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Hofmann traz em seu livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade uma pesquisa realizada com 30 professores estaduais de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, em Porto Alegre, a respeito da pergunta: Por que um aluno não aprende? Como resposta à pesquisa, a maioria dos professores justificaram que a não aprendizagem do aluno se dá:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática afirmam que as propostas curriculares mais recentes são ainda bastante desconhecidas de parte considerável dos professores, que, por sua vez, não têm uma clara visão dos problemas que motivaram as reformas. O que se observa é que ideias ricas e inovadoras, veiculadas por essas propostas:

“Quanto à organização dos conteúdos, de modo geral, observa-se uma forma excessivamente hierarquizada de fazê-la. É uma organização dominada pela ideia de_________________, cujo único critério é a estrutura lógica da Matemática. Nessa visão, a aprendizagem ocorre como se os conteúdos se articulassem na forma de uma corrente, cada conteúdo sendo um pré-requisito para o que vai sucedê-lo." (Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática). Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Sobre a Progressão Continuada, da qual fala a autora Jussara Hoffmann, é incorreto afirmar que:

A Matemática Moderna, no que concerne aos Parâmetros Curriculares Nacionais, nasceu como um movimento educacional inscrito numa política de modernização econômica e foi posta na linha de frente do ensino por se considerar que, juntamente com a área de Ciências, ela:

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, entre os obstáculos que o Brasil tem enfrentado em relação ao ensino de matemática, aponta-se, exceto:

No livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, Jussara Hoffmann diz que a realidade de nossas escolas está distante de ser considerada eficiente, já que enfrentamos quase que os mesmos problemas no ensino público, como muitas turmas, salas superlotadas e, ao final de cada ciclo:

Observe as afirmativas abaixo:

I- O programa social que tenha por base o trabalho educativo, sob responsabilidade de entidade governamental ou não-governamental sem fins lucrativos, deverá assegurar ao adolescente que dele participe em condições de capacitação para o exercício de atividade regular remunerada.
II- À família do adolescente até quatorze anos de idade é assegurada bolsa família.
III- Ao adolescente portador de deficiência é garantido trabalho e com privilégio.
IV- A remuneração que o adolescente recebe pelo trabalho efetuado ou a participação na venda dos produtos de seu trabalho desfigura o caráter educativo.
V- Um dos princípios que a formação técnico-profissional obedecerá é a garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular.

Considerando V, para verdadeiro, e F, para falso, assinale a alternativa correta com relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente:

Em determinado período, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino de matemática no Brasil, assim como em outros países, foi influenciado por um movimento de renovação que ficou conhecido como Matemática Moderna. Assinale a alternativa que representa corretamente as décadas em que ocorreu essa influência:

Jussara Hoffmann aponta, em seu livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, alguns princípios importantes para uma ação avaliativa mediadora. Dentre as opções abaixo, assinale aquela que não está de acordo com as ideias da autora sobre o tema em questão:

No que concerne à Resolução CNE/CP nº 1 de 2004, assinale a alternativa correta:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Matemática, os movimentos de reorientação curricular ocorridos no Brasil a partir dos anos 20 não tiveram força suficiente para mudar a prática docente dos professores para eliminar o caráter elitista desse ensino, bem como melhorar sua qualidade. Em nosso país, o ensino de Matemática ainda é marcado, exceto:

Jussara Hofmann afirma que existem várias formas para que o professor possa elaborar uma questão para a avaliação de seu aluno. A questão objetiva é aquela que apresenta resposta única. Com relação à questão subjetiva, assinale a opção incorreta:

Assinale a alternativa que não indica uma das finalidades da educação superior, de acordo com a Lei nº 9.394/96:

“[...] Ela se encontra presente tanto no raciocínio analógico, em comparações tais como 'O Sol está para o dia assim como a Lua está para a noite', quanto no estudo das frações, nas razões e proporções, no estudo da semelhança de figuras, nas grandezas diretamente proporcionais, no estudo das funções de 1º grau, e assim por diante [...]." Com base no Currículo do Estado de São Paulo, o texto se refere à ideia de:

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