A coluna da esquerda apresenta nomenclaturas geométricas de uma engrenagem cilíndrica de dentes retos e a da direita, a caracterização de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 - Circunferência do diâmetro de dedendo 2 - Circunferência do diâmetro de base 3 - Circunferência do diâmetro de adendo 4 - Circunferência do diâmetro primitivo ( ) É a circunferência que gera o perfil evolvente da roda de engrenagem. ( ) É a circunferência da cabeça da roda de engrenagem. ( ) Contém o ponto formado pelo cruzamento da linha de contato das rodas de engrenagem e a linha que une seus eixos. ( ) É a circunferência do pé da roda de engrenagem. Assinale a sequência correta.
A figura abaixo ilustra um fragmento de tela da área de trabalho do Microsoft Word 2007 (idioma Português) com algumas regiões destacadas e numeradas de 1 a 6.

Sobre a figura, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( )As ferramentas indicadas pelos números 1 e 2 permitem alternar a formatação de um texto selecionado entre maiúsculas e minúsculas, respectivamente.
( )O botão indicado pelo número 3 é utilizado para limpar toda a formatação de um texto selecionado, deixando o texto sem formatação.
( )Por meio da ferramenta indicada pelo número 4, é possível aumentar ou diminuir o tamanho da fonte de um texto selecionado.
( )O botão indicado pelo número 5 corresponde ao alinhamento de parágrafo Justificado.
( )A ferramenta indicada pelo número 6 possibilita alterar o espaçamento entre as linhas de um texto selecionado.
Asinale a sequência correta.
Um gráfico de ramos e folhas fornece um quadro rápido da forma da distribuição de uma variável aleatória. A partir dessa informação, analise as afirmativas. I - O gráfico de ramos e folhas é indicado para amostras pequenas. II - Os ramos do gráfico de ramos e folhas podem ter tantos algarismos quantos forem necessários, mas cada folha contém um único algarismo. III - É possível aumentar o número de ramos em um gráfico de ramos e folhas, dividindo cada ramo em quatro. IV - É possível o uso do gráfico de ramos e folhas quando se quer comparar duas distribuições relacionadas. Estão corretas as afirmativas
A Secretaria de Trânsito de uma determinada cidade possui carros da marca A e da marca B, que são utilizados diariamente na inspeção do trânsito nas ruas da cidade. A probabilidade do carro da marca A apresentar problemas mecânicos é 2/5 e a do carro da marca B é 3/8. A probabilidade de ao menos um dos carros apresentar problemas mecânicos é:
Dos carros que são utilizados pelo Departamento de Trânsito na fiscalização das ruas de uma cidade, 40% usam gasolina comum, 35% usam gasolina aditivada e 25% usam gasolina premium. Dos que usam gasolina comum, apenas 30% rodam com tanque cheio; dos que usam gasolina aditivada, 60% rodam com tanque cheio e dos que usam gasolina premium, 50% rodam com tanque cheio. A probabilidade de um carro selecionado ao acaso usar gasolina aditivada com tanque cheio é:
Sobre teste de hipóteses, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Comete-se o erro do tipo I, quando se rejeita uma hipótese nula verdadeira. ( ) O poder de um teste é a probabilidade da hipótese nula ser rejeitada, dado que ela é falsa. ( ) O valor p de um teste de hipótese é a probabilidade da hipótese nula ser rejeitada. ( ) O erro do tipo I é também chamado de nível de confiança de um teste de hipóteses. Assinale a sequência correta.
Deseja-se saber se a proporção de usuários de determinado posto de gasolina entre os moradores de uma
grande região é realmente 30%, como se imagina. Há uma relação atualizada desses moradores a partir da
qual pretende-se retirar uma amostra aleatória simples para fazer essa verificação. Que tamanho deve ter a
amostra para que o intervalo de confiança (95%) referente ao parâmetro a ser estimado tenha 10 pontos
percentuais para mais e para menos?

Em uma família de 20 motoristas, todos levaram uma multa no último ano conforme a distribuição dos
pontos:

Qual é o número mediano de pontos na carteira?
Ao aplicar a lei, o juiz deverá:
O inquérito policial é tradicionalmente conceituado como procedimento administrativo prévio que visa à apuração de uma infração penal e sua autoria, a fim de que o titular da ação penal possa ingressar em juízo. Sobre suas principais características, é correto afirmar que:
O termo “Fonte” é largamente utilizado no contexto dos aplicativos de edição e processamento de textos, como o MS Word e seus similares. Dentre os que são apresentados, o tamanho de fonte mais adequado para um texto corrido, impresso em papel A4, é:
Observe o gráfico a seguir, produzido por meio do MS Excel 2010.

A série de dados que originou esse gráfico é:
Fios de cobre e fibras ópticas são meios físicos de transmissão muito usados para transmitir um fluxo de bits de um computador para outro. Em relação a esses meios de transmissão, analise as afirmativas a seguir: I - Os pares trançados podem ser usados na transmissão de sinais analógicos ou digitais. II - Cabos coaxiais têm melhor blindagem que os pares trançados, e assim podem se estender por distâncias mais longas em velocidades mais altas. III - Fibras ópticas não sofrem interferência eletromagnética, porém podem ser danificadas com facilidade se forem encurvadas demais. Está correto o que se afirma em:
Suponha que dois assinantes de uma rede desejam se comunicar. Para estabelecer a comunicação entre eles e transportar as informações a serem trocadas, uma linha física precisa ser estabelecida entre esses dois assinantes antes de haver qualquer troca de informações. Para isso, uma mensagem especial é enviada do nó origem ao nó destino. No caminho percorrido, essa mensagem causa a alocação de linhas nos nós intermediários até o nó destino, estabelecendo um caminho dedicado à comunicação entre os dois assinantes. Quando essa operação se completar, uma mensagem é enviada de volta ao nó origem, informando que a transferência de informações pode começar. Esse processo descreve a modalidade de comutação de dados:
O Modelo OSI (Open Systems Interconnection) é um modelo de referência que sintetiza, de modo abstrato, a estrutura funcional dos elementos envolvidos na comunicação entre sistemas abertos de comunicação de dados. Esse modelo é dividido em sete camadas sobrepostas, de modo que cada camada executa um conjunto bem definido de funções. A utilização de algoritmos de roteamento para determinar rotas apropriadas para transferência de unidades de dados entre endereços de rede é função da camada: