A didática dessa abordagem conduz mestre e aprendiz à reflexão, interpretação, compreensão, identificação, valorização e manutenção do conhecimento que na prática promove a saúde individual e coletiva:
Para Darido (2003) uma das limitações da Abordagem Desenvolvimentista é:
Acerca dos conceitos e procedimentos dos conteúdos da Educação Física contidos nos PCN, marque a alternativa correta.
Os objetivos principais do ataque no basquete é a obtenção de cestas. São fundamentos de ataque nessa modalidade, EXCETO:
O lazer é considerado sob dois aspectos: tempo e atitude. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:
I – O lazer encarado como atitude, fica na dependência exclusiva da relação da pessoa envolvida com a atitude. E, assim, qualquer atividade poderia ser considerada lazer.
II – O lazer encarado como atitude, deve atender a determinadas características, como a escolha coletiva, e um nível de prazer e satisfação elevados.
III – O tempo de lazer encontra-se não em oposição, mas em relação com o tempo das obrigações. Sobretudo com as obrigações profissionais.
IV – O tempo do lazer situa-se no tempo desocupado. Assim, o tempo gerado pelo desemprego pode ser considerado como propício para as atividades de lazer. Estão corretas as afirmativas:
Sobre a abordagem Crítico-emancipatória é correto afirmar que, EXCETO:
Os PCN apresentam alguns critérios para seleção de conteúdos da Educação Física. São eles: I - as diferenças regionais e o respeito à diversidade. II - a relevância social do conteúdo que têm presença marcante na sociedade brasileira. III – as características da própria área frente a enorme gama de conhecimentos que vêm sendo produzidos sobre a cultura corporal. IV - os níveis sociais de cada aluno, bem como o local onde estão inseridos a casa e a escola; Das afirmativas, estão corretas:
O processo histórico-social sofrido pela capoeira pode ser um ponto marcante a ser tematiza nas aulas de Educação Física. Sobre isso, NÃO caracteriza-se uma situação da dimensão conceitual quando:
Sobre os fundamentos do voleibol, relacione a primeira coluna com a segunda
Primeira Coluna
A-Saque
B-Recepção
C-Ataque
D-Levantamento
Segunda Coluna
( ) é o meio mais comum de uma equipe tentar obter o ponto.
( ) é caracterizado como o único momento da partida em que o atleta tem total controle de seus atos.
( ) é o segundo contato com a bola.
( ) apesar de não marcar pontos diretamente por sua ação, tem relação direta com a performance do ataque.
A sequência correta de cima para baixo é:
O esporte no contexto educacional deve ser compreendido numa perspectiva:
Segundo Darido (2003), as várias abordagens da Educação Física tem em comum a tentativa de romper com o modelo:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a diversidade no âmbito escolar é importante pois garante o acesso a escola visando o ensino de qualidade. Nesse sentido, em relação aos alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Física, NÃO é tarefa do professor:
De acordo com Darido e Rangel (2008), a dança pode adquirir diferentes objetivos. Para a dança desenvolvida como conteúdo da Educação Física escolar, espera-se, EXCETO:
Os jogos como conteúdo da Educação Física escolar podem ser considerados como um dos que apresentam maiores facilidades de aplicação por diversas razões, EXCETO:
A ginástica apresenta os mais diversos objetivos e campos de atuação. Alguns objetivos devem ser considerados no ambiente escolar: