As metodologias ativas de aprendizagem da língua inglesa visam
A “Revolução Verde” alavancou o avanço da agropecuária sobre áreas antes vistas como inaptas para cultivos pela adoção de fertilizantes, corretivos, genética entre outras tecnologias; ao mesmo tempo em que incrementou exponencialmente a produtividade das áreas tradicionalmente cultivadas.
Esse conjunto de transformações
Considere as seguintes afirmações:
I. Os desmatamentos atuais refletem o avanço das frentes pioneiras no espaço agropecuário, ampliando e interiorizando as áreas antropizadas.
II. Praticamente toda atividade de mineração implica supressão de vegetação ou impedimento de sua regeneração. Em muitas situações, o solo superficial de maior fertilidade é também removido, e os solos remanescentes ficam expostos aos processos erosivos que podem acarretar em assoreamento dos corpos d’água do entorno.
III. No início da década de 2010, foi criado o Sistema de Unidades de Conservação, de âmbito estadual e que visa a proteção de extensas áreas da Amazônia Legal.
Está correto o que se afirma APENAS em
Sobre a Cartografia, considere:
I. Um mapa dá uma imagem incompleta do terreno e mesmo o mais detalhado dos mapas é uma construção seletiva e uma simplificação da realidade.
II. Mapas topográficos têm por objetivo a representação da superfície terrestre no que se refere à posição, forma, dimensões e à identificação do terreno, com escalas variáveis entre 1 : 100 000 e 1 : 5 000 000.
III. Nenhuma projeção cartográfica pode ser, ao mesmo tempo, semelhante e equivalente.
Está correto o que se afirma APENAS em
Sobre Emendas Constitucionais, considere:
I. de no 14/1996 instituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).
II. de no 53/2006 instituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).
III. de no 59/2009 prevê a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos de idade.
IV. de nos 14/96 e 53/2006 criaram fundos contábeis e alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/1996).
Está correto o que se afirma APENAS em
Leia os textos abaixo.
1. Fica instituído o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo, que tem por objetivo viabilizar e fomentar o regime de colaboração entre a rede estadual e as redes municipais de ensino, a partir do diálogo permanente e ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e à melhoria dos indicadores educacionais dos alunos, das unidades de ensino e das referidas redes da educação básica no Espírito Santo [...]
2. O Ensino Fundamental, direito humano, social e público subjetivo, aliado à ação educativa da família e da comunidade, deve se constituir em tempo e espaço de formação para a cidadania indígena plena, articulada tanto ao direito à diferença quanto ao direito à igualdade.
3. Meta 7, Estratégia 7.1 − estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a base nacional comum dos currículos, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos(as) alunos( as) para cada ano do ensino fundamental e médio, respeitada a diversidade regional, estadual e local.
4. Artigo 1o − A presente Resolução e seu Anexo instituem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos no âmbito da Educação Básica escolar [...]
Os documentos normativos dos quais foram extraídos os textos 1, 2, 3 e 4 são, respectivamente:
Os temas integradores do Currículo do Espírito Santo são:
Tendo como referência a literatura atual sobre currículo, considere:
I. A finalidade do currículo prescrito é permitir que o professor escolha conteúdos, competências e habilidades que serão ensinados em aula, de acordo com a realidade dos alunos.
II. O currículo prescrito é o documento oficial obrigatório que determina o que deve ser trabalhado com os alunos, sem adaptações, no cotidiano da sala de aula.
III. O currículo prescrito é uma lista de temas e conteúdos publicada em forma de legislação para determinar o que o professor deve ensinar em sala de aula.
IV. O currículo prescrito é um conjunto de decisões normativas, fundamentadas por princípios educativos valorizados em um determinado sistema de ensino.
Está correto o que se afirma APENAS em
As teorias curriculares versam sobre a função e as perspectivas do currículo no contexto educacional. Elas dividem-se em tradicionais, críticas e pós-críticas. Maria do Socorro é pedagoga em uma escola que fica na região de Vitória. Para preparar a discussão sobre práticas curriculares que fará com os professores, ela analisou planejamentos de aula elaborados na escola e percebeu certa diversidade nas teorias curriculares que informam a prática dos professores:
Edgar é um professor de Ensino Fundamental I que, após 5 anos trabalhando em escolas privadas, resolveu fazer o concurso para ingressar na rede pública. Saindo-se bem nas provas do concurso e na avaliação dos títulos, foi selecionado para ser o novo pedagogo de uma Escola Estadual. Ao entrar na sala dos professores, em companhia da diretora escolar, para ser apresentado aos docentes que lá estavam, Edgar notou que havia na lousa a informação abaixo:
Ideb da escola: 5,8.
Ao questionar a diretora sobre o significado daquele aviso, recebeu a seguinte explicação:
O artigo no 12 da LDB vigente estabelece, em seu inciso I, que Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica. O processo de elaboração da proposta pedagógica da escola deve:
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.
Em relação ao assunto da própria crônica, o cronista ressalta seu caráter