
Considerando o tema tratado no texto precedente e os debates que lhe são pertinentes, julgue o item a seguir.
A despeito da desconfiança de parte da sociedade em relação aos resultados da promulgação da Lei n.º 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, atualmente sua relevância é reconhecida tanto no que se refere ao quantitativo de acesso à educação superior quanto no que diz respeito ao debate qualitativo do enfoque das áreas de conhecimento.
Julgue os itens seguintes, considerando o Currículo de Pernambuco para o ensino médio e metodologias de ensino da sociologia.
O currículo por área de conhecimento suscita a ideia de articulação e de não fragmentação dos processos de conhecimento, das competências e das habilidades do ensino médio.
Conforme as competências específicas dispostas no Currículo de Pernambuco para a área de ciências humanas e sociais aplicadas, espera-se que o estudante
esteja apto a interpretar as relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
Julgue o próximo item, em relação à metodologia do ensino da sociologia para o ensino médio.
O conhecimento e o reconhecimento de direitos e deveres é uma das faces das práticas pedagógicas que envolvem o ensino da sociologia.
Com relação à didática na formação do professor, julgue o item a seguir.
A didática é uma disciplina prática, sem interseção com as disciplinas teóricas.
Com relação à didática na formação do professor, julgue o item a seguir.
A dinâmica da relação professor-estudante é fundamental para a ação didática.
A sociologia surgiu no final do século XIX, quando se tentava compreender a transição da sociedade tradicional para uma ordem social moderna. A respeito de aspectos relativos à sociologia como ciência, julgue o item que se segue.
Na Alemanha e na França, criaram-se duas abordagens distintas para a sociologia: enquanto Durkheim buscava leis coercitivas e exteriores aos indivíduos, Weber buscava compreender os sentidos que os agentes atribuíam às próprias ações.

O cartunista André Dahmer é conhecido pelo uso da ironia em seus trabalhos, voltados a uma crítica à homofobia, à xenofobia e a outras formas de discriminação. Com base na tirinha
precedente, de André Dahmer, e na teoria sociológica clássica, julgue o seguinte item.
Na tirinha, a separação entre mundo objetivo e mundo subjetivo pode ser depreendida da representação da aparência exterior do personagem que fala no segundo quadrinho em comparação com sua subjetividade interior, ilustrada no terceiro quadrinho.

Considerando o assunto do texto apresentado e aspectos a elerelacionados, julgue o item a seguir.
Durkheim, no diagnóstico que fazia de seu tempo, notava o risco da anomia social em uma possível ascensão desenfreada do individualismo.

Tendo como referência a tela apresentada, intitulada Trabalhadores no eito, de Lula Cardoso Ayres, e os aspectos sociológicos que ela suscita, julgue o seguinte item.
A estrutura social baseada em grupos de status (senhores e escravos), engendrada durante o período escravocrata, deixou de existir no Brasil, uma vez que a sociedade brasileira não mais se organiza por grupos de status, mas, sim, por classes sociais.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir.
Na sociologia das relações de gênero, está estabelecido que é necessário investigar, separadamente, cada fator que contribui para a violência.

A partir do texto precedente, julgue o próximo item.
Na relação entre ética protestante e espírito do capitalismo, elaborada por Max Weber, em sua obra clássica, pressupõe-se a prática religiosa como elemento fundador do capitalismo.

A partir das reflexões apresentadas no texto precedente, julgue o próximo item.
A “reivindicação do ‘direito à diferença’”, mencionada no texto e presente nos embates sociológicos atuais, está centrada, em especial, na maneira como os novos e os velhos movimentos sociais estão dando continuidade a uma disputa emanada da posição conservadora.

Considerando o tema tratado no texto precedente e os debates que lhe são pertinentes, julgue o item a seguir.
Ainda que não constituam uma instância de enfrentamento da discriminação racial, as políticas de ação afirmativa representam um poderoso instrumento de luta contra as desigualdades sociais, pois contribuem para o aumento das oportunidades de acesso da população negra à educação formal.
Julgue os itens seguintes, considerando o Currículo de Pernambuco para o ensino médio e metodologias de ensino da sociologia.
A sociologia no ensino médio possibilita a criação de condições intelectuais para o desenvolvimento da personalidade do estudante, o que se pode denominar de ação reprodutora.