Warning: implode(): Invalid arguments passed in /application/src/Iesde/SiteBundle/Controller/QuestaoController.php on line 204
Questões de Concurso – Aprova Concursos
Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em um circuito elétrico puramente resistivo existem duas resistências, R1 e R2, associadas em paralelo. Sabendo-se que o valor de R2 é 3R1, considere as seguintes afirmativas: 1- O valor da resistência equivalente dessa associação é ¾ R1
2- A corrente elétrica que passa pela resistência R2 é três vezes mais intensa do que a corrente elétrica que passa pela resistência R1
3- O fator de potência (cos φ) desse circuito é zero.
Assinale a alternativa correta.

De acordo com os fabricantes de automóveis, o rendimento do

álcool é de 70% em comparação ao da gasolina. Essa relação

auxilia o consumidor a decidir se é mais vantajosa a utilização de

álcool ou de gasolina. Nesse sentido, considere o preço do álcool

e da gasolina nos seguintes postos:


Levando em conta a relação entre o valor do álcool e da gasolina e

seu rendimento, é correto afirmar que é mais vantajoso abastecer

um automóvel com álcool:

De uma folha quadrada de 40 cm de lado, foram retirados 4 quadrados de

10 cm de lado, conforme a figura ao lado.


O volume da caixa fabricada dessa forma é de:

Com relação à geometria da suspensão de um veículo, considere as seguintes afirmativas: 1- Câmber desigual causa tendência a “puxar a direção” para o lado da roda que estiver com ajuste mais positivo.
2- Cáster desigual causa tendência a “puxar a direção” para um dos lados e a desequilibrar o veículo em frenagens.
3- Divergência na roda dianteira direita e convergência na roda dianteira esquerda causam tendência a “puxar a direção” para a esquerda.
Assinale a alternativa correta.

O sistema de freios que evita o bloqueio das rodas durante o processo de frenagem é conhecido como sistema de freios:

A produção de mudas de espécies arbóreas tem sido obtida pelos métodos sexuado e assexuado. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas: 1.A semeadura em canteiros para posterior repicagem é usada pelas empresas de reflorestamento por ser muito barata. 2.Mudas para plantio com raiz nua são usadas para poucas espécies arbóreas, com maior capacidade de adaptação na região Sul do Brasil. 3.Semeadura direta em recipientes é uma das mais inovadoras técnicas para a produção de mudas utilizadas por empresas de reflorestamento. Assinale a alternativa correta.

Os problemas ambientais aumentaram nos últimos 50 anos em função da atividade humana e com isso houve a organização de movimentos ambientais, a aprovação de leis e a mobilização de comunidades em defesa do meio ambiente. Sobre essa mobilização, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda. 1.Conferência de Meio Ambiente e Desenvolvimento. 2.Criação de unidades de conservação. 3.Assentamento extrativista. 4.Controle de qualidade ambiental. ( ) IBAMA. ( ) RESEX. ( ) ECO 92. ( ) ICMBio. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Um povoamento de Eucalyptus sp. com 6 anos de idade e área de efetivo plantio de 1 hectare apresenta um incremento médio anual em volume (IMAv) de 50 m3/ha/ano. Nessa idade, com o objetivo de vender a madeira para energia, as árvores desse povoamento foram cortadas, desgalhadas, traçadas e empilhadas uniformemente às margens de uma estrada. A pilha de madeira apresentava as dimensões de 1 metro de largura, 2 metros de altura e 200 metros de comprimento. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o fator de empilhamento (conversão de estéreo para m³).

Em um plantio de Pinus taeda, foram sorteadas aleatoriamente 60 parcelas amostrais de formato circular e área de 500 m² cada parcela. Após o processamento dos dados, obteve-se uma média volumétrica de 35 m3 por parcela. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o volume por hectare desse plantio.

Com relação ao crescimento de florestas plantadas, considere as seguintes afirmativas: 1.Em um talhão sem desbastes, a culminação (ou ponto máximo do crescimento) ocorre cronologicamente primeiro para a variável altura média (h ), seguida da variável diâmetro (d ), depois a variável área basal (G ) e por último a variável volume ( V). 2.A realização de podas e desbastes tem por principal finalidade melhorar o resultado financeiro da atividade florestal, por meio da colheita antecipada de parte das árvores. 3.Florestas plantadas com espaçamentos pequenos e densidades elevadas, manejadas sem desbastes, produzem madeira fina, também chamada de “madeira para processo”, para a produção de celulose, carvão vegetal, cavacos, lenha. Assinale a alternativa correta.

Em relação às demonstrações contábeis previstas na legislação societária e nos Pronunciamentos Técnicos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, assinale a alternativa correta.

Assinale o procedimento de mensuração de ativos e passivos que está em DESACORDO com as determinações dos Pronunciamentos Técnicos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, convergentes às Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS):

Considere a equação 2X + X/5 + X/500 ... = 100. Assinale a alternativa que representa o valor de ࢞.

Considere o circuito ao lado:

Suponha que a chave S fecha em t=0 e que o capacitor estava descarregado.

Sendo Va uma fonte de alimentação contínua, assinale a alternativa correta.

Se a queda de tensão rms em um resistor de 10 kΩ é 20 V, a corrente de pico no resistor será dada por:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282