O parágrafo abaixo dá início a um texto publicado na revista Galileu, edição de julho de 2017.
Especialistas sugerem que existe um horário ideal para se consumir café. Como explica o estudo, publicado no periódico Frontiers in Psychology, a cafeína pode ajudar a tornar sua memória mais eficiente, mas apenas se consumida nos horários certos. Numere os segmentos a seguir, determinando a sequência lógica desse texto.
( ) Esse cientista explicou como pessoas mais velhas eram afetadas positivamente pelo consumo da substância nos períodos da tarde, momento em que eles se sentiam mais cansados. Sherman se propôs então a verificar qual era o padrão em uma amostragem mais nova, já que, quando jovens, o ponto de menor disposição física das pessoas é pela manhã.
( ) O grupo da tarde, no entanto, não relatou grandes diferenças.
( ) A pesquisa, conduzida pela pós-doutoranda da Universidade de Boston, Stephanie Sherman, tinha como objetivo investigar as consequências que o café poderia ter em nossa memória. A especialista ficou intrigada com o assunto após observar os resultados obtidos por um outro pesquisador, Lee Ryan.
( ) Ela pediu para que um grupo de voluntários entre 18 a 21 anos comparecessem ao laboratório às sete da manhã e outro às duas da tarde, para um teste de memória. Antes de cada sessão, ela perguntava aos participantes o quão acordados eles se sentiam. Depois, eles recebiam um copo de café: metade recebia a substância pura e a outra recebia a versão descafeinada.
( ) Nenhum deles, porém, sabia dessa separação. Os resultados mostraram que o grupo da manhã que recebeu o café puro se beneficiou da ingestão de cafeína: não só relataram se sentirem mais despertos, como também apresentaram melhoras na memória.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo
O Decreto-Lei nº 243, de 28 de fevereiro de 1967, em seu art. 8º, estabelece que “a Cartografia Sistemática Terrestre Básica tem por fim a representação da área terrestre nacional, através de séries de cartas gerais contínuas, homogêneas e articuladas, nas escalas-padrão assim discriminadas: Série de 1:1.000.000, Série de 1:500.000, Série de 1:250.000, Série de 1:100.000, Série de 1:50.000 e Série de 1:25.000". Com base na articulação de folhas nas escalas definidas nesse decreto-lei, assinale a alternativa que apresenta: (a) a codificação da carta topográfica na escala 1:50.000 da região na qual encontra-se a localização cujas coordenadas geográficas são latitude 24°10'32" S e longitude 52°20'47" W; e (b) os limites geográficos dessa mesma carta.
Em relação à ampliação da escala de representação em trabalhos cartográficos, assinale a alternativa correta.
Um determinado sistema de coordenadas é adotado em função das atividades de engenharia a serem executadas. Dependendo da escala do mapeamento, o sistema de coordenadas UTM se torna inadequado, devido às distorções lineares provocadas, principalmente nos limites dos fusos UTM. Quanto aos sistemas de coordenadas UTM, LTM e RTM, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas:
( ) Enquanto o fuso UTM tem uma amplitude longitudinal de 6°, os fusos RTM e LTM têm, respectivamente, amplitudes longitudinais de 2° e 1°.
( ) O sistema LTM atende à necessidade do mapeamento urbano no que diz respeito à equivalência entre as distâncias medidas em campo e sua respectiva projeção na planta topográfica.
( ) Para escalas iguais ou maiores que 1:2.000, a distorção linear provocada pelo sistema LTM, mesmo no limite do fuso, é tão grande que não pode e nem deve ser desprezada.
( ) O sistema RTM, utilizado para evitar a transposição de fuso quando a região mapeada está próxima do limite de fuso LTM, tem os meridianos centrais localizados apenas nas longitudes pares.
( ) À origem do sistema UTM, para mapeamentos no hemisfério Sul, são atribuídos os valores de 500 km e 10000 km, enquanto para os sistemas RTM e LTM são atribuídos os valores de 300 km e 6000 km.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O nivelamento geométrico, pela sua praticidade, é um método muito empregado na determinação de diferenças de nível, tanto entre pontos da superfície do terreno como entre pontos localizados internamente às edificações (construção civil).
Considere o esquema apresentado abaixo, que representa um nivelamento geométrico por visadas extremas que emprega miras convencionais e miras invertidas.

Assinale a alternativa com os valores corretos das cotas dos pontos A, C e D.
Tanto as imagens fotogramétricas analógicas (câmeras analógicas) como imagens fotogramétricas digitais (câmeras digitais) possuem 4 tipos de resoluções, importantes aos trabalhos fotogramétricos. São elas: espacial, radiométrica, espectral e temporal. Em relação aos tipos de resolução das imagens fotogramétricas, as resoluções espacial e radiométrica apresentam diferenças, devido à solução tecnológica para obtenção das imagens (se analógica ou digital).
Levando em consideração o exposto, assinale a alternativa correta.
Identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas sobre as regiões do espectro eletromagnético:
( ) A região do infravermelho emissivo corresponde à predominância da energia emitida pelos corpos na Terra.
( ) A energia correspondente à região do ultravioleta é fortemente perturbada pela atmosfera.
( ) As micro-ondas não são utilizadas em Sensoriamento Remoto, somente em estudos da Astrofísica.
( ) A região do infravermelho emissivo também é denominada de infravermelho próximo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A maioria dos dados geoespaciais produzidos atualmente já se encontra no formato ArcGIS. Porém dados produzidos analogicamente (imagens de satélite, ortofotos e mapas em papel), mesmo após sofrerem um processo de transformação de formato (do analógico para o digital através da rasterização), necessitam ter sua referência geoespacial (coordenadas em relação a um referencial geodésico) determinada. A criação de feições vetoriais (pontos, linhas e polígonos) tendo como base tais dados rasterizados é uma atividade comum na engenharia. No que diz respeito ao processo de digitalização de feições sobre uma imagem de fundo, no ArcGIS, considere as seguintes afirmativas:
1.Esse processo é realizado através do ArcMap, em que um mapa, desenho, fotografia aérea, ortofoto ou imagem de satélite em formato raster é usado como base (fundo), e feições vetoriais, tais como rios, estradas e edificações, são traçadas com o auxílio do mouse sobre os objetos dessa base.
2.Quando imagens ou fotografias aéreas rasterizadas se encontram referenciadas espacialmente, ou seja, a extensão dessas imagens ou fotografias no espaço geográfico é conhecida, a digitalização de feições pode ser realizada utilizando-se apenas as ferramentas de edição do ArcCatalog.
3.Se produtos rasterizados não se encontram referenciados espacialmente, é necessário realizar esse procedimento, ou seja, georreferenciá-los. Essa atividade pode ser realizada por meio de ferramentas da barra de georreferenciamento que permitem associar posições bem definidas na imagem às suas coordenadas conhecidas (em relação a um referencial geodésico).
4.O georreferenciamento é realizado com a ajuda, entre outras, das ferramentas FIT TO DISPLAY, ADD CONTROL POINT, VIEW LINK TABLE, UPDATE GEORREFERENCING e RECTIFY.
5.A digitalização é realizada com a ajuda, entre outras, das ferramentas CREATE FEATURES, EDIT TOOL, SNAPPING, EXPLORE DATA, INTERPOLATION e AUTO ADJUST.
Assinale a alternativa correta.
Para que programas computacionais para Sistemas de Informações Geográficas (SIG) possam ser assim considerados, eles devem conter funções que permitam a realização de consultas e operações com dados geográficos, entre as quais: (1) mostrar as localizações das entidades do tipo A; (2) contar o número de ocorrências da entidade do tipo B a uma distância D da entidade do tipo C; (3) calcular a área e o perímetro de uma região geográfica. A respeito dessas operações e consultas, considere as seguintes afirmativas:
1.As operações (1) e (3) não exigem o armazenamento da topologia de polígonos.
2.Essas três operações são passíveis de serem realizadas com o SIG somente se houver o armazenamento da topologia de polígonos na estrutura de dados vetorial.
3.A única operação que exige o armazenamento da topologia de polígonos na estrutura de dados vetorial é a de número (2).
4.Se não houver o armazenamento da topologia de polígonos na estrutura de dados vetorial, nenhuma das operações pode ser realizada.
Assinale a alternativa correta.
O orçamento de capital dedica-se às decisões de investimento envolvendo ativos imobilizados. Considerando a situação hipotética de uma fábrica de motores que analisa a viabilidade financeira de ampliação de sua linha de produção, projetou-se o fluxo de caixa anual de três projetos de investimentos – A, B e C –, os quais foram analisados em relação a diferentes taxas de retorno, conforme mostra o gráfico abaixo.
Considerando o perfil do Valor Presente Líquido dos três projetos de investimento, assinale a alternativa correta.
Segundo Chiavenato, o capital intelectual é um dos conceitos mais discutidos recentemente. O capital intelectual é totalmente invisível e intangível, daí a dificuldade em geri-lo e quantificá-lo adequadamente. São fatores constituintes do capital intelectual, segundo Chiavenato, EXCETO:
De acordo com Ansoff, um negócio pode se aprimorar ao se elaborarem estratégias analisando-se seu mercado e produtos existentes. Nesse sentido, o autor propõe uma matriz com quatro tipos de possíveis estratégias. São estratégias que estão de acordo com a Matriz de Ansoff, EXCETO:
A partir da década de 1960, diferentes modelos de organização foram identificados e suas características determinadas a cada situação e contexto específico. Dois desses modelos se destacam. O primeiro, adequado a condições de ambiente relativamente estáveis, tarefas especializadas e precisas e hierarquia bem definida. O segundo modelo, condizente com ambientes instáveis, com contínua redefinição de tarefas e de natureza cooperativa. Esses modelos são, respectivamente:
Sobre Cultura Organizacional, considere as seguintes afirmativas:
1.Uma cultura forte é aquela na qual os membros da organização compartilham os valores essenciais da organização, os quais são amplamente acatados.
2.Os funcionários aprendem a cultura organizacional por diversas práticas. Dentre elas, podemos destacar como formas de transmissão da cultura organizacional as narrativas (ou histórias), os rituais, os símbolos materiais e a linguagem.
3.Três forças têm um papel importante na manutenção da cultura organizacional: a seleção de pessoal, os dirigentes e a socialização organizacional.
4.Uma cultura organizacional forte pode ser associada a menor necessidade de formalização dos processos organizacionais.
Assinale a alternativa correta.
Considerando o contexto da classificação dos materiais, que é um elemento de suma importância para auxiliar a tomada de decisão em relação à gestão dos materiais, assinale a alternativa correta.