Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 55 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Com base nas competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental para o componente curricular arte, julgue o seguinte item

Durante os anos finais do ensino fundamental, não convém que o estudante problematize os aspectos históricos e sociais da produção artística.

Julgue os itens subsequentes, em relação às competências e habilidades previstas no Currículo de Pernambuco para o componente curricular arte nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.

Espera-se que o estudante adquira, durante o ensino médio, a habilidade de identificar e vivenciar as características das produções artísticas e dos movimentos culturais de Pernambuco.

Com relação à didática na formação do professor, julgue o item a seguir.

A dinâmica da relação professor-estudante é fundamental para a ação didática.

Com referência às informações apresentadas no texto e tendo em vista a relação entre a modalidade de ensino EJA e o ensino da arte, julgue o item a seguir.

O ensino da arte na EJA circunscreve-se às particularidades de cada grupo de frequentadores dessa modalidade de ensino

Considerando a imagem e as informações precedentes, julgue o item subsequente.

A intervenção urbana Cegos é composta por participantes de diferentes linguagens artísticas.

Tendo como referência a imagem e as informações apresentadas, julgue o item que se segue.

O papangu é um personagem típico das festas juninas do interior pernambucano.

A respeito do assunto abordado no texto anterior, julgue o item subsecutivo.

A preservação do Sítio Arqueológico da Pedra do Tubarão permite a proteção da memória e história indígenas.

A distinção entre arte erudita e arte popular é uma convenção social, porque, além de expressar uma diferença de forma ou conteúdo, indica um julgamento estético com relação ao padrão de gosto e de reconhecimento social daqueles que produzem e(ou) apreciam determinadas manifestações artísticas.

Toda manifestação artística de vanguarda é necessariamente uma ruptura de descontinuidade, de modo que não tem implicações com a tradição nem com a criação de legados para as futuras gerações.

A influência da religiosidade caracteriza a produção artística barroca, seja como estratégia de promoção da fé católica, seja como mecanismo de catequização e colonização do Novo Mundo.

Considerando os movimentos artísticos do século XX no Brasil, julgue o item a seguir.

Autor da obra O Teatro do Oprimido, Augusto Boal unia arte e política, levando questões sociais para o palco dos teatros

Com base nas competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental para o componente curricular arte, julgue o seguinte item

Durante os anos iniciais do ensino fundamental, é desnecessário que o estudante experimente diferentes ritmos de movimento na construção do movimento dançado.

Julgue os itens subsequentes, em relação às competências e habilidades previstas no Currículo de Pernambuco para o componente curricular arte nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.

Espera-se que o estudante, nos anos finais do ensino fundamental, adquira a habilidade de relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

Com referência às informações apresentadas no texto e tendo em vista a relação entre a modalidade de ensino EJA e o ensino da arte, julgue o item a seguir.

Na EJA, o ensino da arte pode ser adequado à recuperação da autoestima de grupos minoritários.