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Questões de Concurso IF-MG – Aprova Concursos

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À luz do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos da União, NÃO é proibição aplicável ao servidor público:

Segundo o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90), assinale a assertiva CORRETA a respeito da responsabilidade do servidor.

João Carlos, servidor público do quadro efetivo de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, utiliza-se de recursos materiais da repartição em serviços particulares. Este ato ilegal poderá acarretar para João Carlo a aplicação da pena de:

O Paradigma da Reprodução nasce no final dos anos 60 e inicio dos anos 70. Fizeram parte das condições históricas deste paradigma:

I – Crescimento econômico pós –guerra, crescimento esse que somente teve decréscimo em meados dos anos 70 com o início de uma recessão mundial tendo como marcas, entre elas, a crise do petróleo e o aumento da divida.

II – Estabelecimento de políticas de bem estar social, preocupação com a formação da mão de obra qualificada (crescimento do setor terciário), retomada da do crescimento da taxa de natalidade foram fatores que marcaram as políticas do pós-guerra.

III – Contradizendo o clima de otimismo trazido pelo entusiasmo desenvolvimentista e produtivista e pela crença na mudança social os anos 60 terminam com revoltas sociais (raciais, culturais, de classe e entre nações).

Tendo por referências as afirmativas acima é CORRETO afirmar:

Sobre o termo Ação Afirmativa analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta – sendo V para afirmativa Verdadeira e F para afirmativa Falsa:

1. (...) O que há de semelhante nas várias experiências de Ações Afirmativas é a ideia de restituição de uma igualdade que foi rompida ou que nunca existiu.

2. (...) A expressão tem origem nos Estados Unidos, local que ainda hoje se constitui como importante referência no assunto. Nos anos 60, os norte-americanos viviam um momento de reivindicações democráticas internas, expressas principalmente no movimento pelos direitos civis, cuja bandeira central era a extensão da igualdade de oportunidades a todos.

3. (...) O objetivo das Ações Afirmativas é eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros.

4. (...) A ideia de ação afirmativa estaria ligada a sociedades democráticas, que tenham no mérito individual e na igualdade de oportunidades seus principais valores. Surge como aprimoramento jurídico de uma sociedade cujas normas e mores pautam-se pelo princípio da igualdade de oportunidades na competição entre indivíduos livres. justificando-se a desigualdade de tratamento no acesso aos bens e aos meios apenas como forma de restituir tal igualdade, devendo, por isso, tal ação ter caráter temporário, dentro de um âmbito e escopo restrito.

5. (...) Ação afirmativa é planejar e atuar no sentido de promover a representação de certos tipos de pessoas . aquelas pertencentes a grupos que têm sido subordinados ou excluídos em determinados empregos ou escolas.

O acesso à informação de que trata Lei nº 12.527/11, NÃO compreende o direito de obter dos órgão dos órgãos públicos:

A ansiedade é um sinal de alerta, é um sentimento útil para identificarmos e lidarmos com os perigos e ameças. Entretanto pode se tornar um problema patológico, desencadeando vários tipos de transtornos de ansiedade. Das opções abaixo, marque a alternativa em que todos os itens são transtornos de ansiedade.

De acordo com a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente,

De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, a atuação do psicólogo no que diz respeito à realização de estudos, pesquisas e atividades direcionadas à produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias deve contemplar os itens que seguem, EXCETO:

Diante da emergência de novas demandas psicológicas, a terapia em grupo apresenta-se como uma estratégia que atinge maior número de sujeitos, consistindo em um importante campo de atuação do psicólogo educacional.
Bieling, McCabe e Antony (2008, apud ANDRETTA; OLIVEIRA, 2011) propõem uma lista dos principais fatores psicoterapêuticos de grupo no modelo da Terapia Cognitivo-Comportamental.

Analise, entre os itens abaixo, quais contemplam estes fatores e assinale a alternativa correta:

I – Inclusão e Otimismo
II – Coesão grupal e Aprendizado grupal
III – Processamento emocional no contexto grupal
IV – Remoção do foco em si mesmo
V – Modificação de padrões desajustados de relacionamento

ANDRETTA, I.; OLIVEIRA, M.S. Manual Prático e Terapia Cognitivo-Comportamental. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

A penalidade de suspensão, prevista na Lei nº 8.112/90, pode ser aplicada ao servidor público federal, no caso de:

Assinale a alternativa correta:

O acesso à informação de que trata Lei nº 12.527/11, NÃO compreende o direito de obter dos órgão dos órgãos públicos:

Sobre a finalidade, objetivo e desafio dos Institutos Federais é correto afirmar, EXCETO:

Torna-se evidente, quando as políticas públicas se voltam para universalização e a escola básica deixa de ser elitizada, que somente o acesso não é suficiente para que o sujeito aprenda ler e escrever. As práticas pedagógicas permanecem reproduzindo modelos culturais divergentes do grupo ao qual pertencem os alunos, contribuindo para o fracasso escolar, a evasão, e o analfabetismo funcional. Deste fato decorrem as seguintes situações:

I – Diminuição do contingente da EJA em virtude das políticas de acesso e permanência dos jovens na educação.

II - Aumento do contingente de jovens na EJA cujos motivos de abandono do espaço escolar no seu tempo correlato decorrem, dentre outros fatores, das reiteradas repetências, indicadoras do próprio “fracasso”, ou pelas exigências de compor renda familiar, insuficiente para a sobrevivência, face ao desemprego crescente, à informalidade e a degradação das relações de trabalho, ao decréscimo do número de postos.

III - Desafio para os educadores no tocante ao aspecto metodológico obrigando os mesmos a refletirem sobre o sentido das juventudes, bem como dos direitos da mesma.

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