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A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.

Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. MEC1SEESP 2007.

Com relação à educação inclusiva, abordada no texto acima, julgue os itens de 112 a 116

Os estudos mais recentes no campo da educação especial enfatizam que as definições e as classificações devem ser padronizadas e não contextualizadas, por caracterizar uma especificação do quadro de deficiência, transtorno, distúrbio, síndrome ou aptidão.

Com base nas disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF) acerca da educação, cultura e desporto, assim como na Emenda Constitucional (EC) n.° 53/2006, julgue os itens de 46 a 49.

A CF determina que os estados e o Distrito Federal (DF) apliquem, no mínimo, 25% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, em manutenção e desenvolvimento do ensino.

As teorias de Piaget e Vigotsky abordam o desenvolvimento mental do ser humano, contudo sob perspectivas diferentes. Enquanto Piaget adota um modelo biológico de desenvolvimento, Vigotsky enfatiza o modelo sociointeracionista. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

O uso do reforço positivo, na prática de ensino, é uma estratégia adotada pelos professores para aumentar a probabilidade de o aluno dar respostas de acordo com os objetivos esperados.

Julgue os itens que se seguem, relativos à avaliação escolar.

A atribuição de notas é preponderante na avaliação formativa.

Julgue os itens que se seguem, relativos à avaliação escolar.

A avaliação deve acontecer sempre ao final do conteúdo ministrado para que o professor possa descobrir o que o aluno não aprendeu.

Quanto aos instrumentos e aos objetivos da avaliação, julgue os itens subsequentes

A LDB recomenda que o professor escolha, logo no início do ano, o tipo de avaliação que utilizará ao final do conteúdo ministrado, pois, assim, garantirá a segurança dos resultados alcançados.

Acerca da relação educação e sociedade, julgue os itens a seguir.

Para Dewey, a escola deve assumir as características de uma comunidade democrática artificial na qual a criança aprenda, pela própria vivência, as práticas da democracia, habilitando-se a transferi-las, futuramente, em sua vida adulta, à sociedade democrática.

Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e a função social atribuída à escola, julgue os itens que se seguem.

Na concepção pedagógica de Paulo Freire, a educação é uma experiência de libertação humana que se realiza no diálogo crítico entre o educador e o educando.

Quanto à liderança e às relações humanas no trabalho, julgue os itens a seguir.

A liderança democrática contrapõe-se à liderança autoritária, sobretudo pela forma de condução compartilhada do processo decisório.

Considerando o planejamento como um processo de organização do trabalho escolar, julgue os próximos itens.

O projeto político-pedagógico de uma escola, além de ser um documento formal, deve explicitar o compromisso com a formação do cidadão com base em princípios de autonomia da escola, de solidariedade entre os agentes educativos e de estímulo à participação de todos em um projeto comum e coletivo.

Considerando o planejamento como um processo de organização do trabalho escolar, julgue os próximos itens.

A seleção de conteúdos deve estar vinculada aos objetivos propostos e à explicitação dos conhecimentos mais significativos a serem trabalhados em uma dada situação de aprendizagem.

Quanto aos cursos de educação profissional técnica de nível médio, julgue os próximos itens.

Em 2003, o Ministério da Educação retomou a discussão acerca da educação politécnica, compreendendo-a como uma educação que deixa explícita a dualidade entre cultura geral e cultura técnica para formação profissional em cursos técnicos específicos.

Os atuais marcos legais para oferta do ensino médio, consubstanciados na LDBEN, representam um divisor na construção da identidade da terceira etapa da educação básica brasileira. O grande avanço determinado por tais diretrizes consiste na possibilidade objetiva de pensar a escola a partir de sua própria realidade, privilegiando o trabalho coletivo.

Orientações curriculares para o ensino médio-vol.l Secretaria de Educação Básica Brasília: Ministério da Educação, 2006

A partir do texto acima, julgue os próximos itens, com relação às orientações curriculares para o ensino médio.

A finalidade do ensino médio é exclusivamente preparar mão de obra para as necessidades do mercado de trabalho.

Acerca do currículo básico da escola pública do estado do Espírito Santo, julgue os itens subsequentes.

Um projeto educacional cuja formação humana promova a construção do conhecimento, deve privilegiar o princípio da ciência em detrimento do trabalho e da cultura, pelo simples fato da sociedade contemporânea estar vivendo uma revolução tecnológica.

Acerca do currículo básico da escola pública do estado do Espírito Santo, julgue os itens subsequentes.

O currículo na escola, pensado a partir da valorização dos saberes e das práticas cotidianas não exclui a perspectiva dos programas e(ou) conteúdos de ensino no currículo escolar.

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