Schellenberg esteve, a partir da década de 1950, no epicentro das discussões sobre os rumos da arquivística nos Estados Unidos e nos demais países que pudessem sofrer alguma influência do modelo norte-americano, e a partir da sua obra Arquivos Modernos é que a arquivística mais tradicional começou a perceber a necessidade de tratar os arquivos ativos e semiativos sem a paixão do autor norte-americano, não havendo exagero em afirmar que há uma arquivística antes e outra depois de Schellenberg, em que pese à tentativa do autor de se situar no seio da teoria tradicional, e que há, em sua obra, incentivos de se separar os records managers dos archivists.
O controle é a última etapa do processo administrativo e compete-lhe medir e avaliar o desempenho da organização, ou do sistema, ou do serviço, analisando as informações coletadas e adotando as ações corretivas adequadas, sem o qual fica difícil manter a qualidade dos serviços e dos produtos de uma organização, colocando em risco o seu êxito. Assim, o controle de processo é a base para a qualidade em uma organização, com exceção das unidades documentárias, como arquivos e bibliotecas, que obedecem a outras regras.
Atualmente, o universo digital transforma os conceitos da preservação tradicional, visto que, em vez de garantir a integridade física do objeto, passa a privilegiar a integridade intelectual como sua característica principal, sendo que essa integridade refere-se aos programas e softwares que devem manipular a informação digital.
No que diz respeito à Dívida Fundada, o montante global das Operações de Crédito por Antecipação de Receita (ARO’s) realizadas em um exercício financeiro não poderá ser superior a 25% (vinte e cinco por cento) da Receita Corrente Líquida.
À luz do enfoque patrimonial da contabilidade pública, a entidade irá apurar uma variação patrimonial aumentativa de R$450,00
O Engenheiro de Minas Henri Fayol (1841-1925) foi o primeiro a propor a organização da empresa por funções.
Eficácia é a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos.
A missão da organização aponta sua razão de existir, é essencial e importante; logo toda organização possui uma missão.
A motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente.
Toda organização possui fluxos de comunicações descendentes (aquelas que fluem de cima para baixo), ascendentes (aquelas que fluem de baixo para cima) e laterais (aquelas que fluem no sentido horizontal).
É mais comum encontrar em uma organização estruturada por funções a presença das funções logísticas, patrimoniais, materiais e individuais.
Um dos grandes idealizadores e disseminadores das práticas de aprendizagem organizacional foi Henry Mintzberg (1939).
A doutrina do interesse do acionista propõe que as empresas tenham, primordialmente, obrigações com seus acionistas, tendo o compromisso de maximizar o lucro.
A um gerente de TI foi solicitado que fizesse a definição de níveis de serviços (SLA) com relação aos serviços prestados pela TI a uma determinada organização, pois, considerando que o COBIT aborda a visão dos níveis de serviço com relação à estratégia do negócio e não trata de SLA, a decisão correta é utilizar o ITIL como referência.
A agilidade e a rapidez de atuação das assessorias dos órgãos federais devem ser bem maiores, já que o governo não fecha depois das cinco ou seis horas da tarde: as autoridades e, da mesma forma, seus assessores estão 24 horas no ar.