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Questões de Concurso SEDU-ES – Aprova Concursos
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Segundo as metodologias ativas, a aprendizagem da língua inglesa

A respeito da indústria automobilística na atualidade,

No início do século XXI, as migrações internacionais assumiram um crescimento sem precedentes. Essas migrações estão globalizadas há trinta anos e triplicaram desde meados da década de 1970: 77 milhões em 1975, 120 milhões em 1999, 150 milhões no início dos anos 2000, 281 milhões em 2020. Em um contexto de globalização,

Sobre a geografia do Espírito Santo, considere:

I. O povoamento que ocorreu no Espírito Santo foi baseado no tripé formado pela migração de nordestinos, grande propriedade voltada a cultivos comerciais e abastecimento do mercado interno; esta associação tornou o estado em celeiro até meados do século XX.

II. O rápido processo de urbanização vivenciado pelo Espírito Santo ao longo da segunda metade do século XX decorreu da ação de fatores expulsores que agiam na área rural, associados a fatores de atração nas áreas urbanas, como a industrialização, o crescimento das atividades terciárias, a modernização e expansão da infraestrutura de transporte e de comunicação.

III. Embora com dados defasados pela ausência de Censo em 2020, algumas características demográficas mostradas pelo Censo de 2010 permanecem no estado do Espírito Santo, tais como: a taxa de fecundidade declinante; o aumento da esperança de vida; o envelhecimento populacional e o predomínio da população feminina, entre outros.

Está correto o que se afirma APENAS em

A definição do conceito do ecúmeno é

Com base no que estabelece a Resolução n.° 1.286/2006, do Conselho Estadual de Educação, que fixa normas para a educação no sistema estadual de ensino do estado do Espírito Santo, julgue os itens a seguir.

A avaliação do aluno do ensino fundamental e médio incidirá sobre sua aprendizagem, aferida com prevalência dos aspectos qualitativos e dos resultados ao longo do período letivo, sem levar em conta sua assiduidade ou frequência.

Segundo os princípios da gestalt, a percepção é um elemento importante na compreensão do comportamento humano. Com relação à gestalt, julgue os itens que se seguem.

No processo ensino-aprendizagem, o contexto em que o estímulo ocorre e é percebido pelo aluno é considerado elemento importante.

Quanto aos instrumentos e aos objetivos da avaliação, julgue os itens subsequentes

Ao propor a discussão sobre determinado assunto, o professor, por meio das opiniões expressas, pode avaliar os valores éticos que norteiam os comportamentos dos alunos. Pelas notas atribuídas às falas, o professor pode determinar o nível de conhecimento dos alunos.

Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas e a função social atribuída à escola, julgue os itens que se seguem.

A pedagogia liberal, que sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, busca a superação das diferenças de oportunidades e da desigualdade de condições sociais.

Com relação à atuação do pedagogo na escola, julgue os seguintes itens.

A articulação do trabalho do pedagogo com a comunidade escolar centrada no projeto político pedagógico, no exercício da democracia participativa e no fortalecimento dos espaços democráticos da escola contribui para a melhoria da qualidade da educação.

Com relação à atuação do pedagogo na escola, julgue os seguintes itens.

A transformação da prática docente se efetiva à medida que o professor amplia sua consciência quanto à própria prática, com base em conhecimentos teóricos e críticos acerca da realidade.

Quanto à liderança e às relações humanas no trabalho, julgue os itens a seguir.

Nas organizações de qualquer tipo, a autoridade do cargo prevalece sobre a capacidade de liderança como fator primordial do sucesso gerencial.

Considerando o planejamento como um processo de organização do trabalho escolar, julgue os próximos itens.

A metodologia de projetos de aprendizagem favorece a cooperação entre os alunos, centrada em trocas recíprocas e no respeito mútuo, independentemente da mediação pedagógica do professor.

Quanto aos cursos de educação profissional técnica de nível médio, julgue os próximos itens.

Os processos de produção de cada área de conhecimento estruturam o currículo atrelado às disciplinas da área de formação. Dessa forma, em se tratando da formação profissional no ensino médio, os conhecimentos específicos de uma área profissional são suficientes para proporcionar a compreensão da realidade.

O documento do MEC Indagações sobre currículos tem como principal objetivo deflagrar, em âmbito nacional, um processo de debate, nas escolas e nos sistemas de ensino, acerca da concepção de currículo e seu processo de elaboração. No momento em que ocorre a implementação do ensino fundamental de nove anos e a divulgação dos documentos consolidados da política nacional de educação infantil, é necessário retomar a reflexão com relação às diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental e às diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil — ação já desencadeada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A liberdade de organização conferida aos sistemas por meio da legislação vincula-se à existência de diretrizes que os orientem e lhes possibilitem a definição de conteúdos de conhecimento em conformidade à base nacional comum do currículo, bem como à parte diversificada, como estabelece o art. 26 da vigente Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n.° 9.394/1996). Os currículos dos ensinos fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

Indagações sobre currículo, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007

Considerando o texto acima como referência, julgue os itens a seguir, com relação ao currículo.

À luz do imperativo ético, priorizar o desenvolvimento pleno dos educandos, como sujeitos de direitos, possibilita romper com a estrutura escolar e sua organização curricular, guiada pela lógica excludente, hierárquica e seletiva.

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