
Tendo como referência a tela apresentada, intitulada Trabalhadores no eito, de Lula Cardoso Ayres, e os aspectos sociológicos que ela suscita, julgue o seguinte item.
Os trabalhadores rurais pernambucanos foram tão constrangidos pelas condições precárias de existência que deixaram de ser criativos em termos culturais e de estilos de vida.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir.
O papel do Estado no que se refere à compreensão sociológica dos efeitos de migrações internacionais, notadamente as que se caracterizam pelo refúgio, é de caráter marginal.

A partir do texto precedente, julgue o próximo item.
O fato de se atribuir um lugar de maior civilidade às mulheres contribui para que elas se tornem, frequentemente, alvos de outros tipos de violência.

A partir das reflexões apresentadas no texto precedente, julgue o próximo item.
A preocupação com a diferença, presente na agenda contemporânea, está associada à defesa do indivíduo e, assim, remete às bases conservadoras em termos políticos.

Considerando o tema tratado no texto precedente e os debates que lhe são pertinentes, julgue o item a seguir.
Em uma dicotomia como a citada no texto, as variáveis devem ser compreendidas de modo separado, ou seja, cada uma delas deve ser considerada isoladamente.
Julgue os itens seguintes, considerando o Currículo de Pernambuco para o ensino médio e metodologias de ensino da sociologia.
Estimula-se o ensino de sociologia mais criativo e produtivo para o estudante do ensino médio, com base na perspectiva educacional freireana, ou seja, uma perspectiva eminentemente transdisciplinar.
Conforme as competências específicas dispostas no Currículo de Pernambuco para a área de ciências humanas e sociais aplicadas, espera-se que o estudante
habilite-se a produzir soluções ancoradas na verdade científica absoluta, para a promoção da igualdade social.
Julgue o próximo item, em relação à metodologia do ensino da sociologia para o ensino médio.
Conforme a Base Nacional Comum Curricular (2018), o conhecimento técnico e o conhecimento sociológico são excludentes, devendo-se priorizar o primeiro em detrimento do pensamento filosófico e social.
A sociologia surgiu no final do século XIX, quando se tentava compreender a transição da sociedade tradicional para uma ordem social moderna. A respeito de aspectos relativos à sociologia como ciência, julgue o item que se segue.
Tanto Durkheim quanto Simmel se esforçaram para institucionalizar a sociologia em seus respectivos países e foram bem-sucedidos nisso, na medida em que fundaram cátedras, revistas e grupos de orientandos.

O cartunista André Dahmer é conhecido pelo uso da ironia em seus trabalhos, voltados a uma crítica à homofobia, à xenofobia e a outras formas de discriminação. Com base na tirinha
precedente, de André Dahmer, e na teoria sociológica clássica, julgue o seguinte item.
A estratificação social, tal qual pensada por Marx, está explícita na tirinha, na medida em que cada personagem possui uma classe e um grupo de estamento específicos.

Considerando o assunto do texto apresentado e aspectos a elerelacionados, julgue o item a seguir.
Weber propunha uma análise de interseccionalidades ao articular classe e grupos de status para descrever a estrutura social.

Tendo como referência a tela apresentada, intitulada Trabalhadores no eito, de Lula Cardoso Ayres, e os aspectos sociológicos que ela suscita, julgue o seguinte item.
A condição de trabalhador do eito, na economia do açúcar, é uma condição de classe, em termos marxistas, e uma condição de status, em termos weberianos.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir.
As relações de intimidade humana, apesar de estarem, em tese, estruturadas a partir dos afetos, não constituem fator impeditivo para o exercício da violência.

A partir do texto precedente, julgue o próximo item.
A naturalização de atos violentos pode ser interpretada, à luz da teoria sociológica de Émile Durkheim, como um fato social de caráter patológico e, portanto, sua superação depende da normalização da sociedade.

A partir das reflexões apresentadas no texto precedente, julgue o próximo item.
Dado o amplo arcabouço de perspectivas em que se discute, hoje, a diversidade cultural e étnica, percebe-se que a defesa da diferença constitui agenda incontroversamente assumida pelo espectro político associado à esquerda e rechaçada pelo espectro conservador.