A Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo sua prática facultativa ao aluno que:
(Redação dada pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)
Considere os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) para a Educação Física no terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O bloco conhecimento sobre o corpo diz respeito aos conhecimentos e conquistas individuais que subsidiam as práticas corporais e que fornecem recursos para o indivíduo gerenciar sua atividade corporal de forma autônoma.
( ) Consideram-se os jogos como práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo.
( ) As ginásticas são técnicas de trabalho corporal que, de modo geral, assumem um caráter coletivo com finalidades diversas.
( ) O bloco de conteúdos atividades rítmicas e expressivas inclui as manifestações da cultura corporal que têm como característica comum a intenção explícita de expressão e comunicação por meio dos gestos, na presença de ritmos, sons e da música na construção da expressão corporal.
( ) Os conteúdos são abordados principalmente a partir da percepção do próprio corpo, isto é , o aluno poderá ser estimulado por suas sensações e de posse de informações conceituais sistematizadas, analisar e compreender as alterações que ocorrem em seu corpo durante e depois de fazer atividades.
En el siguiente fragmento del texto 1 “-¡Al fin una buenísima noticia. ¡Era hora de que se hagan valer los derechos del niño para 35 y no para uno solo!" “-Qué bueno para los chicos! Que puedan trabajar y estar tranquilos" “-Un alivio para los nuestros. Ahora esperemos se haga oficial.", las construcciones subrayadas aportan al discurso:
Considere as afirmativas de I a V, que são verdadeiras, e assinale a alternativa correta:
I. Álcoois (pKa ~ 16) são muito menos ácidos do que ácidos carboxílicos (pKa ~ 4).
II. Determinados nas mesmas condições, o pKa do ácido iodídrico é aproximadamente -10, sulfeto de hidrogênio é 7,05 e o do ácido etanoico 4,76.
III. O pH de uma solução tampão depende do valor de Ka e da razão [base conjugada]/[ácido].
IV. Os indicadores são escolhidos mediante o seu pKa (pKin), devendo coincidir com o pH no ponto de equivalência.
V. O ácido nítrico, o ácido sulfúrico e o ácido fosfórico são todos exemplos de oxoácidos.
Assinale a alternativa correta:
Sobre as reações de halogenação de alcanos, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. São reações que acontecem em 3 etapas, sendo a primeira chamada iniciação, a segunda propagação e, finalmente, a terceira terminação.
II. A forma como ocorre a terminação explica porque na cloração do metano pode ser formar o etano como produto secundário indesejado.
III. A seletividade na halogenação aumenta na série, flúor, cloro, bromo e iodo, ao ponto que o iodo praticamente não reage com alcanos nas condições usuais da halogenação.
IV. A cloração de alcanos com mais de 2 átomos de carbono tende a resultar em isômeros em concentrações mais próximas quando comparada à bromação.
V. A halogenação de alcanos é um tipo de adição, conforme se pode observar pela equação genérica simplificada: C-C + X2 → C-X
Assinale a alternativa correta:
Sobre a tabela periódica, considere as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A tabela periódica pode ser usada na previsão de muitas propriedades, muitas das quais cruciais para a compreensão dos materiais e das ligações químicas, e para a organização dos elementos de acordo com essas propriedades.
II. Incluem-se como algumas das propriedades periódicas o raio atômico, o raio iônico, a energia de ionização e a afinidade eletrônica.
III. Os blocos da tabela periódica são nomeados segundo o último orbital que é ocupado de acordo com o princípio da construção. Os períodos são numerados de acordo com o número quântico principal da camada de valência.
IV. A tabela periódica foi desenvolvida exclusivamente a partir das propriedades químicas dos elementos, de forma empírica.
V. Os elementos do bloco f têm propriedades químicas muito semelhantes, porque sua configuração eletrônica difere somente na população dos orbitais f internos e estes elétrons participam pouco da formação de ligação.
Assinale a alternativa correta:
Considerando as espécies química apresentadas no quadro a seguir, complete o número de oxidação do elemento químico que se pede e assinale a alternativa correta:

Assinale a alternativa que corresponde aos números de oxidação na ordem em que aparecem no quadro:
Dado o gráfico de pressão em função de volume ao lado, para um mol de gás ideal a 25°C:
I. Calcule o trabalho quando o gás passa de A para C, através de um processo de um estágio.
II. Idem em 2 estágios, passando pelo ponto B.
III. Idem em infinitos estágios.
IV. Calcule o trabalho quando o gás passa de C para A, através de um processo de um estágio.
V. Idem em infinitos estágios.
Dados:
1 pascal (1 Pa) = 1 N/m2
1 atmosfera (atm) = 1,013×105 N/m2 = 101,3 kPa
1 atm = 760 mmHg
1 torr = 1 mmHg = 133,3 Pa
1 atm.l = 101,3 J
A resposta correta para o conjunto de questões de I a V, respectivamente, é:
Leia atentamente a passagem a seguir:
“Para nós, mais calejados, o paradoxo é menor, uma vez que sabemos que, de modo constitutivo, a sociedade em que vivemos – e, salvo se negamos sua existência como fazem alguns sociólogos, a sociedade constitui o objeto da Sociologia – é essencialmente contraditória em si mesma. Assim, já não surpreende tanto que a ciência que se ocupa com fenômenos sociais ou fatos sociais , faits sociaux, também não apresente uma continuidade em si mesma". (Adorno, 53, 2008)
Com base no que é abordado na citação acima é incorreto afirmar que:
Para Antônio Carlos Diegues “Tradição é entendida não como algo imutável, mas como um processo histórico pelo qual elementos da cultura chamada moderna são continuamente reinterpretados e incorporados ao modo de vida" (DIEGUES, 2004, p.23)
Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima:
“Sabe-se que no Brasil as condições propícias ao desenvolvimento das ciências sociais verificam-se com a desagregação do regime escravocrata e senhorial e a transição para um regime de classes [...]". (JINKINGS, 2007, p.5). Com base em tal afirmação assinale a alternativa correta:
É indiscutível a importância das reflexões elaboradas por Karl Marx (1818-1883), em sua vasta obra, para as ciências sociais, tanto nos aspectos históricos, filosóficos e analíticos à crítica a sociedade capitalista.
A respeito do capítulo XXIV de O Capital, intitulado “A assim Chamada Acumulação Primitiva" assinale a alternativa correta:
“Saber o que é etnocentrismo e entender um pouco de seus delineamentos é fundamental para explicar o surgimento da antropologia como ciência e qual o seu objeto de estudo”. (BATISTA, J. de P., 2010, p.2) Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima:
“A satisfação do consumidor não pode nem deve ser nunca alcançada. A lógica do consumo exige que se criem novas necessidades [...]”. (VANEIGEM, 2002, p.172). Com base na passagem acima assinale alternativa correta:
“As grandes certezas terminaram. É que com elas entraram em crise as grandes estruturas da riqueza e do poder (e também os grandes esquemas teóricos) (MARTINS, 1998). A respeito das mudanças atuais na elaboração do conhecimento no campo das Ciências Sociais, assinale a alternativa correta.