Leia o seguinte texto, para responder a questão.
Veja algumas características:
1) Conveniência: Sempre que precisar você tem poder de compra.
2) Segurança: É muito mais seguro carregar um cartão de crédito.
3) Emergência: Pode ser útil se você passar por uma situação emergencial.
4) Prêmios: Alguns cartões de crédito oferecem prêmios, descontos, bônus, milhas.
5) Facilidade: Com o cartão de crédito tudo é fácil, inclusive gastar além da conta.
6) Fraude: São inúmeras as histórias que escutamos sobre como os cartões de crédito são clonados.
São desvantagens do cartão de crédito:
Leia o trecho a seguir:
Sobre as transformações a que fazem referência as autoras desse trecho é correto citar, EXCETO:
O Decreto de Lei nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, traz importantes conquistas para a comunidade surda e para a profissão de tradutor e intérprete de Libras no Brasil. É previsto no referido decreto, EXCETO:
Daniel Gile (1995, 1997, 1999) afirma, que durante uma tarefa de interpretação simultânea, o intérprete lida com quatro tipos de esforços distintos, a saber: esforço de compreensão, esforço de memória, esforço de produção e esforço de coordenação. Sobre o Modelo dos Esforços, é INCORRETO afirmar que
Leia o trecho abaixo:
No que tange à questão da modalidade, é preciso considerar as diferenças entre a Libras e a Língua Portuguesa. É correto apontar as seguintes diferenças entre essas línguas, EXCETO:
Leia o excerto a seguir:
Conforme nos relata Rigo (2015), é crescente a demanda dentro das universidades do trabalho de tradução da Libras para o português escrito. Sobre essa nova atuação, é INCORRETO afirmar que
Observe a imagem a seguir e marque a alternativa INCORRETA:
As proposições a seguir se relacionam diretamente às circunstâncias da promulgação, pelo Ministério do Interior da França, em 1841, das “Instruções para a ordenação e classificação dos arquivos departamentais e comunais”. Analise as proposições e assinale “V” para verdadeira ou “F” para falsa
( ) As chamadas Instruções para a ordenação e classificação dos arquivos departamentais e comunais visavam a corrigir a prática descontextualizadora de organização dos arquivos.
( ) Anterior à publicação das Instruções, sob a influência dos historiadores, os documentos eram organizados em grandes temas, de tal maneira que o documento de arquivo era considerado por seu valor intrínseco, independente de seu contexto.
( ) A partir das Instruções para a ordenação e classificação dos arquivos departamentais e comunais, a organização dos documentos deveria seguir respeitando a natureza do suporte, independente de seu contexto.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
Leia o texto a seguir.
Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas.
Sobre a atividade de descrição de documentos dos arquivos permanentes, é INCORRETO afirmar que
Considerando que as normas de descrição arquivística NOBRADE e ISAD(G), possuem pressupostos básicos em comum, mas que as suas estruturas não são idênticas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.
Leia o texto a seguir.
De acordo com a publicação e-arq Brasil (CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS, 2011, p. 22-25), os oito passos são: (1) levantamento preliminar; (2) análise das funções, das atividades desenvolvidas e dos documentos produzidos; (3) identificação das exigências a serem cumpridas para a produção de documentos; (4) avaliação dos sistemas existentes; (5) identificação das estratégias para satisfazer as exigências a serem cumpridas para a produção de documentos arquivísticos; (6) projeto do sistema de gestão arquivística de documentos; (7) implementação do sistema de gestão arquivística de documentos e (8) monitoramento e ajuste.
I. Consiste em identificar e registrar atos normativos, legislação, regimento e regulamento.
II. Implica numa apreciação geral dos pontos fortes e fracos das práticas de gestão de documentos existentes no órgão ou entidade.
III. Possibilita a partilha de dados de autoridade padronizados, permitindo a produção e a integração de descrições sobre as intervenções ou tentativas de intervenção no documento arquivístico.
IV. Objetiva gerar o conhecimento necessário sobre a missão, a estrutura organizacional e o contexto jurídico-administrativo no qual o órgão ou entidade opera, de forma que se possam identificar as exigências para produzir e manter documentos.
A respeito do passo 1, levantamento preliminar, analise as afirmativas abaixo.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS
As proposições abaixo se relacionam à diplomática e a arquivologia, e estão de acordo com o pensamento de Rondinelli (2013), exceto:
O título da manchete procurou chamar a atenção do leitor utilizando-se de