Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso SEDUC-AL – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 946 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

No que se refere a competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia, julgue o item subsequente.

Situação hipotética: Durante uma aula para estudantes do ensino médio sobre vacina contra febre amarela, o professor abordou os tipos de anticorpos presentes na vacina, a cobertura vacinal e as reações cruzadas com outros antígenos presentes em outros vírus da mesma família. Assertiva: De acordo com os parâmetros curriculares, a aula desse professor está adequada ao público-alvo, pois o estudante de ensino médio deve ser capaz de entender os mecanismos envolvidos na resposta do organismo aos diferentes tipos de vacinas contra agentes infecciosos.

Um laboratório é um ambiente potencialmente perigoso e saber interpretar os pictogramas de alerta presentes em frascos de reagentes e em equipamentos presentes nesse ambiente é fundamental para o desenvolvimento adequado das atividades. Considerando os pictogramas precedentes, julgue o item subsecutivo.

Pictogramas como o indicado pelo número 2 devem ser representados na cor preta sobre fundo verde para indicar situação de perigo.

Considerando o assunto do texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

O macaco é incapaz de transmitir a febre amarela diretamente para o homem.

Considerando o assunto do texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

Na escala evolutiva, o hospedeiro acidental do ciclo silvestre da febre amarela é descendente direto do hospedeiro principal.

A respeito do músculo cardíaco e do sangue humanos, julgue o item subsequente.

As células do sangue e do tecido muscular cardíaco possuem membrana celular, citoplasma e núcleo.

Considerando as informações do texto precedente, julgue o próximo item, relativos à reprodução e à sexualidade humana.

Na adolescência, a sexualidade aflora com a produção de hormônios específicos e exclusivos para cada sexo: a testosterona é produzida somente nos meninos, e o estrógeno, nas meninas.

Com relação aos animais mencionados no texto precedente, julgue o seguinte item.

A fotossíntese ocorre em recifes de coral especialmente quando da existência de relação simbiótica entre algas zooxantelas e corais.

Sabendo que a reação apresentada mostra o processo de oxidação do etanol — em que são liberadas 327 kcal por mol de energia — e que as massas atômicas do carbono, do oxigênio e do hidrogênio são, respectivamente, iguais a 12, 16 e 1, julgue o item a seguir.

Álcool etílico hidratado é uma mistura homogênea.

A figura precedente mostra um gráfico da pressão, em N/m 2, em função da altura, em km, a partir do nível do mar. No gráfico, a pressão representada no eixo vertical está na escala logarítmica (ln); e a altura, no eixo horizontal, na escala linear. Para obter esse gráfico, a atmosfera foi considerada um gás ideal à temperatura constante. A partir dessas informações, julgue o item seguinte.

A pressão atmosférica aumenta linearmente com a altura, ou seja, P é proporcional à altura z.

A intensidade I da radiação solar de determinada cor que penetra a atmosfera é regida pela Lei de Beer-Lambert: I = I0 e-μx, em que I0 é a radiação incidente antes de penetrar a atmosfera, x é o caminho percorrido na atmosfera, e µ, o coeficiente de absorção óptica do meio material para aquela radiação.

Considerando essas informações, julgue o próximo item.

O coeficiente de absorção óptica tem dimensão inversa ao comprimento, ou seja, no sistema MKS é m-1.

A respeito das relações entre energia, vida e condições ambientais, julgue o item a seguir.

Os extremófilos em solo oceânico têm como fonte principal de energia a radiação infravermelha proveniente do Sol.

Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativos à metodologia de ensino de ciências.

Na abordagem cognitivista do ensino de ciências, o foco se dá na análise dos impactos ambientais promovidos pelo desenvolvimento científico e tecnológico e na promoção do desenvolvimento de ações de conservação, o que demanda a análise das implicações sociais, políticas e éticas.

Considerando o texto e as exigências metodológicas do ensino de ciências, julgue o item a seguir.

A escola deve se limitar a ensinar como os fenômenos da ciência ocorrem, evitando processos de construção da ciência, os quais frequentemente retiram o foco da aprendizagem.

O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi elaborado em 1992 no Fórum Global durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). A respeito dos princípios fundamentais da educação para sociedades sustentáveis e da relação entre as políticas públicas de educação ambiental e a sustentabilidade, julgue o item a seguir.

Esse tratado teve baixo impacto na comunidade civil internacional por favorecer, ainda que indiretamente, governos interessados em ampliar seus níveis de desenvolvimento industrial fundamentado no uso do petróleo.

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue o item seguinte.

O projeto genoma humano dividiu-se em duas frentes: uma pública, que utilizou uma abordagem mais meticulosa, e outra de interesse privado, que se propôs a realizar tal análise de maneira rápida, empregando intensamente a computação.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282