“Distribuir os conteúdos no tempo é uma exigência inerente ao ensino. A opção tradicional – ao menos desde o século ______ – consistiu em distribui-los estabelecendo uma correspondência termo a termo entre parcelas de saber e parcelas de tempo [...]." (LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real). A autora se refere a qual século:
De acordo com Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, no processo de leitura de textos escritos, espera-se do aluno que, exceto:
“O real é que levar à prática o necessário é uma tarefa difícil para a escola. Conhecer as dificuldades e compreender em que medida derivam (ou não) de necessidades legítimas da instituição escolar constituem passos indispensáveis para construir alternativas que permitam superá-las. É por isso que, antes de formular soluções – antes de desdobrar o possível -, é preciso enunciar e analisar as dificuldades." (LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real). Segundo a autora, existem algumas razões para que essa tarefa seja difícil. Marque a opção incorreta referente a essas razões:
“No processo de ensino-aprendizagem dos diferentes ciclos do ensino fundamental, espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua português, 1998). Para que isso seja possível, a escola deverá organizar um conjunto de atividades que, progressivamente, possibilite ao aluno, exceto:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, no processo de escuta de textos orais, espera-se do aluno que, exceto:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, pode-se considerar o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa como prática pedagógica resultante da articulação de três variáveis, que estão apresentadas de forma correta na alternativa:
Assinale a alternativa, no que concerne aos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, que não tem relação com os temas transversais:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa trazem alguns gêneros privilegiados para a prática de escuta e leitura de textos. No caso da linguagem escrita, assinale a alternativa que apresenta um gênero que não faz parte dos textos literários:
De acordo com Delia Lerner, “O necessário é fazer da escola uma comunidade de leitores que recorrem aos textos” para, exceto:
Delia Lerner, em seu livro “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário", afirma que para concretizar o propósito de formar todos os alunos como praticantes da cultura escrita, é necessário reconceitualizar o objeto de ensino e construí-lo tomando como referência fundamental:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, algumas críticas eram frequentes quanto ao ensino tradicional de língua portuguesa. Das alternativas abaixo, assinale aquela que não condiz com as desaprovações citadas no documento:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, no processo de produção de textos orais, espera-se do aluno que, exceto:
Delia Lerner, em seu livro “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário" afirma que o desafio que a escola enfrenta hoje é o de incorporar todos os alunos à cultura do escrito e o de conseguir que todos seus ex-alunos:
“O ensino de Língua Portuguesa tem sido, desde os anos ___, o centro da discussão acerca da necessidade de melhorar a qualidade de ensino no país. O eixo dessa discussão no ensino fundamental centra-se, principalmente, no domínio da leitura e da escrita pelos alunos, responsável pelo fracasso escolar que se expressa com clareza nos dois funis em que se concentra a maior parte da repetência: na primeira série (ou nas duas primeiras) e na quinta série. No primeiro, pela dificuldade de alfabetizar; no segundo, por não se conseguir levar os alunos ao uso apropriado de padrões da linguagem escrita, condição primordial para que continuem a progredir." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, 1998). Assinale a alternativa que indica o ano correto que falta à lacuna:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, no processo de produção de textos escritos, espera-se do aluno que, exceto: