Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 31 a 45 de 482 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 31 a 45
Questões por página:
Q553470

Existem certas regras de comportamento que devem ser do conhecimento de todos aqueles que vivem em sociedade, e cuja aplicação nas relações sociais demonstram o nível social e cultural de cada pessoa. I. O homem apresenta sua esposa como "minha mulher", e a esposa o seu esposo como "meu marido". Apresenta-se uma pessoa de menor hierarquia à de maior. O homem é apresentado à mulher. II. Em uma apresentação, é a mulher quem sempre estende a mão primeiro, salvo com determinadas altas autoridades. O aperto de mão tem de ser firme, evitando-se apertar demais ou oferecer uma mão frouxa. III. Sempre que fizer uma apresentação, dizer claramente os nomes completos das pessoas. Quando se faz uma apresentação, os cavalheiros sempre ficam de pé; as senhoras, porém, podem permanecer sentadas, exceto quando apresentadas a uma pessoa de maior hierarquia ou de muito mais idade. IV. Em uma reunião, não se deve nunca deixar de olhar as pessoas com quem se fala ou quando nos são apresentadas ou somente sorrir ironicamente. V. Quando em um evento profissional não se deve falar aos gritos ou em um tom de voz alto demais; atender celulares e fazer todos os demais participarem de sua conversa; Indique a alternativa:

Carregando...
Q553463

Indique a ordem de precedência correta nas cerimônias oficiais de caráter estadual, ocorridas em Palmas, capital do Tocantins, mais especificamente no Palácio Araguaia.

Carregando...
Q553451

Uma instituição de ensino federal não deve se preocupar em arrecadar recursos financeiros com a realização de eventos, e ter essa como uma atividade lucrativa. Analise os itens abaixo e assinale a única alternativa correta, conforme a autora Martin (2003, p.100). I. Patrocínio é a provisão de recursos financeiros pagos por uma organização diretamente para um evento ou atividade em troca da associação direta com o mesmo. II. Permuta é a troca de produtos e/ou serviços de interesse do evento sem o envolvimento monetário. III. Apoio não tem envolvimento monetário. Existe apenas a cessão da força e credibilidade da marca da empresa.

Carregando...
Q553449

Segundo Cesca (2008, p. 48), “[...] para as relações públicas, evento é a execução do projeto devidamente planejado de um acontecimento, com o objetivo de manter, elevar ou recuperar o conceito de uma organização junto a seu público de interesse”. Essa é uma definição de evento:

Carregando...
Q553456

Durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio 2016, foram servidas 14 milhões de refeições nos refeitórios da Vila Olímpica e outras áreas da competição. O Comitê Organizador trabalhou com as ONGs WWF e Conservação Internacional para selecionar os critérios de rastreabilidade para a carne, já que a carne de boi precisou vir de fornecedor que garantiu não comprar de pecuarista em área de desmatamento ilegal. Além disso, o comitê fez uma parceria com o Marine Stewardship Council, organização internacional responsável pela principal certificação marinha no intuito de incentivar um sistema de certificação que permitirá servir pirarucu de pesca sustentável na Amazônia ou de uma reserva extrativista marinha no litoral do Brasil. Essas preocupações refletem quais ações?

Carregando...
Q553033

Suponha que a empresa Contigo & Pedro Ltda responde por ações na justiça por crimes ambientais. O advogado contratado estima que a empresa terá que pagar, provavelmente, entre R$ 120.000,00 e R$ 180.000,00 entre indenizações e multas. É correto afirmar que:

Carregando...
Q553071

A Teoria Neoclássica surge em decorrência da atualização dos fundamentos e princípios da Teoria Clássica, diante das mudanças ocorridas nas organizações. Leia as afirmações que tratam sobre a Teoria Neoclássica:
I. O enfoque principal abordado pela Teoria Neoclássica passa a ser o alcance dos resultados que é um ferramental de abordagem do processo administrativo.
II. Aborda o processo administrativo voltado para as práticas administrativas a partir dos elementos da função administrativa definida por Fayol.
III. Uma das razões que norteiam a ação da Teoria Neoclássica é a ênfase na prática da administração, a utilização do pragmatismo em busca de resultados concretos e palpáveis com base nos conceitos teóricos da administração.
IV. Para a Teoria Neoclássica, as organizações apresentam três aspectos comuns: quanto aos objetivos, quanto à administração e quanto ao desempenho individual.
V. O modelo de homem da Teoria Neoclássica apresenta comportamento padronizado, previsto e funcional, cujo desempenho organizacional encontra-se fundamentado no desempenho e na eficácia pessoal conforme o conhecimento da ciência da Administração.

Carregando...
Q553165

Considerando as contribuições da cultura indígena no Brasil, analise os itens abaixo, julgue-os e em seguida assinale a alternativa correta:
I. A influência cultural indígena na sociedade brasileira perpassa o hibridismo quanto a assimilação da língua portuguesa e suas influências das línguas indígenas. Várias palavras de origem indígena se encontram em nosso vocabulário cotidiano, como palavras ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju, mandioca, tatu) e palavras que são utilizadas como nomes próprios (como o parque do Ibirapuera, em São Paulo, que significa, “lugar que já foi mato”, em que “ibira” quer dizer árvore e “puera” tem o sentido de algo que já foi. O rio Tietê em São Paulo também é um nome indígena que significa “rio verdadeiro”) II. Além da influência indígena na culinária brasileira, herdamos também a crença nas práticas populares de cura derivadas das plantas. Por isso se recorre ao pó de guaraná, ao boldo, ao óleo de copaíba, à catuaba, à semente de sucupira, entre outros, para curar alguma enfermidade.
III. A culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena, como a utilização da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho), o costume de se alimentar com peixes, carne socada no pilão de madeira (conhecida como paçocA) e pratos derivados da caça (como picadinho de jacaré e pato ao tucupi), além do costume de comer frutas (principalmente o cupuaçu, bacuri, graviola, caju, açaí e o buriti).
IV. Por volta de 1500, momento da chegada dos europeus, até os dias atuais, século XXI, a população indígena diminuiu drasticamente, de três a cinco milhões de índios para, atualmente, segundo a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), 358 mil índios.

Carregando...
Q553235

No cotidiano das relações sociais, é possível observar a construção de imagens negativas sobre determinados grupos e/ou indivíduos em relação aos outros. Em geral, tais imagens estão associadas ao desconhecimento. O conceito que melhor define essa situação é:

Carregando...
Q553139

Acerca do desenvolvimento da agricultura e da consequente sedentarização dos grupos humanos, considere as afirmativas abaixo:
I. Esse processo teve início a partir das civilizações mediterrâneas, sobretudo gregos e romanos, responsáveis pela construção de grandes obras públicas, como canais de irrigação, diques e aquedutos.
II. Também identificados sob a denominação de “povos fluviais” ou “civilizações hidráulicas”, egípcios e mesopotâmicos foram pioneiros na constituição de sociedades rigidamente hierarquizadas e com governo.
III. A ocupação humana dos vales dos rios Tigre e Eufrates remonta ao período Paleolítico e, devido à abundância de recursos hídricos, essa região foi sucessivamente disputada por vários povos.
IV. Na região designada como Crescente Fértil, verificou-se o desenvolvimento das atividades agrícolas atreladas ao avanço de técnicas de irrigação e atividades comerciais, tudo isso mediado pela atuação de Estados fortes.
É correto o que se afirma em:

Carregando...
Q553401

A deficiência da Vitamina Niacina caracteriza a síndrome denominada:

Carregando...
Q553418

A Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004 dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para serviços de Alimentação. Com base nesta resolução, julgue as alternativas a seguir: I. O dimensionamento da edificação e das instalações deve ser compatível com todas as operações. Deve existir separação entre as diferentes atividades por meios físicos ou por outros meios eficazes de forma a evitar a contaminação cruzada. II. As aberturas externas das áreas de armazenamento e preparação de alimentos, inclusive o sistema de exaustão, devem ser providas de telas milimetradas para impedir o acesso de vetores e pragas urbanas. As telas devem ser removíveis para facilitar a limpeza periódica. III. A iluminação da área de preparação deve proporcionar a visualização de forma que as atividades sejam realizadas sem comprometer a higiene e as características sensoriais dos alimentos. As luminárias localizadas sobre a área de preparação dos alimentos devem ser apropriadas e estar protegidas contra explosão e quedas acidentais. IV. Devem ser realizadas manutenção programada e periódica dos equipamentos e utensílios e calibração dos instrumentos ou equipamentos de medição, mantendo registro da realização dessas operações. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

Carregando...
Q553677

Um técnico em laboratório de alimentos, ao determinar por titulação a quantidade de ácido acético (CH3COOH) em um vinagre comercial de uma pequena indústria, observou que 40 mL de vinagre foram completamente neutralizados por 15 mL de uma solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH) 2,0 mol/L. Determine a concentração do ácido acético em mol/L encontrada. (Dados= massas atômicas: C=12; H=1; O= 16; Na= 23).

Carregando...
Q553420

Diversas preparações culinárias utilizam a clara em neve conferindo esponjosidade e leveza às preparações. No entanto, a presença de outros ingredientes tem influência sobre o volume final obtido, rendimento e a estabilidade da clara em neve. A respeito da estabilidade das claras em neve, julgue as afirmativas a seguir: I. A adição de gema reduz a estabilidade da clara em neve. II. A adição de ácido reduz a estabilidade da clara em neve. III. A adição de sal aumenta a estabilidade da clara em neve. IV. A adição de açúcar aumenta a estabilidade da clara em neve. É correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q553406

Sobre os Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional (IQTNs), julgue as afirmativas abaixo em verdadeiras ou falsas: I. IQTNs são ferramentas de avaliação e monitoramento da qualidade da terapia nutricional, ao identificarem possíveis dificuldades e falhas relacionadas aos protocolos de cuidados nutricionais providos aos pacientes. II. Cabe a cada serviço selecionar os IQTNs a serem utilizados, com base nas diretrizes, protocolos e condicionantes adotados. III. O grande número de IQTNs deve ser evitado, dada sua dificuldade de aplicação na prática clínica. IV. Há uma lista de IQTNs padrão, que pode ser utilizada universalmente, independentemente das práticas e cuidados em saúde do serviço. V. Frequência na prescrição nutricional dietética na alta hospitalar de pacientes em terapia nutricional e frequência na prescrição nutricional dietética no acompanhamento nutricional ambulatorial pós-alta hospitalar em pacientes em terapia nutricional são exemplos de IQTNs. Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
GABARITO:

  • 31) D
  • 32) B
  • 33) A
  • 34) E
  • 35) D
  • 36) D
  • 37) B
  • 38) A
  • 39) D
  • 40) B
  • 41) A
  • 42) A
  • 43) A
  • 44) C
  • 45) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282