Com relação a nuvens computacionais, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna
da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Para a construção de árvores filogenéticas, é necessário assumir algumas premissas, como o cálculo da probabilidade
máxima: dadas certas condições sobre como o DNA muta ao longo do tempo, pode-se encontrar uma árvore que reflete
a sequência mais provável de eventos evolutivos. Considere o exemplo abaixo, em que se observa a comparação entre
três espécies.

Ambas as árvores são possíveis, mas a árvore 1 será a escolhida caso se tome como premissa que:
Na Lei 9.985, de 2000, as unidades de conservação foram divididas em dois grupos com características específicas, denominadas de Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. No primeiro grupo, o objetivo básico é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. No segundo grupo, o objetivo é compatibilizar a conservação com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais. Nesse sentido, considere as seguintes unidades de conservação: ● Área de Proteção Ambiental. ● Floresta Nacional. ● Monumento Natural. ● Parque Nacional. ● Refúgio da Vida Silvestre. ● Reserva Biológica. ● Reserva Extrativista. ● Reserva de Fauna. Quantas dessas unidades estão incluídas na categoria Unidades de Proteção Integral?
Esqueletos de invertebrados são muito variáveis tanto na estrutura como na função que desempenham. Sobre esses esqueletos, é correto afirmar:
Com base nas concepções modernas da evolução dos animais, é correto afirmar:
Considere uma espécie arbórea que ocorre em dois ambientes distintos, A e B. A espécie apresenta, no xilema secundário, elementos de vaso de mesmo diâmetro. No ambiente A, ela possui maior quantidade de elementos de vaso do que em B, considerando-se uma secção transversal do xilema com a mesma área. Levando-se em conta essa informação, é correto afirmar:
De fato, quando o sociólogo se limita a tomar à sua conta os objetivos de reflexão do senso comum e a reflexão comum sobre esses objetivos, não tem mais nada a opor à certeza comum de que pertence a todos os homens falarem de tudo o que é humano e julgarem qualquer discurso, até mesmo científico, sobre o que é humano. (BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J. C.; PASSERON, J.C. Ofício de sociólogo. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 36) De acordo com a perspectiva apresentada, o conhecimento sociológico demanda cuidados metodológicos para que se preserve:
A orientação utópica se manifesta quase por toda a parte e quase sempre, mas apesar da variedade de seus conteúdos, possui algumas características reconhecíveis. De início, constitui-se em oposição aos valores dominantes da sociedade em que nasceu. Além disso, leva os seus partidários a uma grande intolerância em relação ao mesmo tempo a um mundo corrompido e àqueles a quem cabe impedir o advento da nova ordem. (BOUDON, R. & BOURRICAUD, F. Dicionário crítico de sociologia. São Paulo: Ática, 1993. p. 593) Tal como abordada, a orientação utópica está relacionada à:
Considerando a sociologia do conhecimento, a noção de falsa consciência e a tradição teórica a ela associada implicam:
A obra de Jessé Souza tem inspirado as pesquisas recentes sobre a nova estrutura de classes da sociedade brasileira. Dada a perspectiva adotada pelo autor, essas pesquisas têm criticado:
Não há brasileiro de classe mais elevada, mesmo depois de nascido e criado depois de oficialmente abolida a escravidão, que não se sinta aparentado do menino Braz Cubas na malvadez e no gosto de judiar com negros. Aquele mórbido deleite em ser mau com os inferiores e com os animais é bem nosso: é de todo o menino brasileiro atingido pela influência do sistema escravocrata. (FREYRE, G. Casa-grande e senzala. Lisboa: Livros do Brasil, 1957. p. 361) Analisando os resquícios do escravismo na formação social brasileira, Gilberto Freyre destaca como características do nosso hibridismo cultural e racial:
O SESMT é organizado pelo grau de risco e pelo número de funcionário da empresa. Assim, em uma empresa classificada como grau de risco 4 e com 480 empregados, apresentará a seguinte organização:
A NBR 14725-4 tem como finalidade apresentar a normatização nacional sobre:
A aclimatação é a adaptação do organismo a um ambiente quente ou frio. Assim, um indivíduo está aclimatado ao ambiente quente quando apresenta:
A NR 18 prevê que escada fixa, tipo marinheiro, com mais de 6,00 m (seis metros) de altura, deverá ser provida de uma gaiola protetora. A altura, acima da base da escada (em metros), a que essa gaiola deverá se localizar é de: