As enormes mudanças que estão ocorrendo nas
organizações demandam uma moderna gestão de
recursos humanos que responda aos desafios de
administrar pessoas.
Nesse contexto, o gestor precisa
Na elaboração do plano de carreiras a organização deve
Qual a diferença entre a missão e a visão organizacionais?
Qual a diferença entre um plano de sucessão e um plano de recolocação interna?
Num processo de seleção, muitas vezes os tomadores
de decisões se valem excessivamente da própria experiência, de seus impulsos, instintos e regras de ‘senso comum’
para o julgamento de candidatos.
Nesses vieses comuns à tomada de decisão, há uma tendência
de incorrer no erro de
Leonardo, desde muito cedo, almeja assumir um cargo
público e exercer suas funções nos rincões mais distantes
do país, para devolver, através da solidariedade, aquilo
que recebeu de investimento público.
Atingindo a idade legal e obtendo os diplomas necessários à formação dos requisitos para ingressar na seleção
para o cargo almejado, verificou que o concurso público,
nos termos da Lei n 8.112/90:
Márcia exerce atividade em zona de fronteira, para onde
foi transferida por necessidade do serviço. Márcia adaptou-se
às circunstâncias do local, apesar de habitar em
local ermo, embora localizado em zona urbana de pouca
densidade demográfica.
Nos termos da Lei n 8.112/90, ela faz jus ao denominado:
No processo de mensuração, os registros contábeis das transações das entidades do setor público devem
Em todos os arquivos, uma das tarefas mais difíceis é a avaliação de documentos. Quando essa atividade é desenvolvida, algumas perguntas orientam muito quanto aos valores dos documentos. Perguntas como, por exemplo, se o documento contém informações de valor político, científico, tecnológico e cultural que possam contribuir para a reconstituição da memória nacional e se o documento apresenta informações relevantes sobre assuntos de interesse para os pesquisadores de diversas categorias profissionais estão relacionadas diretamente ao valor
Com base na Resolução nº 37/2012, do CONARQ, a autenticidade dos documentos arquivísticos digitais é amea- çada sempre que eles são transmitidos através de
A Lei de Acesso à Informação faz referência ao fato de órgãos públicos serem obrigados a fornecer informações de interesse geral e coletivo, salvo aquelas protegidas por algum grau de sigilo. A divulgação de informações pelos órgãos públicos, mesmo sem terem sido solicitadas, é conhecida como princí- pio de transparência
Um arquivista de uma empresa pública desenvolve a tarefa de descrever funções de entidades coletivas associadas à produção e à manutenção de arquivos, com base na norma internacional para essa atividade. Assim, ao descrever a área de contextualização, o arquivista deve fornecer uma data ou período que indique o começo e o término da função. No caso de a função ser contínua, o arquivista não precisará fornecer a data
Sabe-se que a degradação do suporte da informação e a obsolescência tecnológica são os fatores principais de comprometimento de preservação de documentos digitais. Assim, um dos critérios para a preservação é a passagem de antigos para novos sistemas. Esse critério refere-se ao processo de
Na avaliação de depósitos de arquivos e acervos, várias condições devem ser observadas. Principalmente no Brasil, que tem clima tropical, alguns itens como umidade relativa do ar, temperatura, luminosidade e filtragem do ar são fundamentais. Para todos os tipos de documentação, a filtragem do ar necessita de aparelhos de ar-condicionado providos de filtros. Além disso, as janelas e os pisos devem obedecer, respectivamente, aos seguintes critérios:
O Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, ao instituir o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPUBLICA), teve como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País. Nessa linha de entendimento, para a consecução dos seus diversos objetivos, é da competência do Comitê Gestor criado pelo respectivo Decreto