Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Transfusão sanguínea se refere à terapia intravenosa com sangue total ou com seus subprodutos. Os subprodutos do sangue incluem seus componentes ou seus derivados. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

As tecnologias de informação e comunicação e seus usos são considerados elementos facilitadores para uma educação bilíngue. A alternativa que justifica essa visão é o(a):

A alternativa que caracteriza o papel que o educador desempenha na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem dos alunos surdos é:

O modelo oralista de educação de surdos pautava-se na ideologia reabilitatória. A língua de sinais era considerada por esse modelo como:

“Mão direita vertical aberta, palma para a esquerda, indicador e polegar unidos pelas pontas; mão esquerda horizontal aberta, palma para a direita, indicador e polegar unidos pelas pontas, entrelaçados nos dedos direitos. Mover as mãos para a direita, alternando suas posições (mão direita horizontal, mão esquerda vertical)”. Essa é a descrição sobre a forma de executar um sinal em Libras que se refere a:

Administrar é alcançar resultados por meio de pessoas, aplicando o chamado processo básico da Administração. Mas para que se tenha o poder de administrar e mobilizar os recursos organizacionais é fundamental a existência de outro tipo de recurso que assegure ao administrador capacidade de decidir e mobilizar funcionários. Este atributo especial é conhecido como:

Organizações produtivas contemporâneas ainda incluem administradores táticos em suas estruturas para traduzirem objetivos gerais e planos de nível institucional em metas, ou objetivos intermediários relacionados com atividades mais específicas. Estes administradores são normalmente conhecidos como:

Tradicionalmente o papel da logística direta é levar algo do produtor aos CD, destes para o mercado e, por fim, para o grande público. O da reversa tem sentido inverso, recolhendo produtos dispersos e devolvendo-os às origens para tratamento, disposição final ou reciclagem. No entanto, hoje já se admite a expansão do conceito reverso em direção à sustentabilidade:

O uso mais comum da ferramenta conhecida como curva ABC dá-se no gerenciamento de estoques, a fim de realizar controle apurado dos produtos estocados, além de buscar a redução de custos sem comprometer o nível de atendimento ao cliente. Outra utilização comum desta mesma ferramenta dá-se na procura de:

Nos mamíferos, a eritropoiese ocorre na medula óssea, obedecendo a qual sequência de maturação?

Algumas doenças causam anemia arregenerativa, que no esfregaço sanguíneo não apresenta sinais de regeneração da medula óssea, tais como anisocitose, policromasia e corpúsculo de Howell Jolly. Quais das seguintes doenças causam anemia arregenerativa?
1) Babesiose, anaplasmose e erliquiose.
2) Hiperestrogenismo, hipoadrenocorticismo e coagulação intravascular disseminada.
3) Insuficiência renal aguda, hipoadrenocorticismo e doenças inflamatórias crônicas.
4) Insuficiência renal crônica, doenças inflamatórias crônicas e hipoadrenocorticismo.
5) Hipoadrenocorticismo, hiperestrogenismo e hipoandrogenismo.
Estão corretas, apenas:

A maioria dos fatores de coagulação é sintetizada no fígado. Alguns fatores de coagulação que são dependentes de Vitamina K para sua ativação são:

Em relação ao procedimento de coleta de amostras, analise as afirmações a seguir. 1) A contenção adequada do paciente, proporcionando o mínimo de estresse, visa à segurança do animal e do clínico, além de possibilitar a obtenção de um resultado hematológico representativo.
2) Após a coleta do volume de sangue desejado, deve-se remover a agulha, desfazer o garrote e comprimir manualmente o local da punção, nesta sequência.
3) O uso incorreto de anticoagulantes não altera a hemólise da amostra.
4) Forte pressão negativa na seringa, demora na coleta, descarga violenta do conteúdo da seringa no frasco, calor excessivo da seringa e seringa molhada são importantes causas de hemólise.
Estão corretas:

Em relação aos procedimentos para realização de exames bioquímicos, analise as proposições abaixo. 1) A fase líquida do sangue deve ser separada dos elementos celulares, pois as células metabolizam alguns componentes químicos do soro.
2) Amostras de pacientes com quadros de leucocitose extrema podem demonstrar alterações típicas no hemograma, porém, nesse tipo de amostra, não há alteração nas análises bioquímicas.
3) O soro obtido deve ser analisado rapidamente, ou poderá ser mantido sob refrigeração por 24 – 48 horas. Caso haja necessidade de armazenagem por tempo superior, a amostra deverá ser congelada.
4) A melhor confiabilidade para determinação de atividade sérica enzimática ocorre até 24 horas após a coleta.
Estão corretas:

Os resultados de exames laboratoriais de rotina podem sugerir a presença de doença hepática ou diminuição da função hepática. Em relação à função hepática, analise as proposições a seguir. 1) Colestase é definida como a interrupção ou supressão do fluxo biliar.
2) Equinos em jejum de 12-15 horas podem desenvolver hiperbilirrubinemia, podendo acarretar anormalidades na atividade sérica das enzimas hepáticas.
3) Distúrbios hemolíticos, especialmente hemólise extravascular, podem desencadear o aumento da bilirrubina conjugada.
4) Vários medicamentos podem aumentar a atividade sérica de enzimas hepáticas, como a alanina aminotransferase (ALT) e a fosfatase alcalina (FA ).
Estão corretas, apenas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282