O conhecimento da cultura corporal é de natureza:
Sobre a Abordagem Desenvolvimentista NÃO é correto afirmar que:
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem na Abordagem Crítico- superadora tem o sentido de: cognitivas dos alunos para que ele possa sistematizar os rumos do ensino.
Em relação a situações dos jogos cooperativos e dos jogos competitivos, analise as afirmações a seguir:
I – Em situações de cooperação a produtividade em termos qualitativos é menor, havendo menor homogeneidade na quantidade de contribuições e participações. Já em situações de competição, a produtividade em termos qualitativos é maior, exigindo interação e ajuda mutua com frequência.
II – A cooperação é um processo onde os objetivos são comuns e as ações são benéficas para todos. Competição é um processo onde os objetivos são mutuamente exclusivos e as ações benéficas somente para alguns.
III – Na cooperação, para o objetivo de um indivíduo possa ser alcançado, todos os demais deverão igualmente atingir seus respectivos objetivos. Na competição, a realização dos objetivos de um dos membros impede a realização dos objetivos dos demais. Estão corretas as afirmações:
Para Darido e Rangel (2008), a avaliação em Educação Física deve, EXCETO:
Levando em consideração as características e finalidades do esporte de participação, marque a alternativa ERRADA.
Por meio de princípios de nutrição e atividade física, é possível alcançar objetivos que incluem a estética e a saúde nas aulas de Educação Física. Sobre essa temática, marque uma atividade que NÃO deveria ser desenvolvida:
Qual abordagem abaixo se fundamenta no movimento enquanto um instrumento facilitador da aprendizagem de conteúdos diretamente ligados ao aspectos cognitivo, como: a aprendizagem da leitura, da escrita, da matemática etc.?
Sobre a Abordagem Crítico-superadora, marque a alternativa errada:
Segundo Hildebrandt e Laging (1986) o ensino da Educação Física baseado em uma Concepção Aberta requer: I - que o aluno participe nas decisões referentes aos objetivos, seleção dos conteúdos, metodologia e avaliação. II – que a avaliação seja um subsídio de coerção e evolução intelectual. III – que professor priorize o respeito nas relações de professor-aluno, aluno-aluno. IV – que os conteúdos das aulas façam um elo com o mundo dos alunos. Das afirmações, estão corretas:
No ensino das modalidades esportivas coletivas o professor deve, EXCETO:
Para Matthiesen (2014), ao introduzir os alunos no universo do atletismo, os professores devem buscar, EXCETO:
Para a prática de uma atividade física, colocam-se em jogo várias qualidades ou capacidades físicas. Capacidades físicas são ações musculares e processos motores que dizem respeito à formação corporal e à técnica de movimento. Entre as capacidades física, podemos citar, EXCETO: