Ou João é culpado ou Antônio é culpado. Se Antônio é inocente então Carlos é inocente. João é culpado se e somente se Pedro é inocente. Ora, Pedro é inocente. Logo,
Segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o total atual da população brasileira está perto da casa dos
Atualmente, a _______________representa uma das correntes mais dominantes na área de estudos organizacionais. Trata-se de um conjunto de teorias e pesquisas empíricas que busca explicar porque as organizações assumem formas com relativa semelhança entre si. A principal unidade de análise dessas pesquisas são chamados de _______________. Outra contribuição dessa teoria é a importância atribuída a uma análise simbólica do ambiente em que se insere. Dessa forma, o leque de fatores ambientais que podem influencias a organização é ampliado também para incluir fatores de ordem _______________ (SOBRAL, 2013) Assinale a alternativa que melhor completa as lacunas.
A cultura organizacional não é algo palpável que se possa tocar. Ela é percebida ou observada em si mesma, mas por meios de seus efeitos e consequências. Nesse sentido, lembra um iceberg. Na parte superior que está acima do nível da água estão aspectos visíveis e superficiais que se observam nas organizações e que são decorrentes de sua cultura. Na parte submersa estão os aspectos invisíveis e profundos, cuja observação ou percepção é mais difícil. Nessa parte estão as decorrências e aspectos psicológicos e sociológicos da cultura (CHIANENATO, 2005). Quando o autor menciona parte superior do iceberg, ele se refere a: I. estrutura organizacional; II. políticas e diretrizes de pessoal; III. padrões e influência do poder; IV. métodos e procedimentos do trabalho; V. percepções e atitudes das pessoas. Estão de acordo com as afirmações de Chiavenato apenas as afirmativas
Katz e Kahn acreditam que, embora cada organização humana tenha aspectos próprios e singulares, se as agruparmos de acordo com o que denominam “funções genotípicas”, poderemos chegar a algumas generalizações. Para os autores a função genotípica
De acordo com a Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações, para a contratação de profissionais do setor artístico consagrados pela crítica especializada e para a locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, e mediante prévia avaliação, a licitação é, respectivamente
De acordo com o Estatuto do Idoso, podemos afirmar, em suas disposições preliminares, que a garantia de prioridade compreende o seguinte dispositivo:
A dinâmica dos denominados modelos familiares em sua organização torna visível a conversão dos arranjos familiares entre si, bem como reforça a necessidade de acabar com os estigmas sobre as formas familiares diferenciadas, evitando a naturalização das famílias onde precisamos compreendê-lo como grupo social complexo que mantém estreita relação com o contexto sociocultural. Neste contexto, o que se busca contrapor é o modelo idealizado de
Na década de 1990, o Serviço Social experimentou, no Brasil, um profundo processo de renovação. Na intercorrência de mudanças ocorridas na sociedade brasileira com o próprio acúmulo profissional nas décadas anteriores, o Serviço Social se desenvolveu teórica e praticamente, laicizou-se, diferenciou-se e apresenta-se como profissão reconhecida academicamente e legitimada socialmente. A partir destas discussões, foi estabelecido o código de ética profissional, que elenca em um de seus princípios fundamentais:
Diante de um cenário de transformações globais em que as exigências do mercado apontam para um nível de consciência participativa, o serviço social contribui para uma inserção crítica do trabalhador nas relações de trabalho. No processo de atendimento aos dependentes químicos, que é uma doença de caráter biopsicosocial, progressiva, incurável e potencialmente fatal, é importante entender que seus reflexos comprometem a autonomia dos indivíduos, sendo assim é importante considerar três segmentos:
O Índice de Placa Visível é uma ferramenta importante no exame clínico periodontal. Assinale a alternativa CORRETA em relação a esse exame.
Assinale a alternativa que corresponde a uma lesão benigna, exofítica, indolor, frequentemente pedunculada, comum na mucosa oral e labial, com superfície irregular associada a uma infecção viral.
Assinale a alternativa que não corresponde a uma característica do Tumor Odontogênico Ceratocístico.
Paciente mantendo a dieta normal decide parar de fazer higiene. Após quanto tempo poderemos observar, a olho nu, a formação da placa bacteriana, segundo Genco, R e colaboradores?
Assinale a alternativa que corresponde a uma tomada radiográfica extra oral indicada para avaliação dos seios paranasais ou em caso de trauma de terço médio da face.