Acerca da ética, da bioética e da humanização em terapia intensiva pediátrica, julgue o próximo item.
A humanização como política transversal orienta a cogestão de usuários e profissionais do sistema de saúde, o que constitui premissa para uma nova cultura de atenção e repercute na assistência de enfermagem.
Julgue o item seguinte, relativo a situações de urgência e emergência em pediatria.
A sequência da ressuscitação cardiorrespiratória é a mesma para todas as faixas etárias: C-A-B, em que C corresponde à circulação (compressões torácicas); A, a o manejo da via aérea; B, à ventilação.
Em relação ao câncer infantojuvenil e às emergências por ele provocadas, julgue o item subsequente.
A hiperleucocitose é uma condição presente em pacientes com leucemia linfoide aguda, quando há um número excessivo de leucócitos circulantes (maior que 100.000/µL), e tem como possíveis complicações: convulsões, hemorragia cerebral e síndrome de lise tumoral, pois interfere na viscosidade sanguínea.
Julgue o item seguinte, relativo ao quadro de insuficiência respiratória aguda (IRA) em crianças.
Sibilos e aumento do tempo expiratório ocorrem nos casos de patologias obstrutivas das vias aéreas inferiores (asma e bronquiolite) e nos de edema pulmonar.
Acerca da terapia intravenosa em pediatria e de aspectos a ela relacionados, julgue o item subsequente.
A técnica de Seldinger modificada tem sido utilizada para a inserção do PICC em crianças, recém-nascidos e adultos, em virtude de, na sua execução, se utilizar introdutores de pequeno calibre que protegem o vaso de rompimento durante a inserção.
Tendo em vista que choque é a situação clínica resultante do desequilíbrio entre a oferta de oxigênio e nutrientes e a demanda metabólica dos tecidos, julgue o próximo item, relativo a esse assunto.
De acordo com seu efeito no débito cardíaco, o choque pode ser classificado em hipodinâmico ou quente e hiperdinâmico ou frio.
Julgue o item subsequente, acerca dos quadros de convulsão em pediatria.
De acordo com a mais recente classificação de crises convulsivas desenvolvida pela International League Against Epilepsy, o quadro que até então era classificado como crise convulsiva do tipo parcial simples passou a ser classificado como crise convulsiva do tipo parcial simples consciente.
Acerca de aspectos pertinentes à formação profissional do assistente social na sociedade brasileira e dos desafios ligados a essa formação, julgue o item seguinte.
Um dos desafios ligados à formação profissional do assistente social reside na viabilização do projeto educacional de ensino, pesquisa e extensão.
Acerca de aspectos pertinentes à formação profissional do assistente social na sociedade brasileira e dos desafios ligados a essa formação, julgue o item seguinte.
O serviço social está associado às novas formas de intervenção sobre a questão social, entre as quais sobressai a atuação do Estado, que cada vez mais se responsabiliza pela política social, ditando o novo contexto no qual o assistente social é chamado a atuar.
Tendo o fragmento de texto anteriormente apresentado como referência inicial, julgue o item subsequente.
Repensar o serviço social na contemporaneidade brasileira é buscar apreender o significado social da profissão nas relações sociais, embora não seja a partir dessas relações que a prática do assistente social se desenvolva.
Considerando as diretrizes curriculares para o curso de serviço social propostas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), julgue o item que se segue.
As atuais diretrizes gerais para o curso de serviço social têm como marcos os debates do III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), realizado em 1979, que ficou conhecido como o Congresso da Virada, e a construção das bases para o currículo mínimo em 1982.
Julgue o seguinte item à luz dos princípios e diretrizes da formação profissional do assistente social.
O estabelecimento das dimensões investigativa e interventiva como princípios formativos é condição central da formação profissional, bem como a relação entre teoria e realidade.
Com base na Lei n.º 13.146/2015, que trata da inclusão da pessoa com deficiência, julgue o item a seguir.
É considerada com deficiência a pessoa que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual e(ou) sensorial.
Em uma unidade de saúde de atenção primária, trabalham os seguintes funcionários:
• Rafaela, assistente social com carga horária de 40 h semanais;
• Sheila, assistente social recém-contratada, com carga horária de 20 h semanais;
• Cristiano, estudante estagiário de serviço social, em fase de conclusão da disciplina de estágio supervisionado II, sob a supervisão de campo de Rafaela;
• Helena, enfermeira graduada.
Rafaela e Sheila atendem também ao público externo à unidade, trabalhando com outros profissionais de saúde, entre estes a enfermeira Helena, recentemente graduada em serviço social, que já possui o número do seu registro profissional no Conselho Regional de Serviço Social da sua localidade e almeja, em breve, atuar nessa área.
De acordo com o Código de Ética do Assistente Social e a Lei n.º 8.662/1993, julgue o item subsequente, a respeito dessa situação hipotética.
Tanto Sheila quanto Rafaela possuem competência profissional para elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos, independentemente de estes estarem relacionados a matéria de serviço social, haja vista a profissão possuir uma formação generalista.
Com base na Lei n.º 8.080/1990 e no parâmetro para atuação de assistentes sociais na política de saúde, julgue o próximo item.
As ações destinadas a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social também dizem respeito à saúde, sendo previstas em legislação pertinente.