Em certas companhias, normas e valores culturais enfatizam a importância de descobrir novos materiais e tecnologias, visando a desenvolvê–las em novos produtos, enquanto outras estão voltadas para a alta qualidade dos produtos. Os elementos superficiais da cultura são os principais meios pelos quais as normas e os valores culturais são comunicados de uma pessoa para outra. Sobre esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Ritos” representa ações regularmente repetidas para reforçar normas e valores culturais.
( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Heróis” são histórias imaginárias que ajudam a explicar os significados heroicos dos fundadores.
( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Cerimônias” representa eventos especiais que celebram os mitos, heróis e símbolos.
( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Símbolos” representa objetos, ações ou eventos que permitem aos membros da organização trocarem ideias complexas e mensagens emocionais.
( ) O elemento superficial da cultura organizacional “Linguagem” representa um conjunto de atividades cerimoniais com propósitos predeterminados.
O tema “clima organizacional” tem ocupado, nas últimas
décadas, espaço crescente na gestão de pessoas.
Estudar a cultura organizacional, garantir a motivação e
satisfação dos empregados e buscar um ambiente de
trabalho equilibrado têm sido, por parte dos gestores,
preocupação constante. Sobre esse assunto, analise as
assertivas abaixo.
I. Clima organizacional refere–se às percepções
comuns que os funcionários de uma organização
têm com relação à empresa e ao ambiente de
trabalho.
II. Um dos aspectos que se pode perceber em um
clima organizacional insatisfatório é o alto índice de
rotatividade dos funcionários.
III. Uma das dimensões do clima organizacional é a
estrutura organizacional que, ao favorecer a
liberdade de ação, prejudica o clima, pois retira do
ambiente as regras, regulamentos e a autoridade tão
relevantes para impor os limites de respeito
interpessoal.
IV. Um dos fatores que contribui para um clima positivo
é a equidade, ou seja, os funcionários percebem que
os superiores são justos na sua relação com a
estrutura social.
É correto o que se afirma em
A satisfação no trabalho é o quanto as pessoas gostam do seu trabalho. Existem duas abordagens ao estudo da satisfação no trabalho: a abordagem global e a abordagem de facetas. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
O mundo empresarial está cada vez mais competitivo e as organizações têm que buscar diferenciais competitivos para sobreviverem. Para tanto, é crucial o investimento em pessoas. É nesse ponto que surge a gestão por competências. Sobre esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) As competências podem ser previstas e estruturadas de modo a estabelecer um conjunto ideal de qualificações para que a pessoa desenvolva uma performance superior em seu trabalho.
( ) A competência humana, aliada a outros recursos empresariais, dá origem e sustentação à competência organizacional.
( ) Core competence é a capacidade organizacional de combinar, misturar e integrar recursos, produtos e serviços, de maneira a se colocar de forma competitiva no mercado.
( ) As competências do tipo Diferenciais são as que não estão ligadas a atividade–fim da organização e podem ser repassadas a fontes externas.
( ) As competências do tipo Básicas são aquelas identificadas e definidas como as mais importantes para o sucesso do negócio.
Um dos compromissos do gestor de pessoas é entender a
organização e sua cultura e, assim, conseguir uma
atuação estratégica e ganhos significativos na qualidade
do seu trabalho. É algo que engloba toda a organização.
Sobre os elementos que constituem a cultura
organizacional, analise as assertivas abaixo.
I. O ambiente organizacional engloba também
aspectos informais, tais como sentimentos das
pessoas e a maneira como interagem entre si.
II. As contraculturas são partes integrantes da cultura
organizacional, no entanto, geram conflitos internos,
pois tendem a rejeitar a cultura atual.
III. Os mitos organizacionais referem–se àquelas
pessoas que representam os pilares da organização
de uma forma positiva.
IV. Toda cultura organizacional tem diversas
microculturas com filosofias próprias, mas isso não
significa que elas sejam contra os princípios da
empresa.
É correto o que se afirma em
A teoria das Necessidades Socialmente Adquiridas identificou 3 necessidades básicas que as pessoas desenvolvem. Sua teoria propõe que cada indivíduo será, em momentos diferentes, influenciado por elas. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
As primeiras abordagens sobre liderança se concentravam
nas características e atributos pessoais, físicos, mentais e
culturais que pareciam diferenciar os líderes de seus
seguidores. Sobre esse assunto, marque V para
verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A teoria da liderança, chamada das Grandes
Personalidades, supõe que os líderes são iguais às
pessoas comuns, em termos de características
físicas e de personalidade.
( ) Estudos recentes mostraram correlação negativa
entre características pessoais, como por exemplo,
dominância, altos níveis de energia e de atividade,
com liderança eficaz.
( ) As primeiras pesquisas, em grupos pequenos,
procuravam avaliar o efeito de três estilos diferentes
de liderança no desempenho e satisfação dos
integrantes do grupo.
( ) As primeiras pesquisas, em grupos pequenos,
demonstraram que o estilo autocrático produziu mais
que o democrático.
( ) Na primeira metade do século XX, pesquisadores
das Universidades de Ohio e Michigan (EUA)
concluíram, com suas pesquisas, que orientação
intensa à produção ou orientação aos funcionários
não tinha nenhuma relação com os estilos
autocráticos e democráticos, respectivamente.
Abraham Maslow foi psicólogo clínico e pioneiro no desenvolvimento das teorias das necessidades. O modelo por ele desenvolvido está baseado em que as necessidades, subjacentes a toda a motivação humana, poderiam ser organizadas numa hierarquia de 5 níveis básicos. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo.
I. A necessidade de estima pode ser satisfeita apenas por fontes externas ao indivíduo.
II. As necessidades de segurança têm a ver com aquisição de objetos e relações que protegem seu possuidor contra ameaças futuras.
III. As necessidades de autonomia referem–se ao último conjunto de necessidades, no topo da hierarquia de Maslow. É formulada como a necessidade de amigos e de vir a ser tudo o que somos capazes de ser.
IV. As necessidades são estados de carência. Satisfeita a necessidade, a motivação cessa.
É correto o que se afirma em
Segundo alguns autores, uma das maneiras de avaliar a eficácia dos estilos de liderança é através da verificação dos efeitos dos atos influenciais quando consideradas as seguintes variáveis: quantidade de energia utilizada pelo líder no exercício dos atos influenciais; resultados obtidos por esses mesmos atos; duração dos atos influenciais; e potência dos atos influenciais. Com relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.
I. A liderança participativa exige elevado uso de energia por parte do líder, obtém elevados resultados e o impacto dos atos influenciais tem curta duração, mas elevada potência.
II. Na liderança coercitiva, o poder organizacional concentra–se nas mãos de poucos e as pessoas tendem à passividade e alienação.
III. A liderança orientadora caracteriza–se pelo emprego de energia entre baixo e médio para atingir resultados entre altos e médios.
IV. A liderança controladora é caracterizada pela ênfase nas tarefas e nas atividades, permitindo, assim, espaço para criatividade e iniciativa.
É correto o que se afirma em
Em uma tentativa de descrever o que os executivos principais efetivamente fazem, foi realizada uma série de observações das atividades cotidianas de gerentes de alto nível. Constatou–se que as atividades desses eram voltadas a relacionamentos interpessoais (papéis interpessoais), à transferência de informações (papéis informativos) e à tomada de decisão (papéis decisórios). Assim sendo, é correto afirmar que, considerando os vários papéis
Sobre a pesquisa de clima organizacional, é correto afirmar que
A liderança tem sido pesquisada desde a década de 1930 por psicólogos organizacionais, e as questões de poder e autoridade estão diretamente ligadas ao conceito de liderança. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.