Com base na Lei n° 9.167/1980, é correto afirmar que compete ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo
A respeito da execução do trabalho do auditor, é correto afirmar que
A interpretação da Súmula 599 do Superior Tribunal de Justiça veda a aplicação do princípio da insignificância ao crime de
Um dia histórico para o mundo da música. A cantora conquistou o Grammy Latino de “Melhor Álbum de Música PopularBrasileira” nesta quinta-feira (17.11) e se tornou a primeira artista assumidamente trans a levar esse prêmio. Ao ter seu nomerevelado na cerimônia, que acontece em Las Vegas, todos os convidados a aplaudiram de pé.
(Disponível em: https://cultura.uol.com.br)
A notícia trata do prêmio dado à cantora
O Parque de Exposições, em Salvador, será palco do evento, considerado o maior festival de cultura negra do mundo. Para os organizadores, esta segunda edição tem um ‘gosto de primeira vez’, já que será 100% presencial na cidade mais negra fora da África, a capital baiana, Salvador.
(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br)
A notícia anuncia a realização do evento:
Em relação à matriz energética, a fonte de energia mais utilizada no Brasil é:
Nos termos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948:
Nos termos da Constituição Federal, constitui um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
Ao dispor sobre os direitos de circulação e residência, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica, de 1969) estabelece que:
Na ferramenta Calc do LibreOffice 7.4.2, em português, um usuário possui na célula A1 os valores 1,2,3,4,5 e deseja separar automaticamente esses números, colocando o número 1 na célula A1, 2 na célula B1, 3 na célula C1, 4 na célula D1 e 5 na célula E1. Após selecionar a célula A1, este usuário conseguirá fazer essa distribuição, a partir de configurações que aparecerão
na janela que será exibida após clicar no menu:
Em virtude do princípio constitucional da legalidade que rege a Administração Pública:
Marina pedalava sua bicicleta em via pública, ocasião em que Carlos, pilotando sua motocicleta no mesmo local, aproximou-se da ciclista. Aproveitando-se da distração de Marina, Carlos passou sua mão nas nádegas da vítima, empreendendo, na sequência, fuga do local. Diante da situação hipotética acima mencionada, Carlos praticou em tese o crime de:
Atenção: Leia o texto do economista Ignacy Sachs para responder às questões de números 9 e 10.
Será o Brasil o eterno país do futuro? Quase sessenta após
publicação do conhecido livro de Stefan Zweig, não obstante
um século de crescimento econômico sobremodo rápido e de modernização espetacular no decurso do qual a sua produção
decuplicou e o PIB foi multiplicado por quarenta, o Brasil não consegue superar o seu fantástico atraso social. Graças
bem-
-sucedida industrialização substitutiva das importações, conduzida nas décadas de 1950, 1960 e 1970, o Brasil se ergueu 
posição de nona potência econômica do mundo. É hoje um país mal desenvolvido por ter adotado um padrão de crescimento
socialmente perverso. Ostenta uma das mais regressivas repartições da renda no mundo, com diferenças abismais entre a minoria
dos ganhadores e a massa dos sacrificados.
(Adaptado de: PINHEIRO, Paulo Sérgio et al. (orgs.). Brasil: um século de transformações. São Paulo: Companhia das Letras, 2001)
É hoje um país mal desenvolvido por ter adotado um padrão de crescimento socialmente perverso.
Em relação ao trecho que o antecede, o segmento sublinhado expressa ideia de:
O período conhecido como Estado Novo, durante a Era Vargas, foi marcado:
Num terreno retangular com 80 m de comprimento e 60 m de largura, duas áreas triangulares foram demarcadas para o plantio de árvores, como mostra a figura. O comprimento de um dos lados de cada triângulo é 20 m.
A área da parte restante do terreno é, em m2: