizam os usos públicos da linguagem." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa).

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas (obs.: as duas lacunas são preenchidas com a mesma palavra):

Segundo o livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, como se chama o modelo de ensino atualmente relacionado ao construtivismo e que pressupõe uma intervenção pedagógica de natureza própria?

“Por não privilegiar os conteúdos escolares, a Escola Nova foi profundamente criticada no Brasil, especialmente nos anos ______. Seu modelo de ensino não favorecia a inserção das crianças pobres que vinham de casa com uma bagagem cultural que não era a valorizada na escola, no universo da cultura reconhecida socialmente." (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Segundo o art. 6º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, não é um direito social a(o):

A resolução de problemas, como eixo organizador do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, pode ser resumida nos seguintes princípios:

I. O problema certamente não é um exercício em que o aluno aplica, de forma quase mecânica, uma fórmula ou um processo operatório. Só há problema se o aluno for levado a interpretar o enunciado da questão que lhe é posta e a estruturar a situação que lhe é apresentada.

II. A situação-problema é o ponto de partida da atividade matemática e não a definição.

III. Um conceito matemático se constrói articulado com outros conceitos, por meio de uma série de retificações e generalizações.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, indique qual das alternativas acima está correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282