Nas empresas que estão desobrigadas a constituir SESMT, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado. Ouvida a CIPA ou, na falta desta, o designado é:
Trata–se de uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento, tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização, de um treinamento empresarial ou qualificação de mão de obra:
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que indica “um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa”.
A comunicação é o processo social que se caracteriza pela transmissão, recebimento e troca de informações entre pessoas, pessoas e grupos, ou grupos com grupos. A função básica da comunicação é enviar uma mensagem que seja o mais corretamente compreendido pelo ouvinte. Para que a comunicação ocorra, são necessários:
O mapeamento de competências deve estar atrelado à
estratégia da organização e ser definido a partir da
missão, da visão, dos valores e do negócio. Tornou–se
a base para tomada de decisões na gestão de pessoas.
Podemos afirmar que o mapeamento de competências
é considerado uma excelente ferramenta estratégica.
Os benefícios do Mapeamento de Competência são:
I. Clareza nas definições de critérios para avaliação de
desempenho, de acordo com as competências – chave do
negócio.
II. Movimentações e promoções externas maximizadas,
utilizando como base as competências exibidas.
III. Aproveitamento mínimo do potencial das pessoas para
atingir as metas corporativas.
IV. Suporte ao Recrutamento e Seleção de novos talentos
para a empresa, de acordo com as competências
essenciais ao negócio.
V. Programas de treinamento e desenvolvimento focados
nas competências que os colaboradores efetivamente
necessitam aprimorar, otimizando os custos.
Das afirmações acima:
O CobiT 4.1 define as atividades de TI em um modelo
de processos genéricos com quatro domínios. Esses
domínios são:
O modelo de maturidade do CobiT 4.1 é derivado do
modelo da SEI (Software Engineering Institute).
Relacione as respectivas escalas de 0 a 5 do modelo de
maturidade do CobiT (coluna da esquerda) com as suas
devidas descrições (coluna da direita:
(0 ) (A ) Inexistente
(1 ) (B ) Processo Definido
(2 ) (C ) Gerenciado e Mensurável
(3 ) (D ) Repetível, porém Intuitivo
(4 ) (E ) Inicial / Ad hoc
(5 ) (F ) Otimizado
Leia a definição a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
_______________________________ visa buscar as melhores formas para gerenciar as ações estratégicas das organizações, tendo por base as demandas sociais e competitivas, as ameaças e as oportunidades do ambiente, para que a tomada de decisões no presente traga os resultados mais eficazes possíveis no futuro.
A fixação do quadro de funções de Relações Públicas decorreu de pesquisas realizadas no âmbito da CONFIARP (Confederação Interamericana de Relações Públicas) e foi reconhecido por todas as entidades filiadas. São funções básicas de Relações Públicas:
Amostragem é o processo de colher amostras da população. Para selecionar os sujeitos existem várias técnicas amostrais, as quais se subdividem em dois grupos:
Recrutamento é o processo de atrair candidatos com as competências desejadas, que serão selecionados e treinados para ocupar as posições do quadro de funcionários da empresa. Leia abaixo, identifique fontes para o recrutamento externo, e assinale a alternativa incorreta:
Cada pessoa e cada segmento da organização precisa funcionar harmonicamente, fazendo com que toda a estrutura da empresa caminhe para o mesmo objetivo.
O ideal da excelência está sintetizado no princípio de fazer bem feito da primeira vez. Com base no tema, leia as sentenças sobre o estímulo à eficiência e o controle da qualidade, e assinale a alternativa correta:
I. Alguns meios que podem prover suporte ao estímulo à eficiência operacional mas não auxiliam nem interferem no processo de obtenção da qualidade são: treinamentos, manuais internos, instruções formais.
II. O objetivo do controle interno relativo ao estímulo à eficiência operacional determina prover os meios necessários à condução das tarefas, de forma a obter entendimento, aplicação e ação tempestiva e uniforme.
III. A existência de regras e procedimentos padrões facilitam a comparação entre o previsto e o realizado e asseguram a qualidade do processo operacional como um todo.
A empresa, em suas operações, efetua diversos gastos e desembolsos, como pagamento de salários e compras de produtos de limpeza, de mercadorias e matériasprimas. Baseado no tema, leia a sentença e preencha as lacunas respectivamente: "______(I)_________ é todo gasto, bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas, ou seja, os gastos relativos à administração, às vendas e aos financiamentos.
_______(II)_________ é todo gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços, ou seja, os gastos relativos ao processo de produção.”
Dentre as principais funções da administração, leia
abaixo definições sobre organização, e assinale a
alternativa correta:
I. Organização é a metodologia administrativa que orienta e define
caminhos a serem seguidos de forma irreversível, e baseados
no orçamento produzido na primeira fase de sua implantação.
II. Organização é a metodologia administrativa que orienta
a capacidade de ordenação, estruturação e apresentação
de um sistema, de um projeto, de um trabalho e dos
recursos abordados, visando alcançar os resultados
estabelecidos no planejamento.
Todas as organizações são sistemas de recursos que
perseguem objetivos. O desempenho de uma
organização é o reflexo do desempenho de sua
administração. Baseado nesta afirmação leia as
sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: