Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Não temos nenhuma mística incorporada ao povo; portanto, não tem o nosso povo — considerado na sua expressão de povo-massa — a consciência clara de nenhum objetivo nacional a realizar ou a defender, de nenhuma grande tradição a manter, de nenhum ideal coletivo, de que o Estado seja o órgão necessário à sua realização. (...) Esse autossentimento e essa clara e perfeita consciência só serão realizados pela ação lenta e contínua do Estado — um Estado soberano, incontrastável, centralizado, unitário, capaz de impor-se a todo país pelo prestígio fascinante de uma grande missão nacional.

VIANNA, O. Problemas de organização e problemas de direção: o povo e o governo.
Rio de Janeiro: José Olympio, 1952, p. 395 (com adaptações).

Oliveira Vianna foi um dos grandes críticos da incorporação da proposta liberal na realidade brasileira. Em contraposição, advogou que o autoritarismo seria uma proposta válida para o país, na qual o povo-massa poderia ser politicamente integrado pela ação de um Estado corporativo.

Considerando que os textos acima têm caráter motivador, redija um texto dissertativo sobre a incorporação da proposta liberal na realidade brasileira, identificando os pontos sobre os quais Oliveira Vianna constrói sua crítica ao liberalismo e sua proposta de autoritarismo e Estado corporativo. (valor: 10,0 pontos)

GABARITO: 1
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282