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Questões de Concurso ENADE – Aprova Concursos
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O paradigma de programação orientado a objetos tem sido largamente utilizado no desenvolvimento de sistemas.

Considerando o conceito de herança, avalie as afirma- ções abaixo.

I. Herança é uma propriedade que facilita a implementação de reuso.
II. Quando uma subclasse é criada, essa herda todas as características da superclasse, não podendo possuir propriedades e métodos próprios.
III. Herança múltipla é uma propriedade na qual uma superclasse possui diversas subclasses.
IV. Extensão é uma das formas de se implementar herança.
É correto apenas o que se afirma em


Um engenheiro de software planejou o desenvolvimento de um novo projeto, com prazo máximo de 220 dias, em seis fases: comunicação, planejamento, modelagem, construção, documentação e implantação. As fases seriam realizadas na sequência em que foram listadas. Exceção foi feita para as fases de construção e a documentação, que poderiam ocorrer em paralelo. Entretanto, a fase de implantação só poderia ocorrer se tanto construção quanto documentação estivessem encerradas.

A tabela a seguir apresenta a duração de cada fase do plano de desenvolvimento proposto.

Tabela - Fases e respectivas dependências e durações



Considerando o uso do Método do Caminho Crítico, e que o projeto tem prazo máximo de 220 dias, com início no dia 1, avalie as seguintes afirmações.

I. A data mínima para o início da fase de implantação é o dia 191.
II. O projeto possui um caminho crítico, que é 1-2-3-5-6.
III. A folga livre da atividade documentação é de 60 dias.

É correto apenas o que se afirma em:

O MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é, ao mesmo tempo, um movimento para melhoria da qualidade e um modelo de qualidade de processo.
Guia MPS.BR (SOFTEX)

Com relação às suas características, o MPS.BR



O ritmo de desmatamento na Amazônia Legal diminuiu no mês de junho de 2011, segundo levantamento feito pela organização ambiental brasileira Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). O relatório elaborado pela ONG, a partir de imagens de satélite, apontou desmatamento de 99 km2 no bioma em junho de 2011, uma redução de 42% no comparativo com junho de 2010. No acumulado entre agosto de 2010 e junho de 2011, o desmatamento foi de 1 534 km2, aumento de 15% em relação a agosto de 2009 e junho de 2010. O estado de Mato Grosso foi responsável por derrubar 38% desse total e é líder no ranking do desmatamento, seguido do Pará (25%) e de Rondônia (21%).
Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2011(com adaptações).

De acordo com as informações do mapa e do texto,

Provas: INEP - 2011 - ENADE - Artes Visuais
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Artes visuais

Ao analisar a presença significativa de imagens e o fascínio pelo espetáculo na atualidade, Adauto Novaes afirma que, de maneira apressada e superficial, era comum vermos associadas as ideias de espetáculo ao reino das imagens, em particular ao poder da televisão, mesmo depois de Guy Debord ter advertido, no livro A sociedade do espetáculo, que o espetáculo vai muito além do show de imagens.

Para Debord, o espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediada por imagens. Nesse caso, um dos indicativos dessa sociedade é a vida envolta por uma imensa acumulação de espetáculos, fazendo com que suas vivências, retiradas do mundo real, ocorram por meio de um intermediário, no qual o espetacular é vivido em detrimento do real, tornandose um substituto da experiência.

As abordagens contemporâneas do ensino da arte têm buscado articular o conhecimento em arte, relativo à produção das linguagens, e sobre arte, ao ler e contextualizar as produções dos estudantes com as de outras culturas, períodos e lugares. Nesse caso, um desafio do ensino de artes visuais é abordar criticamente as visualidades na contemporaneidade. Para isso, faz-se necessário um ensino de arte capaz de problematizar a cultura e a leitura de imagens, de analisar a relevância das visualidades na constituição de identidades e subjetividades, e de promover a compreensão dos significados que podem permear as relações entre imagem e poder.
NOVAES, A. (Org.) Muito além do espetáculo. São Paulo: SENAC, São Paulo, 2005 (com adaptações).



Considerando as ideias desenvolvidas nos textos acima, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema:

Ensino de artes visuais: imagem, espetáculo e poder.

Aborde, em seu texto, os seguintes aspectos:

a) papel dos diferentes atores sociais;

b) escolha dos temas a serem trabalhados no ensino de artes visuais.

Considere a gramática a seguir, em que S, A e B são símbolos não terminais, 0 e 1 são terminais e ε é a cadeia vazia.



A respeito dessa gramática, analise as afi rmações a seguir.

I. Nas cadeias geradas por essa gramática, o último símbolo é 1.

II. O número de zeros consecutivos nas cadeias geradas pela gramática é, no máximo, dois.

III. O número de uns em cada cadeia gerada pela gramática é maior que o número de zeros.

IV. Nas cadeias geradas por essa gramática, todos os uns estão à esquerda de todos os zeros.

É correto apenas o que se afi rma em

A tabela a seguir apresenta a relação de mintermos e maxtermos para três variáveis.



Analise o circuito de quatro variáveis a seguir.



Considerando esse circuito, as funções f e g são, respectivamente,

Uma equipe está realizando testes com base nos códigos-fonte de um sistema. Os testes envolvem a verifi cação de diversos componentes individualmente, bem como das interfaces entre os componentes.

No contexto apresentado, essa equipe está realizando testes em nível de

As filas de prioridades (heaps) são estruturas de dados importantes no projeto de algoritmos. Em especial, heaps podem ser utilizados na recuperação de informação em grandes bases de dados constituídos por textos. Basicamente, para se exibir o resultado de uma consulta, os documentos recuperados são ordenados de acordo com a relevância presumida para o usuário. Uma consulta pode recuperar milhões de documentos que certamente não serão todos examinados. Na verdade, o usuário examina os primeiros m documentos dos n recuperados, em que m é da ordem de algumas dezenas.

Considerando as características dos heaps e sua aplicação no problema descrito acima, avalie as seguintes afirmações.

I. Uma vez que o heap é implementado como uma árvore binária de pesquisa essencialmente completa, o custo computacional para sua construção é O(n log n).

II. A implementação de heaps utilizando-se vetores é eficiente em tempo de execução e em espaço de armazenamento, pois o pai de um elemento armazenado na posição i se encontra armazenado na posição 2i+1.

III. O custo computacional para se recuperar de forma ordenada os m documentos mais relevantes armazenados em um heap de tamanho n é O(m log n).

IV. Determinar o documento com maior valor de relevância armazenado em um heap tem custo computacional O(1).

Está correto apenas o que se afirma em

Na Sociologia da Educação, o currículo é considerado um mecanismo por meio do qual a escola define o plano educativo para a consecução do projeto global de educação de uma sociedade, realizando, assim, sua função social. Considerando o currículo na perspectiva crítica da Educação, avalie as afirmações a seguir.

I. O currículo é um fenômeno escolar que se desdobra em uma prática pedagógica expressa por determinações do contexto da escola.

II. O currículo reflete uma proposta educacional que inclui o estabelecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.

III. O currículo é uma realidade objetiva que inviabiliza intervenções, uma vez que o conteúdo é condição lógica do ensino.

IV. O currículo é a expressão da harmonia de valores dominantes inerentes ao processo educativo.

É correto apenas o que se afirma em

O problema P versus NP é um problema ainda não resolvido e um dos mais estudados em Computação. Em linhas gerais, deseja-se saber se todo problema cuja solução pode ser eficientemente verificada por um computador, também pode ser eficientemente obtida por um computador. Por “eficientemente” ou “eficiente” significa “em tempo polinomial”.

A classe dos problemas cujas soluções podem ser eficientemente obtidas por um computador é chamada de classe P. Os algoritmos que solucionam os problemas dessa classe têm complexidade de pior caso polinomial no tamanho das suas entradas.

Para alguns problemas computacionais, não se conhece solução eficiente, isto é, não se conhece algoritmo eficiente para resolvê-los. No entanto, se para uma dada solução de um problema é possível verificá-la eficientemente, então o problema é dito estar em NP. Dessa forma, a classe de problemas para os quais suas soluções podem ser eficientemente verificadas é chamada de classe NP.

Um problema é dito ser NP-completo se pertence à classe NP e, além disso, se qualquer outro problema na classe NP pode ser eficientemente transformado nesse problema. Essa transformação eficiente envolve as entradas e saídas dos problemas.

Considerando as noções de complexidade computacional apresentadas acima, analise as afirmações que se seguem.

I. Existem problemas na classe P que não estão na classe NP.

II. Se o problema A pode ser eficientemente transformado no problema B e B está na classe P, então A está na classe P.

III. Se P = NP, então um problema NP-completo pode ser solucionado eficientemente.

IV. Se P é diferente de NP, então existem problemas na classe P que são NP-completos.

É correto apenas o que se afirma em

O razor é uma arquitetura para desempenho better-than-worst-case que usa um registrador especializado, mostrado na fi gura, que mede e avalia os erros.



Considerando essas informações, analise as afi rmações a seguir.

I. Sistemas digitais são tradicionalmente concebidos como sistemas assíncronos regidos por um clock.

II. Better-than-worst-case é um estilo de projeto alternativo em que a lógica detecta e se recupera de erros, permitindo que o circuito possa operar com uma frequência maior.

III. Nos sistemas digitais, o período de clock é determinado por uma análise cuidadosa para que os valores sejam armazenados corretamente nos registradores, com o período de clock alargado para abranger o atraso de pior caso.

É correto o que se afirma em

Os números de Fibonacci correspondem à uma sequência infi nita na qual os dois primeiros termos são 0 e 1. Cada termo da sequência, à exceção dos dois primeiros, é igual à soma dos dois anteriores, conforme a relação de recorrência abaixo.



Desenvolva dois algoritmos, um iterativo e outro recursivo, que, dado um número natural n > 0, retorna o n-ésimo termo da sequência de Fibonacci. Apresente as vantagens e desvantagens de cada algoritmo.

Na iniciação de esportes coletivos, o professor de Educação Física escolar deve considerar o conjunto de objetivos, o planejamento de estratégias de ações educativas nas aulas, meios de intervenção pedagógica, sistema de avaliação do progresso dos alunos e integração de três dimensões de conteúdos pautados no saber conhecer, saber fazer, e saber ser.
Há muitas dificuldades relacionadas a conflitos de objetivos entre os alunos, seus pais e professores, como, por exemplo, a pressão psicológica exercida externamente, a especialização prematura em habilidades motoras envolvidas em jogos, a qual resulta na busca excessiva da plenitude atlética e no envolvimento precoce em competições.
A iniciação esportiva deve ser considerada uma etapa no processo de formação integral humana, não sendo o desempenho esportivo um fim em si mesmo. O esporte dever ser utilizado para desenvolver valores humanos.

Considerando as ideias centrais desenvolvidas no texto acima, redija um texto dissertativo sobre a iniciação esportiva no contexto da Educação Física escolar. Em seu texto, aborde as principais características dos conteúdos a ser aprendidos relacionados ao saber conhecer, saber fazer e saber ser.

Não temos nenhuma mística incorporada ao povo; portanto, não tem o nosso povo — considerado na sua expressão de povo-massa — a consciência clara de nenhum objetivo nacional a realizar ou a defender, de nenhuma grande tradição a manter, de nenhum ideal coletivo, de que o Estado seja o órgão necessário à sua realização. (...) Esse autossentimento e essa clara e perfeita consciência só serão realizados pela ação lenta e contínua do Estado — um Estado soberano, incontrastável, centralizado, unitário, capaz de impor-se a todo país pelo prestígio fascinante de uma grande missão nacional.

VIANNA, O. Problemas de organização e problemas de direção: o povo e o governo.
Rio de Janeiro: José Olympio, 1952, p. 395 (com adaptações).

Oliveira Vianna foi um dos grandes críticos da incorporação da proposta liberal na realidade brasileira. Em contraposição, advogou que o autoritarismo seria uma proposta válida para o país, na qual o povo-massa poderia ser politicamente integrado pela ação de um Estado corporativo.

Considerando que os textos acima têm caráter motivador, redija um texto dissertativo sobre a incorporação da proposta liberal na realidade brasileira, identificando os pontos sobre os quais Oliveira Vianna constrói sua crítica ao liberalismo e sua proposta de autoritarismo e Estado corporativo. (valor: 10,0 pontos)

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