Como se sabe, a avaliação envolve um processo maior do que lançar notas, quantificar erros e acertos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome da concepção de ensino e aprendizagem que compreende o conhecimento como algo quantificável:
No que se refere ao espaço físico e materiais, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Os materiais constituem um instrumento importante, porém, somente para a socialização da criança, não contribuindo significativamente para seu desenvolvimento cognitivo.
II – O espaço na instituição de Educação Infantil deve propiciar condições para que as crianças possam usufrui-lo em prol de seu desenvolvimento e aprendizagem.
III – Materiais, brinquedos e o espaço físico são elementos passivos no processo educacional.
No que se refere à organização da Educação Infantil, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.
II – Considera-se Educação Infantil em tempo parcial a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
III – A frequência na Educação Infantil é prérequisito para a matrícula no ensino fundamental.
No que se refere à função social da escola, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Os professores e diretores precisam responder às necessidades diversas de seus alunos e famílias.
II – As escolas públicas têm apenas uma missão e selecionam as famílias que aceitam tal missão.
III – As escolas públicas devem contribuir para a construção de cidadãos competentes, tolerantes e ativos.
No que se refere ao documento “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais da Criança”, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Os adultos não propõem brincadeiras às crianças.
II – A rotina das creches é inflexível.
III – As meninas podem participar de jogos como correr e pular, por exemplo.
No que se refere ao documento “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais da Criança”, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Deve-se manter contato com a família quando uma criança está doente e não pode comparecer à escola.
II – Acompanha-se o crescimento e o desenvolvimento físico das crianças.
III – O cuidado com a higiene impede a criança de brincar e se divertir.
No que se refere ao documento “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais da Criança”, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O lixo das crianças é recolhido semanalmente.
II – A programação da saúde dá especial atenção à comunicação entre a família e a creche.
III – As creches dispõem de água potável.
No que se refere ao processo de alfabetização, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a
alternativa correta:
I – Existem alguns fatores fundamentais no processo de aquisição da leitura e escrita, como
os fatores cognitivos que estão relacionados com a percepção, a atenção e a memória.
II – O ambiente social da criança também é relevante, pois uma atmosfera letrada, com
estímulo de jornais, revistas e livros, é fator positivo.
III – Para aquisição da leitura, a criança deve diferenciar visualmente as letras e saber que
cada símbolo corresponde a um determinado som.
Como se sabe, os Municípios têm algumas incumbências a cumprir no que se refere à educação pública e gratuita. Sobre o assunto, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Optar pela integração ao sistema estadual de ensino e compor juntamente com este um sistema único de educação básica.
II – Oferecer com prioridade a educação infantil e o ensino fundamental.
III – Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental.
De acordo com o artigo 26 da Lei n. 9.394/1996, é obrigatório(a) nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados:
No que se refere ao processo de alfabetização, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – No processo da leitura, para que a mesma seja adquirida pela criança, é necessário, além
da capacidade de simbolização, a capacidade de memorização e acuidade visual, coordenação ocular, noção de lateralidade, além de orientação espacial e temporal.
II – No processo de escrita são importantes a coordenação motora fina, boa coordenação óculo-manual, orientação espacial-temporal e bom esquema corporal.
III – Quando a criança apresenta o desenvolvimento psicomotor comprometido em algum aspecto, poderá ter dificuldade na aquisição da leitura e escrita.
No que se refere ao documento “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais da Criança”, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – As crianças são chamadas pelos seus nomes ou, se preferirem, por seus apelidos.
II – Procura-se saudar e se despedir das crianças individualmente.
III – Procura-se corrigir as variações de humor das crianças.
No que se refere à Lei n. 9.394/1996, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Dependendo da escolarização anterior, o poder público criará formas alternativas de acesso aos diferentes níveis de ensino, de modo a garantir o cumprimento da obrigatoriedade de ensino.
II – As instituições de educação profissional e tecnológica poderão oferecer cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula necessariamente ao nível de escolaridade.
III – A consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento é uma diretriz observada pelos conteúdos curriculares da educação básica.