No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.
Ao induzir os participantes a representarem papéis que se opõem às suas convicções, a dramatização pode ser útil na modificação de atitudes, valores e comportamentos indesejáveis no trabalho, uma vez que estimula o surgimento de dissonâncias cognitivas.
A respeito de atração e retenção de talentos, julgue o item subsecutivo.
São recomendações para a adequada condução de uma entrevista psicológica em processos seletivos ajudar o candidato a estabelecer uma aliança de trabalho, evitar confrontar esquivas e contradições e não assumir a iniciativa em momentos de impasse.
Tendo em vista que, entre outras acepções possíveis, personalidade é tida como o conjunto de padrões de comportamento característicos de uma pessoa, que tendem a ser consistentes no decorrer do tempo e a se manifestar nas situações experienciadas por essa pessoa, julgue o item a seguir.
Um traço de personalidade é um esquema cognitivo geral utilizado para a interpretação do comportamento humano individual.
Acerca de aspectos pertinentes a avaliação de desempenho nas organizações, julgue o próximo item.
Critérios de avaliação deficientes são aqueles que focalizam apenas um aspecto, deixando de fora os demais, que também são relevantes para o desempenho no trabalho.
Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.
Uma maneira de se levantarem necessidades de desenvolvimento de competências é questionar os trabalhadores sobre os cursos que desejam realizar no futuro; outra, é solicitar que ordenem suas demandas de treinamento consultando uma lista prévia de cursos.
Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.
Independente do tipo de ação — treinamento, educação ou desenvolvimento —, o programa instrucional a ser compartilhado com os alunos deverá conter objetivos de aprendizagem, sequência de ensino-aprendizagem, métodos, estratégias e recursos didático-pedagógicos e critérios de avaliação.
No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.
A modelagem comportamental é estruturada a partir dos princípios do autogerenciamento e da estruturação positiva, que são postos em prática a partir do estabelecimento, pelo próprio participante, de objetivos, prazos e mecanismos de autorreforçamento e auto-observação.
A respeito de atração e retenção de talentos, julgue o item subsecutivo.
Desde que teoricamente fundamentada e conduzida por profissional qualificado, a entrevista psicológica pode substituir, em processos seletivos, outros procedimentos de investigação da personalidade dos candidatos.
Tendo em vista que, entre outras acepções possíveis, personalidade é tida como o conjunto de padrões de comportamento característicos de uma pessoa, que tendem a ser consistentes no decorrer do tempo e a se manifestar nas situações experienciadas por essa pessoa, julgue o item a seguir.
A história de reforçamento e a consistência do ambiente explicam o comportamento humano ao longo do tempo, conforme sugere a abordagem behaviorista da personalidade.
Acerca de aspectos pertinentes a avaliação de desempenho nas organizações, julgue o próximo item.
A garantia de anonimato nas avaliações 360º permite que os vieses sejam tratados adequadamente pela equipe responsável pela gestão da avaliação de desempenho nas organizações.
Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.
Se o levantamento de necessidades focalizar as competências individuais, deverá considerar não as lacunas nos repertórios de conhecimentos, habilidade e atitudes necessários ao bom desempenho, mas o próprio desempenho no trabalho.
Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.
Treinamento, educação e desenvolvimento se distinguem por visarem conteúdos instrucionais diferentes: o treinamento atualiza o repertório de conhecimentos dos indivíduos; a educação os torna hábeis para desafios futuro no trabalho; e o desenvolvimento ajusta as atitudes dos trabalhadores conforme os valores organizacionais.
A respeito de atração e retenção de talentos, julgue o item subsecutivo.
Entre as práticas de retenção de talentos que manipulam aspectos de natureza ocupacional incluem-se a retribuição variável por desempenho, o enriquecimento de cargos, o planejamento de carreiras e o aconselhamento profissional.
Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.
Mapeamentos de processos convertem conhecimento explícito em conhecimento tácito por incentivarem os trabalhadores, em grupos e depois individualmente, a descrever as atividades inter-relacionadas que desempenham em determinada organização.
Tendo em vista que, entre outras acepções possíveis, personalidade é tida como o conjunto de padrões de comportamento característicos de uma pessoa, que tendem a ser consistentes no decorrer do tempo e a se manifestar nas situações experienciadas por essa pessoa, julgue o item a seguir.
A personalidade, na perspectiva psicodinâmica, baseia-se na definição que o indivíduo faz de seus próprios comportamentos, resultante de tendências inatas e da experiência vivida.