Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.
Haroldo de Campos foi um dos artistas signatários do Manifesto Neoconcreto em 1959.
Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.
Entre as características da arte neoconcreta, destacam-se a importância da relação entre a obra e o público e a exploração do expressivo com foco no sensorial e no subjetivo.
Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.
Em geral, o teatro brasileiro anterior à década de 40 do século XX era anticomercial e revelava preocupações artísticas complexas, produzindo reflexões sobre a vida brasileira.
Com base na figura apresentada, que ilustra uma célula eucarionte, julgue o item a seguir.
A cromatina, presente no núcleo célula, é constituída por ácido desoxirribonucleico (DNA) associado a proteínas, como as histonas.
Com relação ao processo evolutivo de organismos vivos, julgue o item subsequente.
Os primeiros organismos vivos foram protocélulas, unidades autônomas delimitadas por membranas e organização funcional complexa que permitia a atividade essencial de autorreplicação.
A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue o item que se segue.
Os coanócitos são células ciliadas que constituem a estrutura corpórea das esponjas e são responsáveis por capturar e realizar a fagocitose de partículas alimentares trazidas pela água.
A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue o item que se segue.
A taxonomia evolutiva tradicional e a sistemática filogenética ou cladista são teorias utilizadas para reconhecer e ordenar grupos taxonômicos.
Considerando essa afirmação, julgue o próximo item, a respeito da genética.
A ciência da genética começou com o trabalho dos austríacos Watson e Crick quando da publicação do resultado de seus experimentos referentes aos cruzamentos entre linhagens de ervilhas.
Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue o item a seguir.
Os seres vivos referidos no texto são autótrofos e podem agir como produtores no ecossistema hipotético proposto.
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue o seguinte item.
A capacidade de definir metas específicas a serem atingidas em cada aula é uma competência disciplinar importante para professores de biologia.
Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.
Ao apresentar um espécime ou demonstrar um fenômeno aos alunos durante uma aula prática, o professor se utiliza de uma modalidade didática que, embora possibilite aos alunos adquirirem habilidades de manuseio, preparo e realização de experimentos, é limitada por não desafiar a imaginação e o raciocínio dos estudantes.
Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.
A técnica de mapas conceituais consiste na elaboração de diagramas representando conceitos e as suas correlações.
A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.
Sendo a biologia uma área de estudo investigativa, atividades práticas como coleta de material biológico no campo podem ser empregadas como uma importante ferramenta para seu ensino.
No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue o item a seguir.
Métodos de avaliação como a aplicação de provas ao término dos módulos temáticos são úteis como função formativa, pois permitem avaliar o conhecimento prévio dos alunos e constatar dificuldades refletidas na aprendizagem.
O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue o item que se segue.
A construção de blogs com temas biológicos pelos alunos é uma ferramenta de estimulação para que colham e interpretem informações, busquem imagens e reportagens para postar, leiam, cheguem a conclusões e emitam opiniões.