Nos Estados Unidos da América, a Denver Water
(Água de Denver) propôs uma campanha publicitária
permanente muito criativa, como mostra a foto abaixo.
Em um banco de praça, lê–se: use only what you need,
ou seja, use apenas aquilo de que você precisa.
campanha publicitária é a
Texto 1
Assim, duplamente bloqueados, entre milhares
de soldados e milhares de mulheres — entre
lamentações e bramidos, entre lágrimas e balas —, os
rebeldes se renderiam de um momento para outro. Era
fatal. [...] Ainda que em fragmento, traçava–se curva
fechada do assédio real, efetivo. A insurreição estava
morta.
CUNHA, Euclides. Os sertões. 9 ed. Rio de Janeiro: Record, 2007,
p. 524 e 535.
Texto 2
Literatura distingue–se de História, pois,
enquanto a primeira não tem nenhum compromisso em
retratar ou reconstruir uma realidade para que seja válida
aos olhos de seus leitores, a segunda é, via de regra,
realizada para explicitar a confirmação da existência,
tanto do homem em si quanto de um fato histórico, de
uma nação, de um povo ou de um povoado. Todavia, há
vários episódios históricos que serviram de base a
narrativas literárias.
Disponível em:
A relação estabelecida entre os dois textos permite
inferir–se que o texto 1 descreve
Os faraós das primeiras dinastias construíam grandes
pirâmides para proteger as suas câmaras mortuárias.
Conforme a crença egípcia antiga, a alma vagaria sem destino
se o corpo, sua habitação, fosse destruído. No Egito
contemporâneo, os muçulmanos são sepultados envoltos
apenas em mortalhas, poucas horas após a morte, em túmulos
simples e sem identificação individual.
A diferença entre as grandes pirâmides de outrora e os ritos e túmulos simples de hoje deve–se ao fato de a religião muçulmana
A mostra Largo do Paissandu – Onde o Circo se
Encontra reúne tudo o que de mais sagrado ocorreu em
quase dois séculos de picadeiro brasileiro. Foi um
trabalho que teve início há pouco mais de dez anos,
graças à iniciativa da ex–acrobata e atual pesquisadora
da arte circense, Verônica Tamaoki, e cujo incentivo tem
sido fundamental para preservar a memória do circo, tão
importante quanto relegada pelos poderes públicos. Da
chegada das primeiras famílias circenses européias, em
1831, que iniciaram um processo de mestiçagem com os
artistas locais e nossa cultura popular, aos figurinos e
registros fotográficos de artistas que se consagraram sob
as lonas, como o palhaço Piolin, o visitante pode ter uma
idéia muito clara da importância que o circo,
especialmente o de origem familiar, já teve no país.
O Estado de S. Paulo. Caderno 2, 16/7/ 2008 (com adaptações).
A mostra Largo do Paissandu – Onde o Circo se
Encontra ressalta a importância que o circo já teve no
passado e demonstra que
Entre os séculos XIX e XX, a razão principal
para incentivar a vinda de imigrantes para o Brasil,
uma iniciativa do Estado e de particulares
(principalmente fazendeiros), foi a necessidade de
conseguir mão de obra para a expansão da lavoura
cafeeira. O gráfico a seguir representa as
quantidades, em milhares, de imigrantes que
entraram no Brasil, nos séculos XIX e XX.
Correlacionando a imigração para o Brasil com os
outros eventos históricos registrados no gráfico,
conclui–se que
A Guerra do Vietnã, polêmico e violento conflito
armado da segunda metade do século XX, envolveu as
guerrilhas do Vietnã do Sul e o governo comunista do
Vietnã do Norte. O conflito atingiu maiores proporções
com a participação dos Estados Unidos da América
(EUA) ao lado das tropas do Vietnã do Sul. Entretanto, foi
também uma guerra com imagens, que divulgavam,
amplamente e de forma crua, o sofrimento da população
civil — crianças com os corpos queimados por napalm,
mulheres violentadas, velhos feridos — e de jovens
soldados americanos mutilados ou mortos e ensacados.
Considerando–se o fato histórico descrito, é correto
afirmar que
A liderança política do processo de
independência das colônias foi decisiva para os rumos
que as novas nações tomaram, pois as elites evitaram
que as reivindicações mais radicais fossem atendidas,
marginalizando, assim, política e socialmente, a maioria.
A ruptura dos laços coloniais não significou o surgimento
de uma sociedade democrática e autônoma.
A respeito da formação do Estado Nacional na América
Latina, é correto associar ao texto acima
Na América espanhola colonial, a primeira
prioridade dos invasores foi extrair riquezas dos
conquistados. Essa extração foi realizada mediante a
apreensão direta de excedentes previamente
acumulados de metais ou pedras preciosas. Isso tomou a
forma de saques e pilhagens, uma maneira oficialmente
aceita de pagar soldados ou expedicionários voluntários.
MACLEOD, Murdo J. Aspectos da economia interna da América espanhola colonial.
In: BETHELL, Leslie. História da América. São Paulo: Edusp; Brasília:
Funag, 1999, v. II, p. 219–220.
Tendo em vista as características citadas, conclui–se que
a América espanhola colonial começou como uma
sociedade
A música desempenha diversas funções na sociedade:
educar, entreter, louvar, dominar, seduzir, entre outras.
Considerando o trabalho do artista em seu meio cultural, é
correto afirmar que a figura
Para o uso cotidiano de qualquer gênero de texto que
circula em nossa sociedade, é necessário que se conheça
sua finalidade, função social e organização textual. Pela
leitura da história em quadrinhos, infere–se que o gênero
estatuto
Linhas tortas
Há uma literatura antipática e insincera que só usa
expressões corretas, só se ocupa de coisas agradáveis,
não se molha em dias de inverno e por isso ignora que há
pessoas que não podem comprar capas de borracha.
Quando a chuva aparece, essa literatura fica em casa,
bem aquecida, com as portas fechadas. [...] Acha que tudo
está direito, que o Brasil é um mundo e que somos felizes.
[...] Ora, não é verdade que tudo vá tão bem [...]. Nos
algodoais e nos canaviais do Nordeste, nas plantações de
cacau e de café, nas cidadezinhas decadentes do interior,
nas fábricas, nas casas de cômodos, nos prostíbulos, há
milhões de criaturas que andam aperreadas.
[...]
Os escritores atuais foram estudar o subúrbio, a fábrica, o
engenho, a prisão da roça, o colégio do professor
mambembe.
Para isso resignaram–se a abandonar o asfalto e o café,
[...] tiveram a coragem de falar errado como toda gente,
sem dicionário, sem gramáticas, sem manual de retórica.
Ouviram gritos, palavrões e meteram tudo nos livros que
escreveram.
RAMOS, Graciliano. Linhas tortas. 8.ª ed. São Paulo: Record, 1980, p. 92/3.
O ponto de vista defendido por Graciliano Ramos
Os poemas
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam–se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti ...
QUINTANA, Mário. Antologia Poética. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2001, p. 104.
O poema sugere que o leitor é parte fundamental no
processo de construção de sentido da poesia. O verso que
melhor expressa essa ideia é
Em entrevista à revista Info Exame, o pesquisador
Don Tapscott, autor que estuda o fenômeno da Geração
Net, quando perguntado acerca do aumento do desnível
entre quem tem acesso à tecnologia e quem não tem,
respondeu que “O divisor digital é um problema, mas está
melhorando. Nos países mais desenvolvidos, como os do
G20 (grupo que inclui o Brasil), o acesso a ferramentas
digitais não é terrivelmente caro para a maioria da
população. Obviamente, há famílias que têm dificuldades
até para se alimentar. Assim, a experiência de bibliotecas
ou centros comunitários com acesso livre à Internet é
importante".
INFO Exame. Para quem vive de tecnologia. São Paulo: Ed.
Abril, n.° 274, dez. 2008, p. 53.(fragmento).
O acesso livre à Internet está relacionado ao acesso ao
conhecimento produzido pela sociedade. Considerando o
exposto pelo autor, conclui–se que
O falecimento de uma criança é um dia de festa.
Ressoam as violas na cabana dos pobres pais, jubilosos
entre as lágrimas; referve o samba turbulento; vibram nos
ares, fortes, as coplas dos desafios, enquanto, a uma
banda, entre duas velas de carnaúba, coroado de flores, o
anjinho exposto espelha, no último sorriso paralisado, a
felicidade suprema da volta para os céus, para a felicidade
eterna — que é a preocupação dominadora daquelas
almas ingênuas e primitivas.
CUNHA, Euclides da. Os sertões: campanha de Canudos. Edição comemorativa do 90.º
ano do lançamento. Rio de Janeiro: Ediouro, 1992, p. 78.
Nessa descrição de costume regional, é empregada
A bem dizer, sou Ponciano de Azeredo Furtado,
coronel de patente, do que tenho honra e faço alarde.
Herdei do meu avô Simeão terras de muitas medidas, gado
do mais gordo, pasto do mais fino. Leio no corrente da
vista e até uns latins arranhei em tempos verdes da
infância, com uns padres–mestres a dez tostões por mês.
Digo, modéstia de lado, que já discuti e joguei no assoalho
do Foro mais de um doutor formado. Mas disso não faço
glória, pois sou sujeito lavado de vaidade, mimoso no trato,
de palavra educada. Trato as partes no macio, em jeito de
moça. Se não recebo cortesia de igual porte, abro o peito:
— Seu filho de égua, que pensa que é?
(...)
Meus dias no Sossego findaram quando fui pegado
em delito de sem–vergonhismo em campo de pitangueiras.
A pardavasquinha dessa intimidade de mato ganhou dúzia
e meia de bolos e eu recriminação de fazer um frade de
pedra verter lágrima. Simeão, sujeito severoso, veio do
Sobradinho aquilatar o grau de safadeza do neto. Levei
solavanco de orelha, fui comparado aos cachorros dos
currais e por dois dias bem contados fiquei em galé de
quarto escuro. No rabo dessa justiça, meu avô deliberou
que eu devia tomar rumo da cidade:
— Na mão dos padres eu corto os deboches desse
desmazelado.
(...)
CARVALHO, José Cândido de. O coronel e o lobisomem.
Rio de Janeiro: José Olympio, 1994. p. 3–5.
Quanto ao estilo e à linguagem empregada no trecho do
romance de José Cândido de Carvalho, nota–se que