Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Assinale as atividades inerentes ao arquivo permanente.

O enunciado "[...] o conjunto de premissas, decisões e ações - produzidas pelo Estado e inseridas nas agendas governamentais, em nome do interesse social - que contemplam os diversos aspectos (administrativo, legal, científico, cultural, tecnológico etc.) relativos à produção, uso e preservação da informação arquivística de natureza pública e privada" refere-se à:

De acordo com a lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados e dá outras providências, está INCORRETO o que se afirma em:

Acerca dos estudos de usos e usuários da informação em arquivos, analise as proposições a seguir.

I. Trata-se de um procedimento importante no planejamento dos serviços de informação visando melhorar a qualidade do atendimento.
II. No paradigma pós-custodial, centravam-se na melhoria dos processos técnicos como classificação, arranjo e descrição documental e na preservação dos acervos.
III. Não se preocupam com a identificação do grau de satisfação do usuário dentro do serviço de informação, todavia, somente com o mapeamento das suas necessidades informacionais.
IV. Buscam também analisar a promoção do uso, do acesso e do fluxo da informação.
V. São voltados, apenas, para melhorar o tratamento das fases do ciclo de vida dos documentos e seu uso nos arquivos históricos.

Estão CORRETAS as proposições

Em uma obra foi executado o serviço de alvenaria com blocos cerâmicos de vedação com furos na horizontal e resistência à compressão (fb) de 1,5 MPA. Considerando a NBR 15270-1/2005, assinale a resposta CORRETA.

O número de pontos de tomadas de uso geral deve ser fixado de acordo com os seguintes critérios:
I. Em banheiros, pelo menos dois pontos de tomada junto ao lavatório.
II. Em cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, no mínimo um ponto de tomada para cada 2,5 m, ou fração de perímetro.
III. Em subsolos, garagens, sótãos, halls de escadarias e em varandas, salas de manutenção ou localização de equipamentos, tais como casas de máquinas, salas de bombas, barriletes e locais análogos, deve ser previsto, no mínimo, um ponto de tomada.
IV. No caso de varandas, quando não for possível a instalação de ponto de tomada no próprio local, este deverá ser instalado próximo ao seu acesso.
V. Nos demais cômodos ou dependências, se a área for inferior a 6,0 m2, deve haver, pelo menos, um ponto de tomada. Se a área for maior que 6,0 m2, deve ser instalado, pelo menos, um ponto de tomada para cada 5,0 m. ou fração de perímetro, espaçados tão uniformemente quanto possível.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Analise as proposições a respeito do revestimento com piso interno com placa cerâmica. I. O assentamento de placas cerâmicas só deve ocorrer após um período mínimo de cura da base ou contrapiso. No caso de não se empregar nenhum processo de cura, o assentamento deve ocorrer 14 dias após a concretagem da base ou 7 dias após a execução do contrapiso.
II. O piso em ambientes não molháveis deve ser executado em nível ou com caimento mínimo de 0,5%.
III. O rejuntamento das placas cerâmicas deve ser iniciado, no mínimo, após 2 dias do seu assentamento.
IV. O revestimento cerâmico só deve ser submetido à limpeza final depois de transcorridas, no mínimo, duas semanas após o rejuntamento dos pisos cerâmicos.
V. O emprego da argamassa colante deve ocorrer, no máximo, duas horas e meia após o seu preparo, sendo vedada a adição de água ou outros produtos.
Estão CORRETAS as proposições

Os tanques sépticos devem observar as seguintes distâncias horizontais mínimas, computadas a partir da face externa mais próxima aos elementos considerados: I. 1,5 m de construções e limites de terreno.
II. 2,0 m de sumidouros, valas de infiltração e ramal predial de água.
III. 3,0 m de árvores.
IV. 5,0 m de qualquer ponto de rede pública de abastecimento de água.
V. 15,0 m de poços freáticos e de corpos de água de qualquer natureza.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Entende-se por Instalação Elevatória o sistema destinado a elevar a pressão da água em uma

instalação predial de água fria, quando a pressão disponível na fonte de abastecimento for

insuficiente, para abastecimento do tipo direto, ou para suprimento do reservatório elevado, no

caso de abastecimento do tipo indireto. Inclui, também, o caso em que um equipamento é usado

para elevar a pressão em pontos de utilização localizados. Sobre esse assunto, analise as

proposições a seguir.

I. Uma instalação elevatória consiste no bombeamento de água de um reservatório inferior

para um reservatório superior ou para um reservatório hidropneumático.

II. Nas instalações elevatórias por recalque de água, recomenda-se a utilização de comando

liga/desliga automático, condicionado ao nível de água nos reservatórios. Neste caso, este

comando deve permitir, também, o acionamento manual para operações de manutenção.

III. Na definição do tipo de instalação elevatória e na localização dos reservatórios e bombas

hidráulicas, pode se considerar o uso mais eficaz da pressão disponível, ou não, tendo em

vista a conservação de energia.

IV. As instalações elevatórias devem possuir, no mínimo, duas unidades de elevação de

pressão, independentes, com vistas a garantir o abastecimento de água no caso de falha de

uma das unidades.

V. A localização e a forma de instalação de instalações elevatórias devem ser definidas

prevendo-se soluções que visem a economia, independente dos efeitos da vibração e do

ruído.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Define-se como Perícia a atividade técnica realizada com o propósito de averiguar e esclarecer fatos, verificar o estado de um bem, apurar as causas que motivaram determinado evento, avaliar bens, seus custos, frutos ou direitos. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA.

Uma serra circular teve seu eixo quebrado e, no almoxarifado, não tinha uma peça de reposição para o conserto da máquina. Para evitar a parada da produção, o chefe do setor solicitou que a manutenção fabricasse o eixo para reposição. Assinale a alternativa que corresponde ao material mais resistente que havia disponível em estoque para se fabricar o eixo da máquina.

O cabeçote de uma impressora industrial tem um resistor de 22M Ω que queimou durante a operação da máquina. No laboratório não há um resistor desse valor, porém existem os resistores R1=R2=12M Ω e R3=R4=6M Ω. Diante deste cenário, assinale a alternativa CORRETA que representa o circuito que deverá ser montado para se obter o valor de 22M Ω

Caldeiras a vapor são equipamentos utilizados para a geração de vapor saturado ou superaquecido dependendo da aplicação. Da geração do vapor até o seu transporte aos equipamentos, faz-se uso de tubulações que precisam suportar as altas temperaturas e ter um preço competitivo. Assinale a alternativa CORRETA relativa à aplicação de tubulações para vapor a 380°C.

Em relação aos Planos de Manutenção, para a conservação e manutenção adequada de equipamentos em laboratório didáticos, é CORRETO afirmar que

Sobre o sensor de temperatura conhecido como Pt 100, é CORRETO afirmar que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282