O Manifesto Antropófago ignora a tradição dos povos indígenas como referência cultural para a consolidação de uma estética nacional brasileira.
Uma das músicas-símbolo do Tropicalismo é Alegria, Alegria, presente no disco Caetano Veloso, de 1968, e que, ao afirmar “Caminhando contra o vento/Sem lenço nem documento/No sol de quase dezembro/Eu vou/(...)/Por entre fotos e nomes/Sem livro e sem fuzil/Sem fome, sem telefone/No coração do Brasil”, pode ser considerada um hino de resistência e denúncia ao momento político brasileiro.
Julgue o próximo item, relativos à Semana de Arte Moderna de 1922.
A artista Anita Malfatti, que fazia parte do Grupo dos Cinco, expôs diversos trabalhos na Semana de Arte Moderna de 1922
Com base nas competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental para o componente curricular arte, julgue o seguinte item
A compreensão das linguagens do cinema e do audiovisual não é competência prevista pela BNCC do ensino fundamental para o componente curricular arte, por ser considerada incompatível com a faixa etária dos estudantes nessa etapa de ensino.
Julgue os itens subsequentes, em relação às competências e habilidades previstas no Currículo de Pernambuco para o componente curricular arte nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.
Espera-se que o estudante adquira, durante o ensino médio, a habilidade de identificar e vivenciar as características das produções artísticas e dos movimentos culturais de Pernambuco.
No que diz respeito à relação professor-estudante no ambiente educativo, julgue o item subsecutivo.
A função docente requer um distanciamento emocional que garanta a autoridade do professor no contexto da sala de aula.
A busca por uma identidade cultural nacional brasileira caracteriza o Modernismo paulista, o Movimento Armorial, o Tropicalismo e também o Barroco.

Com referência às informações apresentadas no texto e tendo em vista a relação entre a modalidade de ensino EJA e o ensino da arte, julgue o item a seguir.
O ensino da arte na EJA pode promover vivências e Dsubjetividades por meio de experiências artísticas.

Considerando a imagem e as informações precedentes, julgue o item subsequente.
Na intervenção urbana Cegos, os olhos vendados representam um convite à reflexão sobre a vida por meio de experiência estética.

A respeito do assunto abordado no texto anterior, julgue o item subsecutivo.
As pinturas encontradas no Cemitério do Caboclo estão gravadas em rochas.

A respeito do assunto abordado no texto anterior, julgue o item subsecutivo.
As figuras geometrizadas são um padrão das pinturas corporais dos indígenas.
O Modernismo é uma tendência estética de vanguarda artística, mas, no Brasil, caracterizou-se como uma manifestação conservadora em função das heranças coloniais escravocratas.
No texto em consideração, a importante referência feita por Tom Zé a Augusto Boal é exemplo de como artistas de diferentes linguagens inspiram-se nas realizações uns dos outros; nesse caso, as confluências são entre as linguagens artísticas de diferentes mídias: a música e o teatro.
A convergência entre mídias e linguagens artísticas é uma característica do Barroco que ainda repercute nas esculturas e pinturas acopladas à arquitetura sacra.
Julgue o próximo item, relativos à Semana de Arte Moderna de 1922.
O Manifesto Antropófago, escrito por Oswald de Andrade, foi publicado antes de 1922 e serviu de base teórica para as manifestações artísticas da Semana de Arte Moderna de 1922.