Com relação aos alunos com transtornos globais de desenvolvimento, o atendimento pedagógico especializado em salas de recursos multifuncionais requer que seja complementado, quando necessário, por atendimento multiprofissional, visando compor uma rede de apoio ao aluno, à família e à escola. Sobre os profissionais que atuam no atendimento multiprofissional é correto afirmar que:
Observe a tirinha a seguir, extraída de
A cultura surda engloba possibilidades e elementos próprios da vida dos sujeitos que se reconhecem como surdos, abrangendo não apenas aspectos mais corriqueiros da vida de cada um, mas também o grupo social que constituem. Conhecer a cultura dos surdos e repassar este conhecimento às crianças é crucial para a inclusão dos surdos no ambiente escolar. Para tanto, a escola poderá contar com profissionais de apoio pedagógico especializado. Relacione a segunda coluna, de acordo com a primeira e, em seguida, assinale a alternativa que corresponde corretamente a essa relação feita.
(1) professor de apoio fixo.
(2) professor itinerante.
(3) professores intérpretes.
(4 ) salas de recursos
(5) equipes multidisciplinares.
(6) escolas especiais.
( ) profissional bilíngue (língua de sinais e língua portuguesa) que atua na interpretação/tradução dos conteúdos curriculares e atividades acadêmicas, envolvidas na escola. Sua função principal é a de permitir o acesso às informações veiculadas, principalmente, em sala de aula, no mesmo nível e complexidade que as recebem os demais alunos.
( ) profissional especializado que presta apoio às escolas, periodicamente, realizando orientações sobre as adequações curriculares necessárias aos alunos surdos (metodologia, recursos e estratégias, avaliação...).
( ) profissional especializado, que presta atendimento integral às turmas do ensino comum em que estiverem matriculados alunos surdos. Pode estar vinculado à sala de recursos, dispondo, em seu cronograma, de horários para este atendimento. ( ) profissionais que prestam atendimento complementar ao atendimento educacional, ofertado pelos Centros de Atendimento Especializado, públicos e privados, ou escolas especiais.
( ) ofertam serviços especializados de natureza terapêutica e assistencial, em período contrário ao ensino comum. ( ) classes que funcionam em período contrário ao do ensino comum, organizadas com recursos e materiais adequados à complementação da escolarização dos alunos, com professor especializado e bilíngue.
“Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e outros, que implicam em transtornos funcionais específicos, a educação especial atua” (BRASIL, 2010):
A Educação Especial, na educação indígena, do campo e quilombola deve assegurar que:
Na perspectiva da inclusão escolar, o professor da Educação Especial não é mais um especialista em uma área específica. Suas atividades desenvolvem-se, preferencialmente, nas escolas comuns, cabendo-lhes, no atendimento educacional especializado aos alunos, público-alvo da educação especial, algumas atribuições. Das alternativas abaixo, qual não corresponde a uma atribuição do professor de Educação Especial?
Das alternativas, abaixo, qual não está de acordo a proposta de uma escola inclusiva?
Segundo a Resolução Nº 4, De 2 De Outubro De 2009, que Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, o AEE (Atendimento Educacional Especializado) tem como função: