A avaliação educacional é um momento importante para que todos os participantes possam perceber seus avanços e os possíveis entraves no processo de aprendizagem. A avaliação em Educação Física escolar deve compreender essa possibilidade para além das quantificações e mensurações nas simples atribuições de notas. Avaliar é continuadamente perceber as nuances dos processos de ensino e aprendizagem e, para isso, deve ser realizada de forma continuada e contextualizada. Na área de Educação Física, pode-se perceber que nem sempre isso ocorreu; houve momentos em que os gestos esportivos ou a destreza motora foram paradigmáticos. A seguinte situação está de acordo com as tendências da avaliação na pespectiva crítico-social:
No terceiro parágrafo do Texto I, afirma-se ser um mito a ide ia de que a gramática não deve ser ensinada em sala de aula na abordagem ESP. Esse mito é justificado devido à
Afixos (sufixos e prefixos) são elementos que modificam as palavras e atribuem a elas determinadas classes morfológicas. Os sufixos -/y em "succinctly" (1 o Parágrafo) e -ing em "saying" (3° Parágrafo) atribuem aos termos 'succinct" e "say", respectivamente, as seguintes classes:
João, aluno do 2° ano, aprendeu com a professora, no primeiro bimestre, o conceito da soma. No terceiro mês do ano, mostrou à professora que já sabia fazer contas de multiplicação. Esta lhe perguntou como ele tinha aprendido e ele respondeu: "Com os colegas do meu prédio que já estão no 4° ano." Este episódio demonstra um conceito fundamental de Vygotsky, segundo o qual funções ainda não amadurecidas, mas já em processo de maturação, podem nascer com a ajuda de um professor ou de colegas mais capazes. A este fato Vygotsky (1989) chamou de: