Sobre as regras de prescrição delineadas no Código Civil brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
Acerca das disposições constitucionais envolvendo a administração pública indireta, assinale a alternativa CORRETA:
I. Às empresas públicas é permitida a exploração direta de atividade econômica, quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo.
II. As empresas públicas e as sociedades de economia mista não poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado.
III. As autarquias são pessoas jurídicas de direito privado, necessariamente criadas por lei, com capacidade administrativa e financeira autônomas, tendo por objetivo a persecução de finalidades públicas.
IV. Somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação.
A respeito da Defensoria Pública e da curadoria especial, assinale a alternativa CORRETA:
I. A autoridade judiciária dará curador especial à criança ou ao adolescente, sempre que os interesses destes colidirem com os de seus pais ou responsável, ou quando carecer de representação ou assistência legal ainda que eventual.
II. É indispensável, segundo disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, a nomeação de curador especial a menor em ação de destituição de pátrio poder movida pelo Ministério Público, uma vez que o agente ministerial, em tais casos, age como autor e fiscal da lei, existindo incompatibilidade entre tais funções.
III. A nomeação da Defensoria Pública para a curadoria especial é obrigatória e automática, pois os menores são partes no processo e destinatários da proteção e, ainda, porque a ação de destituição do pátrio poder está inserida dentre as suas funções institucionais.
IV. A Justiça da Infância e da Juventude é competente para designar curador especial em casos de apresentação de queixa ou representação, ou de outros procedimentos judiciais ou extrajudiciais em que haja interesses de criança ou adolescente.
V. Oferecida a representação, a autoridade judiciária designará audiência de apresentação do adolescente, decidindo, desde logo, sobre a decretação ou manutenção da internação. O adolescente e seus pais ou responsável serão cientificados do teor da representação e notificados a comparecer à audiência, acompanhados de advogado. Se os pais ou responsável não forem localizados, a autoridade judiciária dará curador especial ao adolescente.
Em um conhecido livro Organizações Modernas, o sociólogo Amitai Etzioni destaca a relevância dos estudos da sociologia organizacional no mundo moderno, haja vista que a sociedade atual é uma sociedade de organizações (Etzioni, 1967:5), pois nascemos, fomos educados, trabalhamos, e desenvolvemos grande parte de nossas demais atividades em organizações. No entanto, ao longo do desenvolvimento da sociologia das organizações, as percepções teóricas acerca das organizações sofreram modificações condizentes com as escolas teóricas da área. Entre elas, destacam-se a Teoria Clássica ou Administração Científica, a Teoria das Relações Humanas e a Teoria Estruturalista. Considere as afirmativas acerca dessas teorias:
I. A Teoria Clássica abordava as organizações a partir do critério da motivação econômica para o trabalho, dando ênfase ao processo de divisão do trabalho clara e formal.
II. A Teoria Clássica incorporava, desde seu surgimento, influências weberianas voltadas a compreender o sentido da ação social no trabalho, atribuída pelos indivíduos no processo produtivo
III. A Teoria das Relações Humanas dá atenção aos processos psicológicos envolvidos nas organizações, demonstrando como as recompensas extraeconômicas têm sempre justificativa associada à satisfação pessoal e individual.
IV. A Teoria das Relações Humanas denunciou a necessidade de se levar em consideração os fatores sociais, isto é, as inúmeras necessidades extraeconômicas dos trabalhadores dentro da organização para a melhor compreensão e mesmo para o pleno desenvolvimento organizacional.
V. A Teoria Estruturalista, de grande influência marxista e weberiana, parte do conflito inevitável entre o trabalhador e a organização e dá grande ênfase à dimensão do poder nas organizações.
VI. A Teoria Estruturalista enfatiza o organograma empresarial, as relações de mando e submissão propondo novas formas de organização das funções, mais flexíveis e democráticas.
É correto o que se afirma APENAS em:
Leia as afirmações abaixo a respeito dos três tipos puros de dominação legítima descritos por Max Weber.
I. O tipo de dominação tradicional supõe a existência de laços de fidelidade pessoal.
II. O tipo de dominação carismática se fundamenta na crença em estatutos legais e na impessoalidade da norma.
III. O tipo de dominação racional legal se fundamenta na autoridade das tradições.
IV. O tipo de dominação legal é o que melhor caracteriza a existência das sociedades modernas.
V. O tipo de dominação tradicional se apoia em relações pessoais de heroísmo e dons extraordinários.
De acordo com o pensamento sociológico do autor sobre o assunto, estão CORRETOS apenas os itens:
O direito moderno pode ser definido do seguinte modo: um conjunto de normas abstratas, feitas e estatuídas com determinadas intenções. Pressupõe o Judiciário para a aplicação das regras no caso particular e uma administração racional com o fim de cuidar dos interesses previstos pela ordem. A autoridade legal manda e obedece ao mesmo tempo em virtude do caráter impessoal da norma em disposição.
A respeito do enunciado em questão é INCORRETO afirmar:
Cientistas sociais como Cristina Costa afirmam que, desde meados dos anos de 1980, o avanço do neoliberalismo, ao impor políticas de diminuição dos recursos públicos a setores considerados essenciais como a educação e a segurança, provocou a multiplicação de empresas de segurança privada e, até mesmo, de milícias privadas. Segundo a autora, em nome da garantia da paz interna, países como o Brasil vêm utilizando e reproduzindo inúmeros atos de violência contra setores da população que vive nas periferias urbanas. Institutos e organizações responsáveis pela defesa e proteção dos direitos humanos afirmam que a violência policial do Estado tende a justificar tal postura em nome da discutível defesa do cidadão comum. Ao mesmo tempo, as autoridades vinculadas à segurança pública condicionam a multiplicação dos efetivos militares como forma de o Estado combater o crime organizado e o narcotráfico. Enquanto isso, o cotidiano das ações policiais coleciona o aumento do contingente de pessoas suspeitas devido a suas condições materiais de existência ou do histórico de preconceitos raciais, étnicos, sexuais, religiosos etc., que associa crime, pobreza e multiplicação de desvios.
De acordo com o enunciado acima:
O advento do Iluminismo, do racionalismo e do utilitarismo burguês imprimiu na França e em outros países a supressão dos valores culturais do século XVI, fundados na concepção de um tempo cíclico, repetindo entre os homens o caminhar das estações do ano. As novas transformações estruturais impuseram novas maneiras de pensar e, em consequência, o desaparecimento de toda uma cultura tradicional e o dilaceramento da ideia de sociabilidade coletiva. O Estado moderno, a escola obrigatória e a maior mobilidade social induziram o desaparecimento de toda uma cultura tradicional, incluindo a diminuição da fé religiosa e maior ceticismo em relação às numerosas crenças populares. Nesse sentido, o moderno Estado francês pode ser definido como um espaço integrado com poder de impor unidade mental e cultural dos habitantes que conscientemente aderem às leis do Estado. (ORTIZ, Renato. Cultura e modernidade: a França no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1991, p.-36-38.) Leia as afirmações a seguir:
I. O Estado atua como fator espontâneo de disciplinarização das condutas.
II. O recuo das crenças mágicas é correlato à mudança de mentalidades.
III. A constituição do Estado Francês firmou-se à base do pluralismo dos costumes locais.
IV. A ideia de sociabilidade coletiva representa um dos trunfos do modo de sociabilidade burguesa.
V. A ideia de nivelamento cultural é avessa à intervenção do poder do Estado.
Estão corretas APENAS as afirmativas:
Em determinada pesquisa sobre o consumo de três produtos, A, B e C, verificou-se que:
25 pessoas consomem o produto A.
8 pessoas consomem os produtos A e B.
13 pessoas consomem os produtos C e B.
22 pessoas consomem o produto B.
18 pessoas consomem os produtos A e C.
32 pessoas consomem o produto C.
5 pessoas consomem os três produtos.
Nenhum dos três produtos é consumido por 17 pessoas.
Nessas condições, podemos afirmar que o número de pessoas pesquisadas é igual a:
Um estatístico deseja relacionar uma variável Y com duas outras variáveis que explicariam o valor de Y. São elas: X1 e X2. O modelo a ser ajustado é Y = ß0 + ß1X1 + ß2X2 + ε . Fixando valores para X1 e X2, observou os valores de Y e montou a seguinte tabela com os dados obtidos no experimento: 
Para suas análises econômicas e sociais, um pesquisador necessita ter uma estimativa da renda média familiar de uma população composta de 10 mil famílias. Com a finalidade de atender às necessidades do pesquisador, uma pesquisa de campo será realizada e uma amostra aleatória simples será delineada e selecionada, sem reposição. Uma das exigências do pesquisador é que a estimativa a ser realizada, através da média amostral, difira da verdadeira média em, no máximo, R$ 20,00, e que isso ocorra com probabilidade de 95%. Assumindo-se que o desvio padrão da renda familiar seja de R$ 200,00, o tamanho da amostra necessário para atender às exigências do pesquisador, no mínimo, deverá ser
Sejam X e Y variáveis aleatórias com densidade de probabilidade conjunta dada por:
f(x, y) = (x + y), se 0 < x < 1 e 0 < y < 1
0 nos demais caso
A probabilidade conjunta de que X seja menor do que 0,5 e Y seja menor do que 0,6 é:
Em um local público de atendimento existe um painel eletrônico com 231 números para atendimento. Com apenas um recepcionista, consegue atender até a posição do quartil um (Q1). Marque a alternativa CORRETA que representa a série da sequência dos clientes que foram atendidos.
O processo de trabalho do assistente social junto a Assistência Social no Brasil e sua interface com o Sistema Único de Saúde permite compreender que:
Battini (2007) considera que o planejamento social apresenta caráter transformador e que tem como finalidades imprimir dinamicidade, organicidade e concretude à política, ao funcionamento institucional e à intervenção profissional, promovendo controle social; e monitorar e avaliar sistematicamente a política e o exercício profissional cotidiano, na perspectiva prático-crítica.
Assim, é INCORRETO afirmar que: