Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso EBSERH – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4163 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Em uma pequena clínica hospitalar, a receita diária R e a despesa diária D, ambas em R$ mil, são variáveis aleatórias contínuas, tais que:

Considerando que a covariância entre as variáveis R e D seja igual a 10, e que seja o saldo diário, julgue o item a seguir.

A correlação linear entre as variáveis aleatórias R e S é igual a 0,5.

X1, X2, ..., X10 representa uma amostra aleatória simples retirada de uma distribuição normal com média µ e variância σ2, ambas desconhecidas. Considerando que e representam os respectivos estimadores de máxima verossimilhança desses parâmetros populacionais, julgue o item subsecutivo.

é um estimador viciado (ou tendencioso) para a variância populacional, pois .

X1, X2, ..., X10 representa uma amostra aleatória simples retirada de uma distribuição normal com média µ e variância σ2, ambas desconhecidas. Considerando que e representam os respectivos estimadores de máxima verossimilhança desses parâmetros populacionais, julgue o item subsecutivo.

O estimador de máxima verossimilhança para a função de densidade da distribuição normal em questão é , para qualquer valor real x.

Considerando que X e Y sejam variáveis aleatórias mutuamente independentes que seguem distribuição normal padrão, julgue o próximo item.

A soma dos quadrados Q = X2 + Y2 segue uma distribuição exponencial com média igual a 2.

Uma amostra aleatória simples Y1, Y2, ..., Y25 foi retirada de uma distribuição normal com média nula e variância σ2, desconhecida. Considerando que , em que representa a distribuição qui-quadrado com 25 de liberdade, e que , julgue o item a seguir.

[S 2/41;S2/13] representa um intervalo de 95% de confiança para a variância σ2.

Um paciente que compre, mensalmente, determinado medicamento pode optar pelos fornecedores A ou B. Suponha que, em cada mês t(t= 1, 2, 3, ...), essa opção seja feita de acordo com um processo de Markov de primeira ordem: denotada por {Z}, em que, no mês t, Zt = 1, se o paciente optar pelo fornecedor A, ou Zt = 0, se ele optar pelo fornecedor B.

Na matriz , cada entrada Pij, i, j = 0 ou 1 representa a probabilidade de transição do estado i no instante t 1 para o estado j no instante t.

Com base nessas informações, julgue o item a seguir.

Se, nos meses 13 e 14, o paciente tiver optado pelo fornecedor B, então a probabilidade de ele optar novamente pelo fornecedor B no mês 15 é inferior a 0,49.

O toal diário – X – de pessoas recebidas em uma unidade de pronto atendimento (UPA) para atendimento ambulatorial, e o total diário – Y – de pessoas recebidas nessa mesma UPA para atendimento de urgência seguem processos de Poisson homogêneos, com médias, respectivamente, iguais as 20 pacientes/dia e 10 pacientes/dia, e as variáveis aleatórias X e Y são independentes. Sabe-se que, em média, a necessidade de cuidados hospitalares atinge 10% dos pacientes do atendimento ambulatorial e 90% dos pacientes do atendimento de urgência.

A partir dessa situação hipotética, julgue o próximo item, considerando que o registro da necessidade de cuidados hospitalares seja feito no momento em que o paciente chegue à UPA e que H seja a quantidade diária registrada de pacientes com necessidades de cuidados hospitalares.

A quantidade diária H segue uma distribuição de Poisson.

Em determinado hospital, o tempo de espera por atendimento ambulatorial para cada paciente, em minutos, é uma variável aleatória X que segue distribuição normal com média μ e desvio padrão σ. Para o controle estatístico da qualidade de atendimento nesse hospital, registram-se os valores dos tempos X, e os tempos observados são tratados estatisticamente e organizados em forma de gráficos de controle de qualidade denominados "cartas de Shewhart". A tabela seguinte apresenta as médias e as amplitudes observadas em 4 amostras de tamanho n = 5.

A partir das informações e da tabela precedentes, julgue o item seguinte, considerando que a situação em tela se encontre sob controle e que Φ(3) = 0,9987, em que Φ(z) representa a função de distribuição acumulada da distribuição normal padrão

A amplitude R proporciona estimativas tendenciosas do desvio padrão σ.

Determinado estudo considerou um modelo de regressão linear simples na forma yi = β0 + β1xi + εi, em que yi representa o número de leitos por habitante existente no município i; xi representa um indicador de qualidade de vida referente a esse mesmo município i, para i = 1, ..., n. A componente εi representa um erro aleatório com média 0 e variância σ2. A tabela a seguir mostra a tabela ANOVA resultante do ajuste desse modelo pelo método dos mínimos quadrados ordinários.

A partir das informações e da tabela apresentadas, julgue o item subsequente.

A correlação linear entre o número de leitos hospitalares por habitante (y) e o indicador de qualidade de vida (x) foi igual a 0,9.

A série temporal da quantidade mensal de pacientes submetidos a determinado procedimento cirúrgico segue um processo na forma Xt = 100 + 0,5Xt 1 + αt 0,5αt 1, em que {αt} representa uma série temporal de ruídos aleatórios com média nula e variância 9.

A respeito desse processo, julgue o item que se segue.

A série temporal {Xt} é estacionária.

Deseja-se estimar o total de carboidratos existentes em um lote de 500.000 g de macarrão integral. Para esse fim, foi retirada uma amostra aleatória simples constituída por 5 pequenas porções desse lote, conforme a tabela seguinte, que mostra a quantidade x amostrada, em gramas, e a quantidade de carboidratos encontrada, y, em gramas.

Com base nas informações e na tabela apresentadas, julgue o item a seguir.

Considerando o estimador de razão, estima-se que existem 250.000 g de carboidratos nesse lote de macarrão integral.

Em relação ao planejamento estratégico hospitalar, julgue o item seguinte.

No planejamento estratégico, a entidade define ou revê a sua missão — situação em que ela pretende estar em um período de tempo definido —, sua visão — propósito de ela existir e seu papel na sociedade — e os seus valores — princípios que delineiam as suas decisões.

Em relação ao planejamento estratégico hospitalar, julgue o item seguinte.

No planejamento estratégico, a entidade, em primeiro lugar, deve definir os indicadores que deseja medir e, a partir deles, definir sua direção estratégica e seus objetivos corporativos.

Julgue o item que se segue, a respeito da estrutura física hospitalar.

Para o armazenamento de cilindros de gases inflamáveis, como o hidrogênio e o acetileno, recomenda-se mantê-los a uma distância mínima de quatro metros daqueles que contenham gases oxidantes, como oxigênio e óxido nitroso, ou utilizar barreiras vedadas e resistentes ao fogo para separar os dois grupos de cilindros.

Acerca das responsabilidades da administração hospitalar, julgue o item subsequente.

Antes de se decidir incorporar um novo equipamento ao estabelecimento de assistência à saúde, deve-se comparar a nova tecnologia, objeto de análise, e aquelas já incorporadas, no que diz respeito à evidência de benefícios, aos custos, à população-alvo, às necessidades de adaptação da infraestrutura na rede de serviços e aos fatores de promoção da equidade.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282