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Conforme a Resolução CNE/CEB nº 4, de 02 de outubro de 2009, a Educação Especial se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o Atendimento Educacional Especializado como parte integrante do processo educacional. De acordo com esta afirmação, analise as sentenças a seguir sobre o público-alvo do Atendimento Educacional Especializado e assinale a alternativa correta:

I - Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.

II - Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.

III - Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

IV - Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de curto prazo, somente de natureza física. 

A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades. Sobre a Educação Especial na Educação Infantil, é incorreto afirmar que:

Das alternativas, abaixo, qual não está de acordo com esta Declaração de Salamanca (1994)?

Como a Educação Inclusiva entende a escola?

Qual alternativa não está de acordo com a educação escolar no atendimento educacional especializado, para os alunos com altas habilidades/superdotação?

A Educação Especial, na modalidade de Educação de jovens e adultos e educação profissional, possibilita:

Para atuar, na Educação Especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. Sobre a formação do professor para atuar na Educação Especial, é correto afirmar que:

Qual alternativa não está de acordo com a educação escolar no atendimento educacional especializado, para os alunos com deficiência visual?

Qual alternativa não está de acordo com a educação escolar, no atendimento educacional especializado, para os alunos com deficiência intelectual? 

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando que os sistemas de ensino garantam, exceto

Com relação aos Marcos Políticos Legais da Educação Especial, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Houve considerável avanço nos últimos anos no que tange à efetivação do direito de todos à educação.

II – O Brasil é signatário da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

III – O documento reconhece que a educação especial é fruto da obra de dois importantes teóricos: Mautier e Di Laggio. 

De acordo com a Declaração de Salamanca (1994) uma Pedagogia centrada, na criança, é aquela que:

Qual alternativa não está de acordo com a educação escolar, no atendimento educacional especializado, para os alunos com deficiência física neuromotora?

Na Educação Superior, a transversalidade da educação especial se efetiva por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a participação dos alunos. Estas ações envolvem:

Qual alternativa não está de acordo com a educação escolar, no atendimento educacional especializado, para os alunos surdos?

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