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Todos os diretores de uma empresa foram convocados para três dias de discussões a respeito de qual seria o posicionamento da empresa para os próximos quatro anos. Para dar suporte à discussão, foram levantados dados de vendas e ações promocionais dos concorrentes, do comportamento dos consumidores e das perspectivas da economia nacional.

Essas discussões servirão para a elaboração de um plano classificado como plano

O gerente de uma empresa costuma consultar todos os subordinados para saber suas opiniões e impressões antes de tomar as decisões finais. Ele acredita que, dessa forma, os subordinados entenderão quais são os objetivos mais importantes e saberão mais claramente como atingi-los. Todos são encorajados a testar novas ideias e sentem-se envolvidos com as tomadas de decisão, o que os faz serem mais empenhados na execução das tarefas.

Esse estilo de liderança é denominado liderança

O consultor contratado por uma empresa alimentícia utilizou a matriz BCG para definir a posição de cada uma das demais empresas do setor.

Segundo sua análise, a empresa avaliada foi categorizada como Estrela, o que significa que ela

O funcionário de uma Universidade afirmou: “A cultura dominante desta Universidade é paternalista”.

Com essa afirmação, ele se referiu

No ambiente organizacional, nem todos os conflitos são ruins para a tomada de decisão. Uma vez que diferentes membros de um grupo têm experiências e conhecimentos diferentes, eles enxergam o problema de forma distinta e podem propor soluções diferentes, sendo necessário, por vezes, que haja diferentes opiniões para que se encontre a melhor decisão para a empresa. O desafio é construir uma cultura organizacional que possibilite o conflito sem que haja brigas entre as pessoas.

Esse tipo de conflito, baseado em diferenças de opinião, no exame e na comparação das alternativas apresentadas para que a melhor solução seja tomada, é denominado conflito

Uma gerente foi ambígua ao explicar aos subordinados quem seria responsável por executar uma tarefa desagradável, enquanto ela estivesse de férias.

Quando retornou ao trabalho, ela constatou que a sua equipe estava-se digladiando, e a tarefa não fora concluída.

Nesse caso, verifica-se que o conflito foi originário de fatores de

No desenvolvimento do Balanced Scorecard (BSC), uma organização pública de ensino superior decidiu desenvolver ações estratégicas relacionadas ao foco de sustentação de sua capacidade de mudar e melhorar constantemente.

Essas ações, em função do foco escolhido, estariam associadas à dimensão do BSC denominada

Toda semana o diretor da empresa reúne seus subordinados e os informa a respeito do atingimento das metas estratégicas. Além disso, toda semana a direção envia newsletters para os funcionários a partir do correio eletrônico da empresa, com comentários a respeito do desempenho de cada setor.

Esses são exemplos de ações de comunicação que utilizam o canal de comunicação formal

O chefe reuniu a equipe para a fixação de metas para a venda de cursos de especialização 2020, e disse: “Quero que todos se esforcem ao máximo para aumentar significativamente o nosso faturamento no próximo ano.”

Alguns funcionários acharam que não foi fornecida uma referência útil para administrar a motivação da equipe porque, segundo a teoria de fixação de objetivos,

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