No que diz respeito a orçamento, receita e despesa públicos, julgue o item.
A classificação orçamentária da receita e da despesa deverá permanecer constante de um exercício financeiro para outro em respeito ao princípio orçamentário da uniformidade.
No que diz respeito a orçamento, receita e despesa públicos, julgue o item.
Se a Administração Pública colocar determinado serviço, cuja utilização seja facultativa e o respectivo pagamento somente seja feito mediante efetiva utilização, à disposição da população, então o produto da arrecadação desse serviço deverá ser considerado como preço público.
No que diz respeito a orçamento, receita e despesa públicos, julgue o item.
Se determinado suprimento de fundos não for totalmente utilizado, a parcela restante deverá ser contabilizada obrigatoriamente como anulação de despesa.
Julgue o item que se seguem à luz dos conhecimentos relativos à administração geral.
A emissão do termo de contrato de compras públicas é dispensável a critério da Administração.
No que se refere a orçamento público, julgue o item subsequente.
O orçamento restringe-se a um instrumento contábil de acompanhamento da evolução das receitas e despesas públicas.
No que se refere a orçamento público, julgue o item subsequente.
No processo de elaboração da proposta orçamentária, o indicador denominado de plano orçamentário será de utilização obrigatória para todas as ações consignadas no orçamento.
No que se refere a orçamento público, julgue o item subsequente.
A limitação de empenho e movimentação financeira em todos os Poderes deverá ser feita por decreto do chefe do Poder Executivo.
Acerca de receita e despesa públicas, julgue o item.
A classificação da despesa por esfera orçamentária define que despesas serão realizadas pelo governo federal, pelos governos estaduais ou pelos governos municipais.
Considerando esse caso hipotético, julgue o item a seguir com base na classificação ABC.
A curva ABC permite identificar os itens que justifiquem atenção e tratamento adequados quanto à sua administração. Obtém-se a curva ABC por meio da ordenação dos itens conforme sua importância relativa.
Julgue o item subsequente com relação à gestão de estoques.
O inventário físico consiste na contagem física dos itens de estoque. Assim, no caso de uma empresa que tenha estoque de 10.000 itens diferentes, cujo inventário do ano anterior contenha, em média, quinze unidades de cada item e, ainda, supondo-se que uma pessoa possa contar, em média, oitenta itens por minuto, então a quantidade necessária de pessoas para contar todos os itens em dois dias de trabalho (dia de trabalho de oito horas) será igual a duas pessoas.
No que diz respeito à armazenagem de materiais, julgue o item subsequente.
As técnicas mais comuns para estocagem de materiais podem ser assim generalizadas: caixas – são adequadas para itens de pequenas dimensões, construídas pela própria empresa ou adquiridas no mercado em dimensões padronizadas; prateleiras – são construídas especialmente para acomodar peças longas e estreitas, como tubos, vergalhões, barras, tiras etc.; racks – constituem uma variante na armazenagem de caixas e certos produtos, diminuindo a necessidade de divisões nas prateleiras ou formando uma espécie de prateleira por si só; e empilhamento – em madeira ou perfis metálicos, destina-se a peças maiores ou para o apoio de gavetas ou caixas padronizadas.
No que se refere à armazenagem de materiais, julgue o item.
O desempenho operacional dos diversos modais de transporte é distinto. Assim, o transporte hidroviário tem como características um tempo médio de entrega inferior ao do transporte ferroviário e um custo mais elevado que o da ferrovia.
Com relação à gestão de contratos, julgue o item a seguir com base no disposto na Lei n.º 6.360/1976, na Instrução Normativa n.º 02/2008-MPOG e em suas alterações.
Segundo a Lei n.º 8.666/1993, considera-se como contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.
Acerca do papel do fiscalizador do contrato e do papel do preposto, julgue o item.
A respeito dos deveres e da responsabilidade do fiscal, é correto afirmar que compete ao gestor/fiscal do contrato: identificar a necessidade de contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo com informações pertinentes à execução; acompanhar e fiscalizar, diariamente, se necessário, a execução do objeto contratado; e verificar se os prazos e as quantidades foram atendidos e se as demais especificações estão de acordo com o contratado.
Uma empresa XY tinha um contrato de prestação de serviços com a Administração Pública, porém praticou atos ou condutas em desacordo com a contratante, cometendo infração na execução do contrato. Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir com base na aplicação de penalidades e sanções administrativas.
A inexecução total ou parcial do contrato possibilita que a Administração, garantida a prévia defesa, aplique à contratada a sanção de suspensão temporária para participar de licitação e impedimento de contratar com a Administração por prazo não superior a três anos.