Sobre jornalismo de televisão, rádio e jornal, o fundamental, na televisão, é a imagem, pois a palavra, embora também seja importante, é um suporte para enriquecer e dar sentido à informação visual, sendo que a televisão mostra a notícia, ao contrário do rádio e do jornal, que se limitam a contar o que aconteceu, e o jornalista tem que evitar a redundância.
Os elementos que compõem o conteúdo do jornalismo online são os tradicionalmente utilizados na cobertura impressa – textos, fotos e gráficos.
Base da atividade do repórter, a pauta é encarada como uma imposição e representa, na realidade, um direcionamento por onde deve ser realizado todo o trabalho jornalístico.
As informações científicas são do interesse restrito da comunidade científica.
A organização e o desenvolvimento do sistema de mídia dependem, em larga medida, da forma como os usuários dela se apropriam socialmente, e não apenas de como as empresas de mídia e o Estado organizam a comunicação.
De acordo com Mário Erbolato (2001), no livro "Técnicas de Codificação em Jornalismo", fontes podem ser fixas e fora de rotina, sendo que as primeiras são aquelas às quais o informativo recorre todos os dias, embora nem sempre forneçam assuntos de muito interesse, e as segundas, as que são procuradas excepcionalmente, quando o esclarecimento do fato exige.
Segundo Fernando Firmino da Silva (2008), “a edição é um dos processos mais complexos no jornalismo e exige sólido conhecimento teórico e prático para a sua execução”. Com base nessa citação do autor é correto afirmar que a diversidade de plataformas para distribuição de conteúdos jornalísticos, principalmente os dispositivos móveis, são o principal fator que torna a edição mais complexa.
Segundo Marx, a mais-valia é produzida quando o trabalho excedente é apropriado pela classe trabalhadora.
Na década de 1970, entre os novos processos de trabalho que emergem nos países capitalistas avançados, destaca-se o fordismo.
A Lei Eloy Chaves, em 1923, constituiu uma das primeiras formas do sistema de seguro social brasileiro.
A emergência do Serviço Social como profissão, de acordo com Paulo Netto, deve ser compreendida pela evolução histórica da filantropia.
Segundo Paulo Netto, a Renovação do Serviço Social apresenta três direções: a perspectiva modernizadora, a reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura.
As ações afirmativas assumem diferentes desenhos, sendo um dos mais expressivos o sistema de cotas que estabelece um determinado número ou percentual a ser ocupado, em área específica, por grupo definido.
No caso de constatação de inadequações quanto às condições éticas, físicas e técnicas para o exercício da sua atividade profissional, o(a) Assistente Social deve informar, por escrito, à instituição ou ao órgão em que trabalha acerca das inadequações, sugerindo alternativas para melhoria dos serviços prestados.
As políticas sociais, no Brasil, são derivadas da ampliação das políticas sociais desenvolvidas nos países do capitalismo central.