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Em uma Universidade pública, com um modelo organizacional orgânico, foi implementada uma gestão de RH na qual o processo de recrutamento e seleção de pessoal, além de preencher os requisitos e qualificações do cargo, busca pessoas que: (i) se tornem capital intelectual da empresa, (ii) se comprometam a alcançar os objetivos empresariais e (iii) saibam trabalhar em equipe e compartilhar seus conhecimentos.

As características desse modelo organizacional são as de um RH

Quando se analisa o que distingue a área de RH de outras áreas de uma organização, identifica-se que ela é, ao mesmo tempo, uma responsabilidade de linha e uma função de staff, o que significa que essa área

É necessário medir com precisão o desempenho dos funcionários. Dessa forma, é possível apontar ao funcionário os quesitos em que ele pode melhorar. Em uma empresa, ao final do ano, o gerente apresentou à direção a avaliação do desempenho dos seus subordinados. Esses funcionários foram avaliados com base na taxa de abstenção, no número de reclamações de clientes e na quantidade de vendas.

Nesse caso, foram utilizadas medidas de desempenho

Um gerente avaliou os resultados do último treinamento comportamental de sua Universidade em três níveis distintos: (i) da organização, (ii) dos recursos humanos e, (iii) das tarefas e operações.

Para tanto, ele teve de considerar, respectivamente, os seguintes resultados:

Em busca de qualidade de vida no trabalho, quando o gestor projeta um cargo, ele deve levar em consideração os fatores que o cercam.

Sendo assim, o gestor que, ao projetar um cargo, pensa a respeito da expectativa social, das habilidades e da disponibilidade potencial de empregados estará tratando, especificamente, de fatores

Um funcionário da área de RH de uma organização pública disse: “Não sei para que fazemos avaliação de desempenho do nosso quadro administrativo. Não podemos despedir ninguém porque todos têm estabilidade de emprego”.

Outro funcionário contestou-o e observou que a avaliação de desempenho é um elemento integrador das práticas de RH porque complementa o trabalho dos processos de

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